O Instagram possui mais de 25 milhões de perfis comerciais em todo o mundo. São empresas que apostam na rede para fazer marketing, divulgando seus produtos e criando relacionamento com os clientes por meio de conteúdos e de diversos tipos de interação. Por isso, descobrir como fazer sucesso no Instagram vai muito além de acumular likes. É uma estratégia para chamar a atenção em meio à multidão de perfis comerciais e conseguir fidelizar os clientes, investindo em bons conteúdos e adotando práticas estratégicas.

No Brasil, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada, o que reforça a importância de as marcas estarem presentes nessa rede  com seus perfis. É um espaço rico para as marcas porque é acessado não apenas para que as pessoas conhecidas sejam vistas, mas também obter inspiração, descobrir assuntos interessantes e seguir paixões –  e é aqui que se inserem os conteúdos das empresas.

A empresária e influenciadora digital Bella Falconi, dona de um perfil no Instagram que possui quase quatro milhões de seguidores, falou no último Reload – evento do Sebrae Minas  que trata do Marketing Digital para empreendedores – sobre como fazer sucesso no Instagram. No vídeo a seguir, Bella conta um pouco de sua trajetória na rede social e estratégias para cativar o público:

Confira, abaixo, as 10 dicas para ter sucesso no Instagram sugeridas por Bella durante o evento:

 

1) Use hashtags

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é muito importante, pois são as hashtags que ajudam as pessoas a encontrar sua marca, na medida em que procuram por seus interesses e paixões na plataforma. Por isso, para fazer sucesso no Instagram, não se esqueça delas.

Aqui, vale apenas tomar cuidado com exageros, porque posts cheios de hashtags ficam poluídos e tornam seu perfil cansativo. Use como hashtags tanto algumas palavras-chave que definem a foto quanto termos estratégicos que estejam relacionados ao conteúdo.

 

2) Coloque a localização nas fotos

Existem pessoas que preferem comprar produtos de empresas mais próximas a elas, por causa da maior rapidez na entrega e do menor custo do frete. Por isso, coloque a sua localização nas fotos desses produtos, para que a pergunta “de onde é essa empresa?” seja respondida com facilidade, e você já conquiste a venda.

Caso sua empresa ofereça serviços, a informação da localização é mais importante ainda, visto que o deslocamento para locais distantes, nesse caso, nem sempre é viável. Coloque a localização em algumas fotos, mas não se esqueça de listar para os clientes, junto das informações básicas sobre a empresa, os locais onde você entrega. Assim, você não corre o risco de perder um negócio.

 

3) Converse com seu público

Uma das grandes vantagens das redes sociais para as empresas é justamente poder dialogar com os clientes. Isso traz benefícios como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor, receber feedbacks e ter um canal mais ágil de vendas e de resolução de problemas. Para fazer sucesso no Instagram, aproveite as possibilidades de diálogo e incentive comentários e mensagens no direct, responda a essas interações de maneira personalizada e crie interações em stories mediante enquetes, perguntas e testes.

 

4) Poste fotos de boa qualidade

Diferentemente do Facebook, o Instagram é uma rede social puramente visual. Por isso, o principal conteúdo de um perfil são as imagens. Visando atrair e manter o público, trabalhe com imagens de boa qualidade.

Para isso, é possível contratar um fotógrafo profissional, comprar uma boa câmera ou adquirir um smartphone que tenha uma câmera realmente legal. É importante também escolher bons cenários, ter boa iluminação e variar no estilo de fotos, poses, modelos e ambientes, a fim de não deixar o perfil cansativo e sem novidade. Vale também usar filtros buscando deixar as imagens mais agradáveis.

 

5) Crie conteúdo genuíno

É importante visitar perfis de outras marcas, concorrentes, empresas estrangeiras e empresas de referência para ter ideias de como administrar o seu perfil e não ficar para trás. Evite, porém, fazer cópias, conteúdos muito similares ou que não agregam nada de novo, pois isso desagrada o público. Na pesquisa do Ipsos divulgada pelo instagram, 62% afirmaram que esperam que o conteúdo das marcas seja criativo; 58%, que seja divertido; 58%, informativo; e 57%, autêntico. Criatividade e autenticidade são muito importantes para os consumidores. Invista nisso!

 

6) Ofereça algo

Mais do que criar conteúdo genuíno, é necessário criar conteúdo relevante. Na pesquisa do Ipsos, ao responder o motivo pelo qual seguiam uma marca na plataforma, 61% dos participantes marcaram a opção em que afirmavam que seguiam um perfil pelo fato de o conteúdo ser interessante ou relevante, mesmo que ele não fosse da marca favorita deles. É impossível fazer sucesso no Instagram sem oferecer algo ao seu público.

 

7) Seja fiel ao público da sua marca

Seja fiel ao público e você poderá ganhar fidelidade em troca. Para isso, em primeiro lugar, faça as postagens com regularidade. Esse é um comportamento que o consumidor já espera da marca, pois ninguém segue um perfil se não estiver interessado no que aquela pessoa ou empresa tem a dizer. Não passe dias sem falar com eles. Tenha um cronograma de postagens.

Outras demonstrações de fidelidade consistem em responder às dúvidas e questões que as pessoas enviam, demonstrar que a marca respeita e valoriza sua opinião e sugestão, falar sobre temas caros ao público e tomar posição nas causas importantes para essas pessoas.

 

8) Não deixe a concorrência paralisar você

O concorrente tem um milhão de seguidores, fotos profissionais de dar inveja e posts com grande engajamento do público, enquanto você está só começando? Não tem problema. Não deixe a concorrência paralisar você e siga postando bons conteúdos, criando relacionamento com seus seguidores e aprendendo mais sobre gestão estratégica de redes sociais. Um dia, você chegará lá e poderá até ultrapassar esse concorrente.

 

9) Explore todas as ferramentas que o Instagram oferece

O Instagram possui muito mais do que posts. Existem os stories e seus elementos diversos, como gifs, enquetes, testes e músicas, dentre outros. Há também o IGTV, funcionalidade que existe tanto no Instagram como em um aplicativo separado, que abriga vídeos mais longos, de até uma hora. Explore todas as ferramentas para gerar conteúdos novos e diferentes, alcançar cada vez mais pessoas e fazer sucesso no Instagram.

 

10) Compartilhe seu aprendizado

Na trajetória de cada marca, muitos aprendizados vêm de erros, tentativas e experiências diversas com os clientes, os funcionários e os colegas da área. Compartilhe com o público esse aprendizado, pois, assim, ele vê que a empresa quer crescer junto. Isso fortalece os laços e cria empatia.

O Instagram é uma rede social que oferece grandes possibilidades de crescimento para as empresas, desde que saibam usar a rede criando bons conteúdos, com estratégia e criatividade que atraiam e fidelizem o público. Agora que você já sabe o caminho para fazer sucesso no Instagram, entenda como criar conteúdos inovadores, com os 5 hacks de produção de conteúdo por Cris Lisbôa.

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