Criativos, flexíveis, colaborativos. Os espaços compartilhados de trabalho são a cara do profissional e das empresas do século XXI. E não são só os preços mais em conta que tornam os coworkings atrativos. Segundo pesquisa global realizada pela Officevibe, a atmosfera dinâmica e criativa desses locais é capaz de proporcionar mais foco, confiança, capacidade de gerenciar melhor seu tempo de trabalho e até de propiciar aumento do faturamento (50% dos coworkers entrevistados pela pesquisa disseram registrar maior lucratividade após frequentarem os escritórios compartilhados!).

Assim como o aumento no número de profissionais autônomos e empreendedores, a procura por espaços de coworking tem crescido em todo o mundo. No Brasil, o cenário não é diferente: em 2015, apenas 238 coworkings eram conhecidos no país, ao passo que, em 2018, esse número saltou para 1.194. Isso sem contar os escritórios divididos informalmente, entre conhecidos e colegas de trabalho. Em sua maioria, são profissionais que buscam infraestrutura e networking estratégicos a fim de começar ou expandir seu negócio. Por isso, tais espaços têm cumprido um importante papel para a economia criativa em muitas cidades do país e movimentado o empreendedorismo.

E se você ou sua equipe pudessem ter acesso a um coworking que oferece, além do espaço de trabalho compartilhado, uma agenda de atividades como workshops e oficinas, troca de experiências e aceleração de negócios, e também a uma arquitetura pensada para catalisar processos colaborativos e inovadores? Bem-vindo ao Sebraelab, que reúne todas essas características e (a melhor notícia!) é gratuito.

Mas, afinal, o que é o Sebraelab?

Mais do que somente um espaço de trabalho, o Sebraelab é um ambiente para fazer florescer os mais diversos tipos de negócios. O Sebraelab tem caráter multifuncional – de escritório a espaço de eventos – e são baseadas no conceito de serendipity, palavra em inglês que define as boas descobertas feitas ao acaso.

Por lá, circulam profissionais independentes, pequenas empresas, funcionários e consultores do Sebrae, professores universitários, pesquisadores, empresários, fazendo com que o Lab seja um local em que a diversidade impulsiona a criatividade e o surgimento de outras ideias. Para isso, a infraestrutura física tem papel importante: design, ergonomia e arquitetura são responsáveis por proporcionar experiências inovadoras, ágeis e dinâmicas para quem frequenta o local, fomentando o espírito transformador.

Isso quer dizer que posso usar o Sebraelab?

Sim! Como dissemos, o Sebraelab é um espaço aberto. Se você é empreendedor ou faz parte de alguma instituição que pode contribuir para o ecossistema de empreendedorismo da sua cidade, é mais que bem-vindo. A agenda de atividades é aberta e colaborativa, de forma que qualquer pessoa pode se candidatar para oferecer palestras, cursos, sprints, eventos.

As sugestões devem ser feitas com no mínimo 15 dias de antecedência, tempo necessário também para que haja divulgação e a aderência dos interessados.

O mais importante é que os participantes tenham posturas ativa e propositiva – extrapolando o uso do wi-fi, das mesas de trabalho e do cafezinho.

As atividades propostas devem estar em consonância com as premissas do Lab: learn, attend, business.

Learn, Attend, Business – a filosofa do Sebraelab

As metodologia colocadas em práticas no Sebraelab são baseadas nestes três pilares: concentração, produção e conexão (ou learn, attend e business). Veja o que está por trás de cada uma delas:

  • Concentração:  compartilhamento de ideias, atividades “com a mão na massa” e experiências fazem parte do pilar de aprendizado. A ideia é que a interação seja colaborativa e altamente prática, proporcionando amadurecimento real dos profissionais e dos negócios.
  • Produção: participação e colaboração são palavras de ordem também quando o assunto é produção. O próprio modelo de coworking é exemplo disto: um formato que tem a troca de ideias e a horizontalidade em seu DNA. Essas características também pautam a criação de outras soluções para o mercado, que envolve cliente e outros públicos no processo de desenvolvimento, garantindo produtos e serviços mais assertivos. Hackatons e maratonas são parte fundamental disso.
  • Conexão: atividades que aceleram os encontros. Seja por meio de mentoria, seja por meio de encontro com investidores em potencial, seja por meio apenas da colaboração entre profissionais de diferentes áreas, o modelo do Sebraelab é pensado para estimular interação rica e produtiva, contribuindo ainda mais para todo o ecossistema local.

Se você está buscando formas de elevar seu negócio a um nível mais alto, o Sebraelab pode ser o local ideal para começar. Ficou curioso? Confira abaixo qual é a unidade mais próxima da sua cidade, sugira uma atividade ou passe um dia de trabalho no Sebraelab para entender como funciona o ambiente. E bons negócios!

Onde encontrar Sebraelab em Minas

Belo Horizonte

Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada, Belo Horizonte – MG, 30431-285 (Alterado)

(31) 3379-9551
sebraelab.bh@sebraemg.com.br

Contagem 

Av. José Faria da Rocha – Eldorado – CEP: 32315-040

(31) 3392-7630

sebraelab.contagem@sebraemg.com.br

Ipatinga

Avenida Monteiro Lobato, 63 – Cidade Nobre – CEP: 35162-394

(31) 3830-3300

sebraelab.ipatinga@sebraemg.com.br

Juiz de Fora 

Av. Olegário Maciel, 436 – Santa Helena – CEP: 36015-350

(32) 3257-4702 | (32) 3257-4704 | (32) 3257-4706

sebraelab.juizdefora@sebraemg.com.br

Montes Claros

Av. Mestra Fininha, 1448 – Bairro Funcionários – 39.400-776

(38) 99982-0166
sebraelab.montesclaros@sebraemg.com.br

Uberlândia

Rua Izaú Rangel de Mendonça, 20

(34)3237-2270
sebraelab.uberlandia@sebraemg.com.br

Varginha

Praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160 – Vila Pinto – CEP:37010-510

(35)3690-5100
sebraelab.varginha@sebraemg.com.br

 

Leia mais sobre Empreendedorismo Para seu negócio Startup


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.