O Spotify existe desde 2008 e é uma das empresas que mais crescem no mundo. Além de música, a plataforma oferece streaming de vídeos e podcasts –  uma forma de artistas conseguirem visibilidade e ganharem royalties.

Mas o serviço também é um canal bom para marcas atingirem seus públicos. É possível estar lá dentro de várias formas, desde anúncios até playlists. Neste artigo, vamos explorar as possibilidades que o Spotify para empresas oferece.

spotify para empresas

 

Playlists de marcas

Uma das ações gratuitas do Spotify para empresas é a criação de playlists. Você pode ter um perfil musical da sua marca e criar listas de músicas que tenham a ver com seu serviço ou produto.

Garanta que as músicas estejam de acordo com o seu propósito e sejam agradáveis ao seu público. Depois, divulgue a playlist nos seus canais, como redes sociais e site. Você também pode anunciá-la dentro do Spotify se desejar – falaremos de anúncios pagos mais à frente.

As playlists também podem servir para fortalecer o moral da equipe. Crie uma lista com as músicas que seus colaboradores gostam de ouvir, por exemplo. O clima organizacional tem muito a ganhar com isso – veja outras dicas sobre isso.

Algumas dicas da própria plataforma para ter sucesso com sua playlist:

  • Não coloque um artista mais de uma vez.
  • Inclua muitas músicas, pelo menos mais de 20.
  • Evite incluir artistas que possam ter interesses desalinhados aos da sua marca.

É importante estar atento aos Termos e Condições da plataforma para evitar problemas.

 

Podcasts

Já falamos por aqui sobre o que são podcasts e por que você deveria ter um para a sua empresa. Se você decidiu criar um, pode hospedá-lo no Spotify, e seus fãs poderão ouvir diretamente dos aplicativos.

Será possível que os ouvintes salvem os podcasts para ouvir mais tarde quando estiverem offline e encontrem o seu programa por categoria ou nos destaques e recomendações. Isso sem contar a visibilidade para os mais de 60 países onde o Spotify atua.

Agora, para conseguir colocar o seu programa por lá, você precisa passar por um processo de seleção. Não é como o iTunes, onde as pessoas podem fazer upload facilmente. Veja os passos para colocar o seu podcast no Spotify para empresas:

1 – Tenha conta em um dos parceiros agregadores: Audioboom, Blubbry, LibSyn ou PodBean Podigee. Cada um deles tem regras para enviar sua solicitação.

2 – Faça o pedido para o seu agregador. Você vai precisar de: nome do podcast, endereço do feed, quantidade de plays por episódio, frequência de publicação, contatos pessoais e garantir ao Spotify que você não usa material com direitos autorais, como músicas, por exemplo.

3 – Aguarde e torça para que o Spotify aceite seu pedido.

 

Anúncios

Existem várias formas de anunciar no Spotify para empresas. Além dos banners, existem vinhetas que tocam entre as músicas para quem tem o plano free, playlists patrocinadas, etc.

Como o serviço de streaming tem dados dos usuários, é possível conseguir insights sobre o que o público está ouvindo, o que personaliza e fortalece a estratégia. A plataforma libera algumas informações, como essas sobre millennials (geração nascida depois do ano 2000):

  • 68% dos streams são realizados em dispositivos móveis.
  • O momento em que os millennials mais ouvem música é para “relaxar”, com 14% dos streams.
  • Os millennials adoram ouvir música que fazem com que sintam únicos.

Veja as soluções do Spotify para empresas que desejam anunciar na plataforma:

Áudio

Usuários que não assinam o plano pago do Spotify recebem propagandas entre as músicas. Você pode ser uma das empresas que anuncia nesse momento, conquistando uma nova base de clientes.

Quando o áudio do anúncio entra, fica um banner no lugar da arte do álbum que é clicável, direcionando para o seu site.

Vídeo

Novamente, este é um anúncio voltado para usuários que não pagam o plano premium. O usuário recebe 30 minutos de música gratuita sem anúncios a cada vez que vê um vídeo. A plataforma ainda oferece essa possibilidade em momentos específicos do dia, como momento “treino” ou “jantar”, por exemplo.

Display

O Spotify ainda permite que marcas façam anúncios de display, ou seja, banners em diferentes locais nos aplicativos e outros players. Existe a opção de Overlay, em que o banner aparece na área central do app. Você também pode comprar espaço na home do Spotify, com um banner que aparece logo que o usuário acessa.

As playlists patrocinadas são outra vantagem de utilizar o Spotify para empresas. Confira mais informações aqui.

 

Impulsione o marketing da sua empresa

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