Seu negócio se preocupa com design? Segundo dados de um relatório da Adobe, 59% das pessoas preferem uma empresa a seus concorrentes por causa do bom design. Além disso, 45% estão dispostas a pagar mais por um produto ou serviço se for bem apresentado do ponto de vista do design.

O design precisa estar em todos os pontos de contato com o cliente. Não apenas nos seus produtos, mas também nas redes sociais, aplicativos, site e espaço físico. Se você não quer que sua empresa passe uma imagem de “desantenada” e quer que ela atraia mais clientes, precisa ficar atento às tendências de design.

Para ajudá-lo nisso, listamos as principais tendências para o ano de 2019. Confira!

 

Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual é uma experiência imersiva, feita por meio de dispositivos como o Oculus Rift, enquanto a realidade aumentada é a projeção de algo virtual no mundo real como o jogo Pokémon Go. Ambas as tecnologias são tendências cada vez mais fortes, e as marcas as utilizam para promover produtos e realizar simulações.

Você pode incorporar essa tendência no seu processo de compra, oferecendo uma experiência virtual do seu produto. Aproveite recursos como o Google Street View e vídeos em 360º para engajar as pessoas.

Veja mais sobre como pequenos negócios podem utilizar a realidade aumentada.

 

Vídeos

Por falar em imagens 360º, essa também é uma tendência para os vídeos em 2019. Essa mídia já se afirmou como uma das melhores para estratégias de marketing, e a questão agora é como será utilizada.

Vídeos com participação dos usuários ganharão destaque, assim como os que geram uma identificação com o usuário, com potencial de viralização. Para quem achou que a tendência era o formato widescreen, veremos uma volta do quadrado, já que o Instagram prioriza essa forma.

Se você tiver planos de fazer storytelling em vídeo, está no caminho certo. Saiba mais sobre essa técnica aqui.

Mas não são apenas as imagens com som que ganham vez entre as tendências de design para 2019. Animações e gifs também são destaque, tornando-se parte das interações diárias dos internautas.

Utilize essas técnicas para se comunicar com seus usuários e ajudá-los a completar tarefas no aplicativo ou site do seu serviço.

via GIPHY

 

Arte e ilustração

A demanda por arte, ilustração e fotografia personalizadas, que já é grande, tende a crescer no próximo ano. As pessoas estão cansadas das imagens genéricas compradas de bancos, e arejar um pouco seus designs pode fazer toda a diferença no seu branding.

Por isso, invista em tipografia artística, desenhos, ilustrações, caligrafias e mais, tudo ligado ao estilo do seu negócio. Tudo isso ajuda a criar uma linguagem visual que conecta sua marca com o público. Veja, por exemplo, essa campanha da marca Skol Beats, focada no público mais jovem que consome bebida alcoólica:

A campanha possui ilustrações próprias com uma pegada jovem e cores fortes para chamar a atenção ao falar sobre um assunto sério (consumo consciente de bebidas alcoólicas). Confira a página completa aqui.

 

Rapidez

Design de websites tem tudo a ver com SEO. Sabe por quê? O design de um site pode ser responsável por sobrecarregá-lo. Sites que demoram muito para carregar tendem a não conseguir posições boas nos resultados de busca.

Afinal, se o usuário entra em um site e ele demora a carregar, é bem possível que desista e facilmente passe para outro – na verdade, em média, você tem três segundos para segurar uma pessoa na sua página. Por isso, uma das tendências de design para 2019 é construir imagens otimizadas, que não sejam difíceis de carregar seja qual for a velocidade da internet do usuário.

Dessa forma, se você tem um site com design incrível, antenado com as tendências, mas que demora a carregar, pode estar perdendo muitas vendas. Para fazer o teste, acesse o Google PageSpeed Insights. Se os resultados não forem bons, avalie o que pode ser alterado para reduzir o tempo de espera, especialmente no que diz respeito ao design.

 

Está pronto para 2019?

Muitas mudanças acontecem rapidamente no mundo dos negócios, e as tendências de design são uma prova disso. Você está pronto para se manter atualizado?

Leia também:

ENTENDA QUAL É O PAPEL DO DESIGN NOS NEGÓCIOS

Leia mais sobre Design


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.