Lançado em 2018, o WhatsApp Business é uma plataforma de troca de mensagens criada pela empresa WhatsApp Inc. para servir especificamente como canal de comunicação entre empresas e clientes.

A demanda surgiu dos próprios usuários, que já utilizavam o aplicativo regular para esse fim. Com o app novo, recursos especiais foram incorporados a fim de facilitar acesso a informações, como horário de funcionamento, telefone e endereço da empresa, e simplificar também a própria troca de mensagens com o consumidor, havendo possibilidade de automatizar respostas.

No WhatsApp Business, a interface é um pouco mais sóbria, mas seu funcionamento é tão simples quanto na versão comum. Neste artigo, veja como ele funciona, seus recursos novos e vantagens e desvantagens dessa versão.

 

Como funciona

Para baixar o WhatsApp Business, é só procurá-lo pelo nome nas lojas de apps como Play Store e App Store. O ícone é semelhante àquele balãozinho verde do aplicativo regular, mas com um B de “Business” dentro do balão em vez do telefone. Ele é gratuito tanto para para baixar quanto para usar – e se apresenta com o nome WA Business no aparelho.

Uma vez baixado, o aplicativo vai pedir que se insira um número de telefone. Não é possível ter um número vinculado a contas do WhatsApp comum e do WhatsApp Business ao mesmo tempo, mas é possível cadastrar um número fixo na versão empresarial.

Para quem quer usar um número de celular que já estava cadastrado em conta comum, é  necessário migrá-lo para o WhatsApp Business. É simples: inserindo o número antigo no aplicativo novo, ele já faz essa migração e pode também restaurar as conversas da versão anterior.

O modo de funcionamento é simples e muito semelhante ao do modelo comum, sem muito segredo. As novidades são alguns recursos novos que prometem ajudar a vida principalmente de pequenos e médios empresários, que se podem beneficiar mais desse canal de comunicação. Vamos ver quais são eles?

whatsapp business

 

Recursos do WhatsApp Business

São cinco recursos novos que permitem agilizar o atendimento e facilitar o acesso a informações importantes. São eles:

1. Dados da empresa

É possível disponibilizar informações úteis aos clientes, como descrição da empresa, endereço, e-mail e site na parte onde geralmente fica o status dos usuários, que aparece ao clicar no número deles.

2. Mensagens automáticas

Algo bem legal dessa versão é poder definir uma mensagem automática de ausência. Assim,  quando não for possível responder, os clientes podem ser informados de quando o atendimento voltará a ser feito um lembrete do horário de funcionamento ou outro meio de contato. Dessa maneira, eles não ficarão completamente sem resposta.

Outra mensagem automática possível é a de saudação, para apresentar sua empresa aos clientes.

3. Respostas rápidas

A fim de agilizar o atendimento, o WhatsApp Business disponibiliza um recurso de respostas rápidas. Você pode cadastrar respostas-padrão às perguntas mais comuns dos clientes e utilizá-las facilmente com o auxílio de atalhos.

Para cadastrar essas respostas, é só entrar no menu geral, acessar <Configurações> e depois <Configurações da Empresa>. Lá, é possível criar os recados e definir os atalhos para eles, que seguem o padrão / atalho. Daí, para localizar as respostas rápidas na conversa, é só digitar a barra e selecioná-lo na lista que aparecerá automaticamente.

4. Etiquetas

Útil para organizar as conversas e visualizar o andamento dos atendimentos, o recurso de etiquetas só está disponível para a versão Android, por enquanto. Ele consiste literalmente em etiquetar contatos ou conversas com tags de cores diferentes, que podem significar “cliente novo”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pago” ou qualquer categoria que você queira acrescentar.

A fim de adicionar etiquetas, acesse o menu de três pontos na conversa e selecione “adicionar etiqueta à conversa”. É possível trocá-la depois, como pela etiqueta de “aguardando pagamento” para a de “pago”, por exemplo.

5. Análise de Dados

A última novidade da versão do WhatsApp para empresas é ter à disposição um menu de estatísticas, no qual se podem visualizar dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. O resumo do volume total dessas mensagens é mostrado somente no aplicativo no celular, não aparecendo no acesso pela web.

Para acessar os dados, é só ir em <Configurações>, <Configurações da Empresa> e clicar em <Estatísticas>.

 

Vantagens e desvantagens do app

Com uma conta totalmente dedicada ao atendimento aos clientes, tanto o consumidor ganha um canal fácil, oficial e legítimo para entrar em contato com a empresa quanto a empresa consegue se organizar melhor. Os recursos do WhatsApp Business podem realmente trazer agilidade e melhorar o atendimento ao consumidor.

Contudo, ainda não é possível, por exemplo, ter múltiplas pessoas operando o WhatsApp Business. Por isso, ele é aconselhável para pequenas e médias empresas. Se a sua empresa já é grande ou caso ela cresça bastante, será necessário pensar em outros canais de atendimento que consigam abarcar grande volume de interações com eficiência, como um chat próprio.

Outra possível desvantagem do app é que todos os seus recursos são gratuitos por enquanto, mas tudo indica que não vai ser sempre assim. Em fevereiro de 2018, Anne Yeh, a gerente de comunicação do WhatsApp, afirmou à Revista Exame que a empresa planeja cobrar no futuro por funcionalidades adicionais, que ainda não existem no aplicativo e serão acrescentadas depois.

Viu como utilizar o WhatsApp Business pode ser uma opção simples e acertada para sua empresa, facilitando o atendimento ao cliente? Confira também 8 tendências de marketing digital em redes sociais de 2019 e fique por dentro das novas práticas do mercado no mundo digital.

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