Respondendo à pergunta do título logo de cara: vale. A identidade visual para pequenas e médias empresas é tão essencial quanto o plano de negócios.

O conceito de identidade visual pode se misturar com o de branding ou logotipo. Vamos ajudar você a entender bem as diferenças, além dos benefícios de investir no design.

 

O que é identidade visual

Muitos empreendedores, quando abrem um negócio, começam investindo em todas as áreas (marketing, vendas, financeiro) e se esquecem do design.

Não cometa esse erro. Deixe de ver o design como um gasto e passe a considerá-lo como algo essencial para a sua empresa e que pode fazê-la crescer.

Estes são os benefícios que o investimento em design pode trazer para o seu negócio:

 

  • Gera sensação positiva e abre a possibilidade de as pessoas se relacionarem emocionalmente com a empresa.
  • Demonstra que você faz parte de um grupo ou setor e pode se destacar nele.
  • Aumenta a credibilidade da companhia, pois passa a sensação de profissionalismo.
  • Facilita o reconhecimento e a memorização dos seus produtos ou serviços.

 

Qual a empresa não deseja alcançar esses objetivos, certo? Aplicando o design da forma certa, você tem muito mais chances de crescer.

Para que fique bem claro, vamos diferenciar alguns conceitos relacionados ao tema:

 

  • Marca: é a imagem organizacional percebida como um todo.
  • Identidade: são os aspectos visuais da marca.
  • Logo: é a identificação de um negócio em sua forma mais simples (por meio de um ícone, por exemplo).

 

Outro conceito muito importante é o de branding. O termo indica tudo o que se relaciona ao negócio, incluindo a construção da marca e a identidade visual, só que envolvendo muito mais itens. A forma como você atende seus clientes, por exemplo, faz parte do seu branding.

Neste post, vamos tratar apenas da identidade visual, que é uma parte do branding. Mas tenha em mente que esse é apenas um dos fatores que auxiliam na consolidação do seu negócio.

 

O que você recebe quando contrata um projeto de identidade visual

A identidade visual para pequenas e médias empresas pode ter os mesmos elementos de um projeto para grandes empresas. O que muda é a distribuição, e algumas vezes não é interessante contratar um item ou outro.

Em geral, no projeto de identidade visual, consta:

 

  • Logotipo
  • Papelaria (cartão de visitas, envelopes, etc.)
  • Marketing (flyers, livros, imagens para redes sociais, etc.)
  • Produtos e embalagens
  • Design de uniformes
  • Sinalização
  • Mensagens (tudo o que você for utilizar para comunicação)
  • Enfim: tudo o que representa o negócio visualmente

 

A parte mais importante e que define o tom de todo o resto é o logotipo. Ele é a representação gráfica da empresa e, a partir dele, todos os outros itens se desdobram. Em alguns casos, o logo pode vir acompanhado de um manual que define suas aplicações.

Tudo isso forma a identidade visual para pequenas e médias empresas e garante um suporte visual para a marca. Sempre que as pessoas pensarem na sua empresa, também vão pensar na identidade visual dela.

 

A importância de ter uma identidade visual para pequenas e médias empresas

Robert Brunner, fundador da empresa de design Ammunition, diz que marca e design são inseparáveis. “É uma sensação que as pessoas têm de você. Quando duas ou mais pessoas compartilham da mesma sensação, você tem uma marca. Essa sensação vem do design bem pensado, que cria uma experiência das pessoas com a empresa.”

Mas não é apenas porque o design e a marca estão entrelaçados que você deve investir. Veja, a seguir, alguns benefícios de uma identidade visual bem desenhada.

Boa primeira impressão

A sua identidade visual é o primeiro contato das pessoas com o seu produto ou serviço. Você precisa garantir que essa primeira impressão seja boa.

Se você preferir um design amador, tenha em mente que sua credibilidade pode sofrer com essa escolha. Se você é profissional no que faz, por que seria diferente com a sua identidade visual?

Coesão

Você provavelmente está presente em canais diferentes. Além das redes sociais, pode ter espaço de mídia em jornais e televisão, além de outdoors e flyers. As pessoas precisam reconhecer a sua empresa em todos eles.

Essa coesão só pode ser mantida com uma identidade visual sólida, que traga princípios claros de aplicação da sua marca.

Memorização

Quando pensamos em uma palavra qualquer, formamos uma imagem mental do significado dela. O logo é essa imagem mental que será formada na cabeça dos seus clientes quando eles pensarem no seu negócio.

Interligar o nome à marca é a maneira mais fácil de ser lembrado pelas pessoas.

 

Como uma identidade visual é criada

Se o que você deseja agora é uma identidade visual excelente, garanta que ela tenha os seguintes atributos:

Conectada à audiência

Evite contratar o desenvolvimento de uma identidade visual sem conhecer a fundo o seu público. Isso pode ser fácil para pequenas e médias empresas, que têm contato direto com os clientes.

Mas nem sempre esse é o caso. Procure não fazer suposições; entenda os hábitos reais e as necessidades do seu público por meio de pesquisas e entrevistas. Assim, você tem muito mais chance de criar uma marca que gere identificação.

Grande desde o início

Por mais que sua empresa seja pequena ou média, fuja do mindset de estagnação. Pense que você crescerá desde o começo e faça o exercício de pensar em como você quer que a identidade visual seja a partir daí.

Autêntica

Por fim, a identidade visual precisa ter a cara da sua empresa – e só dela. Precisa ser algo que imprima características suas e do seu negócio, desde o segmento de atuação até o local de origem.

 

Chefn’Boss

A empresa Chefn’Boss é um ótimo exemplo de como a identidade visual para pequenas e médias empresas funciona. A marca mineira de molhos começou com uma produção pequena, quase exclusiva para amigos e familiares dos fundadores.

Em 2015, a empresa vendia os molhos em embalagens de plástico. Depois de passar por uma reestruturação na identidade visual, que desenhou embalagens com a cara do produto, o negócio cresceu mais de 1.200%.

Os produtos da Chefn’Boss ganharam uma marca que demonstra o nível de especialidade dos molhos. Não existem sabores parecidos no mercado e suas embalagens tinham que traduzir esse diferencial.

Viu só como a identidade visual para pequenas e médias empresas pode gerar resultados? Se você ainda não investiu em design, não perca tempo.

Sua empresa tem uma identidade visual definida? Compartilhe nos comentários!

 

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