Negócios

Soluções de estacionamento inteligente: como resolver problemas nas cidades

|soluções de estacionamento inteligente

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Mais da metade da população hoje vive nas cidades – isso sem contar o número de pessoas residentes que se locomove diariamente, incluindo turistas. Quando falamos em mobilidade urbana, um dos protagonistas é o estacionamento. Motoristas passam, em média, 10 minutos procurando um bom local para deixar o carro. Isso representa, além de irritação, gasto de recursos e impacto ambiental.Encontrar soluções de estacionamento inteligente se tornou, portanto, um dos maiores desafios dos governos de grandes cidades. Mas quais são as saídas que governos, instituições e empresas têm encontrado?

soluções de estacionamento inteligente

Neste artigo, vamos analisar algumas soluções de estacionamento inteligente que têm sido aplicadas pelo mundo.

Urbiotica - solução para cidades

Esta empresa oferece soluções para cidades inteligentes e já implementou programas de estacionamento em Barcelona (Espanha), Viena (Áustria), Nice (França), dentre outras. Além de auxiliar os moradores, as soluções são focadas em turistas, a fim de que esses se orientem melhor especialmente por estarem em cidades nunca antes visitadas.

Sistema de guia para estacionamento urbano

O objetivo dessa solução é reduzir o tempo gasto à procura de lugar para estacionar. A companhia explica que 30% do tráfego é causado pelo tempo empregado nessa tarefa, sem contar o estresse gerado e a despesa com combustível.Ao reduzir o impacto desse problema, é possível melhorar o fluxo nas ruas e a qualidade do ar, bem como o bem-estar da população. Para isso, a solução é utilizar componentes tecnológicos para auxiliar motoristas a encontrar vagas.

  • Sensores instalados nas vagas que avisam quando essas estão disponíveis.
  • Integração com dados sobre onde há espaços disponíveis provenientes de empresas e instituições.
  • Aplicativos mobile e para web para guiar os motoristas a fim de auxiliá-los a fazer escolhas sobre o meio de transporte mais rápido e onde podem encontrar mais vagas.

Controle e regulação de estacionamento

Outra solução de estacionamento inteligente que pode permitir melhor fluxo de tráfego é conhecida de algumas cidades no Brasil. Trata-se do que chamamos de Faixa Azul, ou o controle de estacionamento por meio de taxas – só que aqui temos o toque da tecnologia.Em formatos tradicionais, há exigência de investimento em recursos humanos e há pouco valor oferecido aos motoristas. Além disso, há a preferência por estacionamentos em grandes shoppings, mesmo sendo pagos. Isso é ruim para a economia da cidade, pois as pequenas lojas independentes dos centros de compras perdem clientes.Isso pede a modernização do serviço oferecido pela cidade que, aqui, ocorre na forma de sensores que dizem exatamente quando um veículo estacionou em determinada vaga e quanto tempo ficou lá, com o propósito de garantir que as pessoas respeitem o tempo máximo determinado.Tal solução pode estimular a maior rotatividade entre as vagas e melhorar a experiência dos motoristas nas ruas.Ambas as soluções da Urbiotica também são viáveis de ser aplicadas em companhias, como shoppings e grandes corporações. O objetivo aqui seria guiar clientes até as vagas livres com o intuito de evitar congestionamento dentro dos espaços.

Parklets - fazendo cidades para pessoas

Até aqui, o objetivo das soluções de estacionamento inteligente procura acomodar os carros nas cidades e estimular a melhor distribuição do trânsito. Entretanto, há outras ideias que visam diminuir a opção por carros.O sparklets se encaixam nesse modelo. Trata-se de pequenas construções que usam o espaço de uma vaga de automóvel buscando criar ambientes receptivos para pedestres, com bancos, plantas, etc. Isso ressignifica o espaço público e torna as cidades com nível de qualidade de vida mais alto.A intenção é fazer das cidades lugares mais saudáveis para pedestres, além de tornar as ruas mais seguras e movimentadas. Já vimos em outro artigo como cidades construídas para as pessoas podem ganhar até mesmo economicamente. Se quiser saber como, não deixe de ler.Para construí-los, as cidades devem criar uma regulamentação dentro da qual os parklets devem se encaixar. Depois disso, o investimento vem, normalmente, por parte da iniciativa privada. Empresas se beneficiam disso atraindo interesse de pedestres para o local e movimentando seu ponto de venda. Uma das iniciativas é a BH Parklets, conheça.

ParqEx - aluguel de vagas privadas

Nos últimos tempos, temos visto a tendência crescente da economia compartilhada. As pessoas alugam seus imóveis residenciais (como no AirBnb) e podem ter nova fonte de renda sem precisar investir muito dinheiro.A empresa ParqEx tem esse modelo de negócio, só que baseado em vagas de estacionamento. As pessoas podem colocar espaços disponíveis em sua casa, e motoristas alugam essas vagas por meio de um aplicativo mobile.Assim, é possível utilizar espaços que estariam inutilizáveis para desafogar o trânsito da cidade. No que diz respeito aos motoristas, também é ótimo, já que a opção pode ser mais barata do que estacionamentos comuns, especialmente em centros muito movimentados.Para que o processo ocorra sem problemas, a ParqEx se encarrega de listar, reservar, oferecer e gerenciar pagamentos.

Soluções de estacionamento inteligente

Viu só como soluções para estacionamento podem melhorar a vida nas cidades? Com ideias inovadoras, podemos mudar o mundo. Se você se interessa por mobilidade, recomendamos que confira outro post:

COMO INCENTIVAR O CICLISMO URBANO NA SUA CIDADE

Boa leitura!