Sua página do Facebook tem alguns posts mensais, seu Twitter alguns seguidores, e você ama postar no Instagram da empresa. Com 45% da população brasileira presente nas redes, é difícil ficar de fora.

Mas será que você precisa de um profissional de redes sociais? A verdade é que apenas postar não é suficiente. Assim como qualquer negócio, as redes sociais também precisam de estratégia.

Se você não sabe por onde começar, pense na contratação de um profissional de redes sociais.

Para isso, preparamos este post. Nele, você vai entender o que o profissional faz, quanto você pode ter de investir e quais são as opções de gerenciamento da presença digital. Vamos lá?

 

 

Vale a pena contratar um profissional de redes sociais?

Você tem três opções para gerenciar suas redes sociais:

➔ Contratar um consultor.

➔ Internalizar o processo com profissionais na equipe.

➔ Contratar uma agência especializada em redes sociais.

A escolha depende do tamanho do seu negócio, do orçamento e do volume de atividades que você deseja ter.

No caso do consultor e da agência, a definição do valor começa do esforço inicial. Se você ainda não tem um público expressivo nas redes, esse início é mais difícil, e por isso a pessoa vai gastar mais horas, sem contar o investimento em anúncios.

Depois disso, para manter o crescimento, é preciso fazer um planejamento e construir o conteúdo que será postado. As ferramentas utilizadas variam de acordo com o profissional. Muitas vezes, você vai precisar solicitar peças gráficas de um designer, por exemplo.

Já o colaborador passa a acompanhar mais de perto o dia a dia das redes. É bom especialmente para a necessidade de muitas publicações. Mesmo assim, você vai precisar avaliar se o conteúdo será produzido por mais um profissional contratado ou por autônomos.

O fato é que o gerente de redes sociais cuida dos seguintes aspectos:

1- Configuração inicial das plataformas de mídias sociais.

2- Planejamento do conteúdo e interação com os clientes.

3- Estruturação e veiculação de mídias pagas.

4- Otimização das estratégias de acordo com análise dos dados.

A escolha dos profissionais também depende do quanto você sabe sobre redes sociais. Contratar uma agência ou um consultor pode exigir um pouco mais da sua atenção.

Mais algumas dicas para definir o profissional de redes sociais:

➔ Avalie os seus objetivos conforme a estratégia. Se você deseja apenas gerenciar uma crise, o consultor é a melhor escolha. Se quer investir para triplicar o alcance de suas postagens no próximo ano, é recomendável contratar uma agência ou um profissional interno.

➔ Pense no seu orçamento. A estratégia de marketing em redes sociais pode demandar tempo. Por isso, faça a contratação conforme o orçamento planejado.

 

O que mais um profissional de redes sociais pode fazer pelo seu negócio?

Seja qual for o modelo, você deve ter expectativas claras desde o início. Veja o que mais um profissional de redes sociais pode trazer para um negócio.

Gerenciamento de todas as plataformas

Mesmo que existam muitas plataformas de redes sociais, provavelmente não será possível que você utilize todas. Mas como definir isso?

O profissional de redes sociais saberá dizer se a sua empresa deve estar presente no Facebook ou no LinkedIn, por exemplo. Além disso, será capaz de realizar testes para saber os melhores horários, os dias e a frequência de postagens.

Manter a empresa atualizada sobre as últimas mudanças

O profissional de redes sociais está sempre pesquisando as regras e as mudanças de cada plataforma. Não só as políticas de uso, mas alterações em tamanhos de imagens e estilo de posts.

Assim, você evita que suas páginas e perfis sejam prejudicados por não estarem de acordo com as últimas tendências.

Gerenciar sua mensagem

Quando uma empresa utiliza as redes sociais, especialmente muitas plataformas, é fácil se perder no processo. Se isso acontece, a mensagem que a empresa tenta passar pode chegar da forma errada aos clientes.

É responsabilidade do profissional de redes sociais produzir postagens corretas e atraentes.

Acompanhar o crescimento

Acompanhar de perto a performance de cada um dos canais é essencial. Sem isso, sua empresa pode não saber como dar os próximos passos.

Não basta recolher relatórios. É preciso interpretá-los a fim de avaliar a sua performance.

Mas você precisa de tudo isso agora? Confira a seguir os sinais que mostram a hora de contratar um profissional de redes sociais.

 

Quando a contratação deve acontecer?

Você sabe que precisa de alguém para gerenciar suas redes sociais quando:

➔ Percebe que está gastando tempo demais mantendo as redes sociais sozinho.

➔ Tem orçamento de marketing para contratar.

➔ Tem faturamento suficiente para fazer upgrade de algumas coisas, dentre elas as redes sociais.

➔ Não tem noção de como começar a ter presença nas redes sociais.

 

Conclusões

Neste post, vimos a importância de ter uma estratégia para as redes sociais e de contratar um profissional para isso.

Percebemos que vale a pena contratar o profissional. Basta decidir entre consultor, colaborador ou agência.

Descrevemos as atividades que um profissional executa, desde o gerenciamento até o acompanhamento da performance.

E como perceber que está na hora de contratar.

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