5 empresas que tiveram boas ideias de marketing no Natal

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Festas geralmente são sinônimo de animação e criatividade, não é mesmo? 

O Natal, especialmente, é uma data cheia de significado e com um clima muito próprio – o que se torna ideal para pensar nas melhores ações de marketing. 

Aproveitando ainda que a data é a mais movimentada no varejo, as empresas podem usar o Natal para atrair a atenção de consumidores, dar aquele gás nas vendas no fim do ano e, enquanto isso, entrar no clima natalino.

Para que você se inspire e  tenha ideias  para o  seu negócio, separamos alguns exemplos de empresas que tiveram boas  ações  de marketing no Natal. Confira as estratégias abaixo e veja como elas podem servir para impulsionar os seus resultados também.

Supermercados Super Nosso – Presentes prontos e produtos bem expostos

No Natal, a rede Super Nosso aproveita também  para se posicionar como uma boa opção para a compra de presentes. Nesta época, as mais tradicionais cestas de produtos natalinos são montadas e oferecidas aos clientes, assim como outros itens que podem se transformar em boas opções para presentear. Como na imagem abaixo, você pode ver um kit de cervejas, que, com preço promocional, vai junto com copos especiais temáticos do Natal. 

 

Além da promoção, as lojas da rede Super Nosso ficam  decoradas para o Natal expondo também produtos típicos tanto para a ceia quanto para presentear. Produtos que ganham espaço especialmente no fim do ano, como panetones, castanhas e espumantes ganham destaque.

 

O Segredo de Luiza – Divulgando o gosto que o Natal pode ter

Doces e confeitos combinam com praticamente todas as ocasiões, não é mesmo?

No Natal, certamente, não é diferente. Considerados uma ótima opção para presentear, os doces trazem um gostinho a mais para as festas do fim do ano. E a confeitaria O Segredo de Luiza, de Contagem, cria uma comunicação com produtos específicos  para a época nas redes sociais.

Além de divulgar trufas, bolos e demais produtos que fazem sucesso no fim do ano, com embalagens próprias para presentear, a marca criou a própria identidade visual que diz respeito ao Natal. Todos os posts relacionados ao Natal vêm com as cores e os elementos da época, assim como o nome da campanha criado pela própria marca: Natal dos Sonhos.

 

Brownie do Rapha – Produtos especiais com a cara do Natal

 

O Brownie do Rapha, de Juiz de Fora, também aposta em produtos de confeitaria o ano todo; no Natal, porém, a marca ganha uma nova cara.

Com produtos especiais como tortas e panetones, a marca cria o próprio Catálogo de Natal, reunindo em um só lugar os produtos que só entram no cardápio nesta época do ano.

Além disso, a marca consegue incorporar a identidade visual do Natal nas embalagens dos produtos tradicionais. Um brownie simples vem com a embalagem natalina e, assim, pode  atender  aquele cliente que quer apenas uma “lembrancinha”.  Dessa forma ele pode ainda comprar várias delas para distribuir e, sem gastar muito, tem um mimo  com cara de presente de Natal.

Gujoreba – Envolvendo o consumidor nas ações

A loja de utilidades Gujoreba, em BH, tem um catálogo amplo de decoração e outros itens domésticos utilizados no Natal. É só entrar na loja para sentir o clima do Natal.

Mas ela faz  muito mais  para envolver o consumidor!

A Gujoreba usa o Instagram da loja não apenas para mostrar as novidades que estão à venda no fim do ano.  Tem como interessante estratégia a promoção de  interação com o público da loja. 

Via stories do Instagram, a Gujoreba faz enquetes, posta teasers e conversa diretamente com clientes. Como no exemplo abaixo, a loja pergunta ao público o que ele gostaria de ver sobre a decoração de Natal. Em seguida, a marca simplesmente retorna aos clientes uma foto dos produtos que eles mais gostam, já aproveitando para falar sobre preços, promoções e condições de pagamento.

 

Lojas Rede – Promoções e muito conteúdo focado no Natal

O Natal é uma época extremamente favorável para vender, mas não é só focando em vendas que sua empresa pode  aproveitar a data.

A rede de cosméticos e bem-estar Lojas Rede é referência no segmento, com mais de 60 lojas apenas em Minas Gerais e pode inspirar muitas ações de Natal. 

A imagem abaixo traz alguns posts do feed do Instagram das Lojas Rede no Natal. Em quatro conteúdos diferentes, a marca consegue celebrar a data, com a presença da mascote virtual Rê e criar conteúdo de humor, do estilo “quem é você no Natal”. Essas duas ideias aproximam o cliente da marca e dão uma especial ajuda para que ele entre no clima das festas.

Sem perder o foco nas vendas, também dá para notar um post com produtos em promoção (Baratinhos que amamos), sempre com a identidade visual dos conteúdos de Natal, em vermelho, verde e dourado. A marca ainda criou uma ação especial, em que, acima de certo valor, clientes poderiam levar uma sacola personalizada para  usar na hora de presentear.

É importante lembrar que você não precisa estar à frente de uma grande rede de lojas para que as ideias deem certo, ok?

Pequenas empresas podem aplicar o mesmo conceito com a intenção de criar ações de sucesso no seu plano de Natal. O importante é ter o seu objetivo claro e conseguir criar campanhas, promoções e vantagens que o seu consumidor vai querer interagir e, claro, comprar.