6 aplicativos de finanças para gestão na sua empresa (bônus: + 3 apps para finanças pessoais)

Compartilhe este conteúdo:

O risco de uma gestão financeira ineficiente pode levar muitas empresas a situações difíceis, como o acúmulo de dívidas e, nos piores casos, à falência. Todo empreendedor sabe que gerir um negócio exige atenção, planejamento e organização. E uma boa alternativa para otimizar os processos é usar aplicativos de Finanças a seu favor, principalmente em empresas com equipes mais enxutas ou no que diz respeito a profissionais autônomos.

Um levantamento realizado pelo Serasa, e divulgado em 2019, revelou que 45% dos microempreendedores têm dificuldade para equacionar as finanças da empresa, enquanto 5% admitiram não fazer nenhum tipo de gestão sobre o fluxo de caixa.

Para amenizar essas dificuldades e manter a saúde financeira do negócio, a tecnologia pode tornar-se uma grande aliada, seja você um empreendedor iniciante ou não.

Tecnologia e gestão da empresa

A mobilidade e a otimização oferecidas por softwares, como aplicativos de Finanças, podem proporcionar mais tranquilidade no dia a dia do negócio, bem como auxiliar o planejamento e a organização. Quando tudo está esquematizado e visível, é mais fácil tomar decisões como contratar novos funcionários, reduzir custos ou definir novas ações visando alavancar as vendas.

Aplicativos integrados para smartphones, tablets e computador já são uma solução que revolucionaram a área. Com esses softwares, é possível abrir e editar documentos com facilidade, enviar arquivos, controlar as finanças, realizar a organização de projetos, criar pesquisas de opinião, dentre tantas outras funcionalidades.

E, sim, tudo isso pode ser feito a distância e até mesmo pelo próprio celular. Basta ter sinal de internet, o que normalmente é ideal para aqueles empreendedores que costumam viajar a trabalho ou precisam se ausentar da companhia.

O sucesso do seu negócio depende de uma boa prática gerencial, o que em muitos casos vai envolver acompanhar de perto a entrada e saída de dinheiro. Neste artigo, você confere um guia com opções de aplicativos de Finanças que vão ajudá-lo a gerenciar a sua empresa. Continue a leitura e descubra!

Aplicativos de Finanças ideais para o seu negócio

1. Conta Azul

A rotina agitada dos gestores e a importância de organizar a vida financeira das empresas cria a necessidade de ferramentas simples e automatizadas visando facilitar as tarefas. Disponível para desktop, Android e iOS, o ContaAzul é uma plataforma focada em facilitar a gestão de micros e pequenas empresas.

A plataforma permite controlar finanças, vendas e estoques das companhias, além de integrar as contas bancárias e importar informações relevantes para a administração do negócio, como envio de contratos, documentos, projetos, relatórios,  e também a emissão de boletos e notas fiscais.

2. Aplicativos de Finanças: Mobills

O Mobills possui um sistema pensado para estabelecer metas e objetivos financeiros em se tratando de empresas. A ferramenta vai além do controle de entrada e saída de recursos. No entanto, para acessar a versão completa do serviço, é necessário assinar um plano.

De toda forma, a versão básica e gratuita já oferece funcionalidades úteis para o negócio. Há diversos recursos no aplicativo, como traçar objetivos, controlar as finanças por gráficos, monitorar as movimentações financeiras, cadastrar cartões de crédito, dentre outros. Além disso, ele pode ser usado por pessoa física.

O aplicativo de Finanças Mobills está disponível em versões para desktop, Android e iOS.

3. QuickBooks

Outra ferramenta interessante é o QuickBooks, já que o controle financeiro é feito de forma bem simples. Foi especialmente desenvolvido para profissionais autônomos, MEIs e microempresas. O app permite analisar situações financeiras, importar seus dados do banco, organizá-los em categorias no QuickBooks e receber relatórios financeiros que vão ajudar você na tomada de decisões.

São muitas funcionalidades dentre os aplicativos de Finanças existentes. A ferramenta disponibiliza ao usuário a opção de organizar recibos de vendas, ver relatórios detalhados, dividir a responsabilidade com funcionários, e outras. Existe uma versão gratuita e versão com planos pagos.

Também disponível para desktop, Android e iOS.

4. iContas

Sabemos da infinidade de aplicativos de Finanças para o controle das despesas e receitas do negócio e outra versão interessante é o iContas. Por meio dele, é possível agendar datas de pagamento e recebimento, com o objetivo de garantir o desembolar dos compromissos.

É uma opção excelente para profissionais autônomos e para microempreendedores. A interface é muito intuitiva e permite personalizar por categorias, cadastrar contas distintas, atualizar formas de pagamento e recebimento (como cartão de crédito, cartão de débito, cheque ou dinheiro).

O gerenciador financeiro iContas é um software e está disponível para download em computadores.

5. MoneyWise

A ferramenta MoneyWise é ideal para o monitoramento de finanças que, com base em gráficos e filtros, revela o padrão de gastos da sua empresa. Cria orçamentos, monitora o fluxo de caixa dentro das metas estipuladas, exporta os dados para planilhas do Excel, dentre outras funções.

O empreendedor pode configurar o orçamento mensal, semanal ou quinzenalmente. Além disso, com o aplicativo, você cria etiquetas para gastos específicos, o que vai facilitar e muito o acompanhamento das suas despesas.

O MoneyWise está disponível para Android.

6. Expensify

Quer acompanhar tudo o que foi comprado ou vendido pela empresa? Com o Expensify, isso fica ainda mais simples!

O software permite importar dados bancários da companhia, digitalizar documentos, criar categorias, fazer conversão de moedas e manter o registro de despesas.

Disponível para desktop, Android e iOS.

+Bônus: Aplicativos de Finanças pessoais

Os aplicativos de Finanças são indispensáveis para o seu negócio, mas também são importantes para o seu controle com as finanças pessoais.

O controle financeiro pessoal é uma prática importante para quem quer terminar o mês com um orçamento saudável, ter mais tranquilidade e organização. Isso é especialmente relevante para profissionais autônomos ou microempreendedores individuais (MEIs), que têm o desafio de separar as finanças da empresa de suas receitas e despesas como pessoa física.

A tecnologia pode ajudar você a manter e melhorar esse controle!

Guia Bolso

O Guia Bolso é um dos aplicativos mais completos, uma vez que permite a organização de despesas por categorias e é integrado com os bancos brasileiros.

É simples, basta cadastrar as suas contas e os cartões, e, a partir daí, o próprio sistema identifica o seu extrato. Sendo assim, ele analisa os gastos e faz a categorização deles de forma automática. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Meu Dinheiro

O aplicativo está disponível para a Web, Android e iOS. Com o Meu Dinheiro, você consegue fazer a gestão de cartões de créditos, controle de saldos e registro de gastos com itens específicos. Um diferencial é a possibilidade de definir objetivos financeiros em médio e longo prazos. Existe tanto a versão gratuita quanto a paga.

Minhas Economias

Por fim, outro aplicativo muito útil para as finanças pessoais é o Minhas Economias. Além de organizar as finanças, é possível planejar orçamentos e prever saldos da conta bancária. Se você costuma ser um pouco esquecido, o app envia lembretes sobre pagamentos e transações a ser realizadas.

Disponível para Android e iOS.

Agora que você já se aprofundou nos aplicativos de finanças pessoais e em relação ao seu negócio, lembre-se de separar sempre as contas pessoais das contas da empresa. Esse controle e divisão são importantes para minimizar riscos e para que você não cometa erros. A mistura nas contas inviabiliza a gestão adequada das finanças da companhia e isso pode trazer consequências ruins, quer para o seu negócio, quer para sua vida pessoal.

Com o controle financeiro da sua empresa, fica muito mais fácil acompanhar a rotina e planejar melhor os próximos passos, gerando mais segurança para os empreendedores e otimizando a eficiência do negócio.

Gostou do post sobre aplicativos de Finanças? Leia também: Aprenda a fazer o Planejamento Financeiro para empresas.