3 exemplos de elevator pitch para você aprender a fazer o seu
Aprimore seu elevator pitch com exemplos inspiradores. Clique e aprenda!
O pitch da sua startup pode ser o passo que faltava para você colocar seu projeto para andar. A ideia é apresentar sua empresa, seu valor e seu diferencial de forma sucinta, com o objetivo de conquistar o coração de um investidor. Alguns detalhes podem mudar completamente a forma como os outros veem sua startup. Por isso, o melhor é traçar bem a estratégia antes de se apresentar.[sc name="CTA" Nome="GUIA DO PITCH PERFEITO" Descricao="Aprenda a fazer seu elevator Pitch para conquistar investidores" link="http://materiais.inovacaosebraeminas.com.br/obrigado-guia-do-pitch-perfeito" ]Isso é ainda mais crítico quando falamos de elevator pitch. A ideia é que você esteja preparado para falar sobre seu trabalho para um investidor, caso o encontrasse em um elevador. Sua chance dura 40 segundos ou menos!No post de hoje, vamos estudar 3 exemplos de elevator pitch, apresentados durante o Ocupa Sebrae 2017, em Belo Horizonte.
O desafio
Os três investidores, Priscila (Malalai), Diogo (Wodengage) e Wellington (3D Virtual Care), apresentaram suas empresas ao investidor-anjo João Kepler. No final, só uma delas conseguiu sua confiança. Veja como o desafio foi lançado:[video width="720" height="405" mp4="https://inovacaosebraeminas.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Elevator-Pitch-VIDEO-1.mp4"][/video]Já imaginou ter que explicar o que é seu projeto em 40 segundos com o elevador subindo? A coisa complica quando a sua solução é inovadora e pretende se posicionar em um mercado consolidado ou até mesmo criar um completamente novo.
Os elevator pitches
Veja como foi a apresentação de cada um dos empreendedores:[video width="720" height="405" mp4="https://inovacaosebraeminas.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Elevator-Pitch-VIDEO-2-06-novos-cortes-1.mp4"][/video]Priscila escolheu apresentar dados reais sobre estupros no Brasil e o problema da falta de segurança que as mulheres encontram. Com isso, ela demonstrou a necessidade de seu negócio. A empreendedora também estava bem informada sobre o próprio investidor, João Kepler. No final, ela dá uma pincelada sobre seu modelo de negócios e a fase em que a startup está. Já Diogo, encontrou uma dificuldade no início com o nome da startup. Mas seguiu em frente, apresentando dados sobre o mercado e mostrando o cenário do problema, que é a desistência de quem pratica atividades físicas.Também com dados, ele demonstrou o potencial de crescimento do projeto. No final, aproveitou para falar sobre o modelo de negócios, sem dar informações detalhadas, e colocou as conquistas da empresa até agora. Wellington não apresentou dados muito sólidos sobre o mercado, mas demonstrou saber os problemas que as pessoas enfrentam ao precisar de fisioterapia. Citou os produtos da startup, como o sensoramento remoto e técnicas 3D e disse que o plano é fazer uma espécie de gamificação da fisioterapia. Seu modelo de negócios se baseia no aluguel de equipamentos.
O feedback
Depois que todos apresentaram seu elevator pitch, João ofereceu seu feedback:[video width="720" height="405" mp4="https://inovacaosebraeminas.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Elevator-Pitch-VIDEO-3.mp4"][/video]Com o que o investidor disse, podemos extrair os seguintes insights, que podem ser úteis para o seu elevator pitch:
- Defina uma estratégia (a de Priscila foi criar empatia, por exemplo);
- Se você ainda não tiver um modelo de negócios completamente estruturado, apresente outros pontos fortes;
- Tenha dados práticos sobre a necessidade da solução para o mercado;
- Saiba explicar (sem explicar demais) qual é a solução que você pretende propor;
- Garanta que há escalabilidade, mesmo que remota;
- Tenha calma e confiança no que está apresentando.
E aí, se você fosse um investidor-anjo, em qual startup apostaria? Se for pensar no seu elevator pitch, procure ter a visão de quem nunca ouviu falar do seu projeto. Muita calma e boa sorte!