Tecnologia

5G no Brasil e o impacto da tecnologia nos negócios

5G no Brasil e o impacto da tecnologia nos negócios

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

A tecnologia chega e reinventa basicamente tudo que conhecemos, não é mesmo? Das tarefas mais corriqueiras às principais práticas do mercado, os avanços tecnológicos já transformaram muita coisa ao nosso redor.

Sem tempo para ler agora? Clique no play

Quando menos se espera, uma nova funcionalidade, um novo software ou qualquer outro recurso vem para otimizar e transformar processos, reinventando até mesmo a forma de fazer negócio. Com a internet não foi diferente: ela foi introduzida no Brasil, em 1988, e, a partir daí, inúmeros avanços aconteceram até estarmos no cenário que nos encontramos hoje.

Agora, depois do 4G, a nova protagonista está chegando para ocupar o trono: a quinta geração. Qual será o impacto do 5G no Brasil? E nas empresas? Vamos falar um pouco disso no post a seguir. Acompanhe!

O que é a tecnologia 5G?

A quinta geração de telefonia móvel promete trazer muito mais agilidade, menos latência (ou seja, um tempo de resposta mais rápido aos comandos), cobertura mais ampla e eficaz, transferências de dados maiores e maior capacidade para suportar conexões simultâneas.

Sendo assim, não é exagero dizer que o 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A tecnologia já é usada em outros países, há mais de três anos, e promete trazer mais velocidade para baixar e enviar arquivos, além de diminuir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos.

Quando chegará o 5G no Brasil?

A tecnologia 5G é uma realidade em vários países, como já adiantamos, mas tem 5G no Brasil?

A resposta é: ainda não, mas o 5G estará entre nós em breve. A tecnologia está prevista em edital para chegar às capitais brasileiras até o dia 31 de julho. No entanto, o grupo que coordena a implantação da internet 5G no país, recomendou ao Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que adie até 29 de setembro o prazo para o início da oferta da conexão.

O motivo do adiamento é falta de equipamentos para fazer a "limpeza da faixa" de 3,5GHz, que será usada pelo 5G. A faixa é usada também para a transmissão do sinal da TV parabólica. A migração do sinal de TV é necessária para que não exista interferência na conexão.

O impacto do 5G na indústria e nos negócios

Sem a menor dúvida, o 5G no Brasil fará com que a navegação dos usuários da internet ocorra de forma muito mais rápida. Especialmente no caso de consumo de dados e download de arquivos maiores, como filmes, séries e jogos on-line, a nova conexão promete muito!

A questão é que o seu efeito deve ir muito além disso e trazer benefícios e impactos à indústria e às empresas como um todo.

A diferença de capacidade e a latência reduzida do 5G, por exemplo, podem permitir até mesmo a realização de cirurgias de forma remota, o monitoramento de pacientes, diagnósticos inteligentes e por aí vai. No campo do empreendedorismo, o 5G no Brasil também pode propiciar ganhos imensuráveis: é uma oportunidade de os negócios serem digitalizados e viverem neste "novo mundo" com muito mais facilidade.

Além disso, imagine que a inteligência artificial, considerada realidade hoje (e, inclusive, é um diferencial para a gestão estratégica), pode ser trabalhada de maneira a revolucionar os processos dentro das indústrias e das empresas.

No varejo, a realidade aumentada e a realidade virtual, que já possibilitaram muitas transformações, podem ser impulsionadas em níveis exponenciais. Será possível, por exemplo, desenvolver canais de vendas 100% conectados ao consumidor, agilizando processos de compra e oferecendo melhores experiências para o consumidor digital.

Por fim, mas não menos importante, o 5G no Brasil ainda favorece a automatização em escritórios, que pode ser realizada com mais facilidade e, provavelmente, mais frequência – ressignificando a produtividade e talvez até as relações de trabalho. Em um mercado onde é comum o trabalho remoto, ao mesmo tempo em que os escritórios voltam a funcionar e se fala em modelo de trabalho híbrido, essa conexão é importante.

O 5G pode, nesse cenário, integrar mais facilmente os diferentes regimes de trabalho e aumentar a produtividade das empresas que os utilizam.

Quais áreas serão mais influenciadas pelo 5G?

Um estudo feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o BNDES, identificou quatro áreas que serão prioridade para o uso em larga escala da Internet das Coisas (IoT) – um conceito que define a conexão de objetos cotidianos com a internet. Essas áreas, que devem sentir o impacto de forma bastante forte, são o agronegócio, a indústria, a cidade e a saúde.

Tais informações, além de ser convergentes com todos os pontos que você viu até aqui, confirmam que o 5G no Brasil significará muito mais do que um simples aumento de velocidade, podendo revolucionar inteiramente as conexões como as conhecemos hoje.

A propósito, as "smart cities" ou “cidades inteligentes” – cidades que adotam tecnologias de comunicação e informação para alavancar a eficiência das operações e potencializar a qualidade dos serviços públicos (e de sua gestão) – não ficam mesmo para trás.

Imagine em nosso país: o 5G no Brasil poderá até mesmo ser muito útil para informações de trânsito, conectando os carros, construindo um histórico de informações fidedigno e transmitindo um status do tráfego fiel à realidade. Em um bom exemplo, a Ford já realizou, na China, testes em uma demonstração de direção remota por meio do 5G.

As previsões de impacto do 5G no Brasil e no mundo comprovam que, de fato, o "futuro idealizado" se aproxima cada vez mais. Estar preparado passa a ser uma questão de sobrevivência, enquanto quem se antecipa pode criar diferenciais determinantes para o futuro de um negócio. Entenda como se preparar para a economia da inteligência artificial e da inovação.

Para finalizar, como estamos falando do impacto da tecnologia nos negócios, aproveite para ler também: