Cultura de Inovação

Soluções inovadoras para aumentar a acessibilidade das cidades

acessibilidade nas cidades|acessibilidade

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Segundo o Censo 2022, do IBGE, cerca de 18 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. O senso não considera, entretanto, que existe ainda uma parcela da população que não se declara como tendo algum tipo de deficiência, mas tem restrições para se locomover pela cidade, seja por dificuldade em andar, enxergar, ou até ler.Tudo isso influencia o acesso das pessoas às cidades, e elas precisam criar espaços que permitam o acesso e uso de todos, afinal, a acessibilidade é um direito garantido por lei. Surge, então, uma oportunidade de mercado para empresas que desejam atuar nessa área, seja oferecendo consultoria, equipamentos, ou outras formas de insumo.Veja, neste artigo, algumas soluções inovadoras que aumentam a acessibilidade em cidades e como negócios podem ajudar a criar formas eficientes de acesso.

O que é acessibilidade em cidades

Antes de começar a discutir acessibilidade em cidades, vamos entender melhor o que isso significa. A área de atuação é bastante ampla. Por exemplo, os objetivos de projetos com esse teor podem ser:

  • Aumentar o acesso ao transporte público, especialmente para pessoas que moram em bairros e comunidades.
  • Aumentar o conhecimento sobre os serviços públicos e a informação sobre a sua funcionalidade.
  • Aumentar o espaço na comunicação para que pessoas com deficiência se informem sobre seus direitos e suas necessidades específicas.
  • Aumentar as parcerias e o apoio de instituições públicas e privadas locais no desenvolvimento de projetos.

Sua empresa pode atuar na construção de soluções inovadoras em cada um desses objetivos. Muitos negócios sociais, como já explicamos aqui, têm esse viés de atuação. Veja, agora, exemplos de atuação conjunta do setor público e privado para aumentar a acessibilidade em cidades.

Oportunidades de negócio na acessibilidade em cidades

Veja ideias de como sua empresa pode atuar para tornar cidades mais acessíveis.

Acessibilidade no turismo

O Ministério do Turismo do governo brasileiro criou uma ação para mapear empresas de turismo que oferecem opções para pessoas com deficiência. O objetivo é criar um banco de dados que concentre os negócios voltados para esse público e que possam atuar com o poder público na busca por acessibilidade em cidades.Empresas podem atuar de diversas formas nesse âmbito. Uma delas é oferecendo consultoria para as próprias cidades que buscam trazer mais turistas e precisam aumentar a sua acessibilidade. Na outra ponta, agências de viagem que desejam estar nesse mapa podem criar pacotes de viagem que contemplem todos os públicos e sejam acessíveis.

Criação de mobiliário urbano acessível

Um dos pontos mais importantes para cidades acessíveis é a criação de mobiliário urbano condizente com a necessidade de todas as pessoas. Pontos de ônibus sem lugar para cadeirantes, por exemplo, geram uma situação de inacessibilidade que poderia ser evitada.Empresas privadas podem atuar oferecendo serviços de criação de mobiliário acessível para cidades. Como exemplo, o Estúdio Módulo de arquitetura foi o ganhador de um concurso da prefeitura da cidade de São Paulo, onde criou um mobiliário urbano acessível e sustentável.

Esporte para todos

Um ponto importante das cidades acessíveis é o espaço para a prática de esportes. Praias, quadras, parques e praças são pontos de encontro social e de manutenção de uma vida mais ativa, e devem ser acessíveis para todos.Se a sua empresa é ligada a esportes, pode oferecer serviços especializados de prática ao ar livre, ou até mesmo criar, em conjunto com prefeituras, academias ao ar livre que sejam adaptadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como foi o caso da Prefeitura de Campinas, em São Paulo.

Acessibilidade digital

Com o uso crescente de aplicativos de mobilidade urbana, a acessibilidade em cidades acaba passando pela tecnologia. Cada vez mais, a população utiliza aplicativos para acessar mapas e informações sobre acessibilidade nos locais, e eles precisam ser acessíveis. Sua empresa pode oferecer treinamentos e consultorias sobre acessibilidade digital. Esse é o caso da Zappts, que produz workshops de acessibilidade para profissionais da TI com foco na experiência do usuário, LGPD e produtos digitais para pessoas com deficiência.

Os mapas acessíveis do Google

O aplicativo Google Maps tem feito melhorias para tornar a informação mais acessível a todos os usuários. É possível, por exemplo, selecionar a opção “acessível para cadeira de rodas” nas rotas de transporte público, o que fornece informações sobre a acessibilidade de ônibus, trens e outros meios.Mas, para ir um pouco mais longe, a prefeitura de Seattle, nos Estados Unidos, criou o Access Map, um mapa com mais informações. Por meio dele, é possível traçar rotas, conhecer a inclinação das ruas e o estado do pavimento.

Arquitetura acessível em Singapura

A discussão sobre acessibilidade em Singapura se fortaleceu por causa do envelhecimento da população. A fim de aumentar a quantidade de prédios com acesso fácil para pessoas com mobilidade reduzida, foram definidos princípios de design universal que regulamentam as construções.As definições incluem:

  • Espaços livres de colunas e pilares;
  • Balcões baixos;
  • Corrimão em ambos os lados das escadas;
  • Cadeiras com pegas;
  • Sistemas de circuito que filtram ruídos indesejados para otimizar a audição de pessoas que utilizam aparelhos auditivos;
  • Indicações em braille, guias de tato e figuras fáceis de ler e enxergar.

O brasileiro Leandro Mena fez um review da cidade como turista e comentou que é o lugar mais acessível que já visitou. No texto, ele comenta sobre restaurantes e hotéis que têm preparação para receber turistas cadeirantes e, com isso, têm mais destaque no mercado.

Design acessível para autistas

Quando falamos em acessibilidade das cidades, normalmente pensamos em pessoas com deficiência física. No entanto, quem faz parte do espectro autista, por exemplo, também precisa de adaptações.O projeto Sweetwater Spectrum foi criado para melhorar o acesso de autistas aos espaços públicos da Califórnia. O modelo de construção e design de casas inclui itens como:

  • Linhas simples e claras;
  • Espaços amplos e que permitem visualização completa de qualquer ponto.
  • Áreas de serviço e sistemas de ventilação e calefação com ruídos mínimos;
  • Design de interiores para reduzir estímulos sensoriais (tons neutros, luz natural).

O design que busca acessibilidade de pessoas autistas acaba sendo um design positivo para todos.

Benefícios da atuação de empresas privadas na acessibilidade em cidades

Como você viu, existe uma gama grande de atuação que envolve empresas privadas e entidades públicas no aumento da acessibilidade em cidades. Veja alguns benefícios desse investimento:

  • Diferenciação no mercado: empresas que adotam a acessibilidade como parte central de seus valores podem se diferenciar da concorrência e atrair um público mais amplo e leal.
  • Expansão do mercado: ao atender às necessidades de pessoas com deficiência, as PMEs podem expandir seu mercado para incluir um segmento significativo da população, que muitas vezes é subatendido.
  • Inovação e criatividade: a busca por soluções acessíveis muitas vezes estimula a inovação e a criatividade, levando ao desenvolvimento de produtos e serviços únicos.

Se você gostou deste conteúdo, pode se interessar também por este artigo que fala sobre acessibilidade digital e como adequar seu site e aplicativo a todos os públicos.