7 melhores bancos de imagens grátis
Mas o que fazer se você não tem orçamento suficiente para comprar os direitos sobre imagens? Existem por aí centenas de bancos de imagens grátis.
Você sabia que 60% dos consumidores dizem que, quando uma imagem aparece no resultado de busca, eles têm mais chance de entrar em contato com a empresa? Boas fotos e ilustrações melhoram a visão que as pessoas têm sobre o seu negócio, além de reforçar o branding. Mas o que fazer se você não tem orçamento suficiente para comprar os direitos sobre imagens? Existem por aí centenas de bancos de imagens grátis.Esses sites trazem seleções de fotos e ilustrações sem a necessidade de pagar pelos direitos autorais. Claro, você vai precisar dar os créditos das imagens, mas a contrapartida não vai além disso.Veja, a seguir, uma seleção de bancos de imagens grátis.
Pixabay
Com mais de 2,7 milhões de imagens, o Pixabay é um dos bancos de imagens grátis mais conhecidos. Por lá, é possível encontrar fotos e vídeos em alta resolução e com licença gratuita, e você pode utilizá-las mesmo quando for em projetos comerciais.Uma ideia é criar uma conta gratuita para salvar as imagens e as coleções favoritas. Assim você garante a organização do trabalho e separa imagens que mais têm a ver com a sua empresa.
Unsplash
No Unsplash, você encontra imagens gratuitas feitas por artistas do mundo inteiro. São opções excelentes, especialmente quando seu projeto exige uma qualidade artística alta. Trata-se de imagens de diversos temas, desde flores até pontos turísticos.
Free Images
Outro banco de imagens com milhões de fotos para uso gratuito. Na verdade, o Free Images vai até um pouco além, oferecendo vetores, clip arts e ícones. Sem dúvida, o trabalho de designers fica bem mais fácil com esses recursos.
Pexels
No Pexels, os próprios fotógrafos e videomakers compartilham imagens com a comunidade e disponibilizam para uso gratuito, inclusive comercial. São imagens em centenas de temas, além de vídeos, também gratuitos.
Canva
A ferramenta de design já bastante conhecida também mantém um banco de imagens grátis próprio. Você pode baixar separadamente ou utilizar em um design dentro do próprio Canva.
Burst
O Burst é um banco de imagens gratuitas da Shopify, empresa que oferece estrutura para e-commerces. Ele disponibiliza mais de 20 mil imagens gratuitas, inclusive para uso comercial.
Foodiesfeed
Esse é o banco de imagens perfeito para você que trabalha no setor de alimentação. As imagens são gratuitas e representam todo tipo de comida com qualidade e boa resolução, incluindo uso comercial.
Bancos de imagens pagos que também oferecem coleções gratuitas
Além dos bancos de imagens grátis que citamos, alguns sites famosos, por serem bancos de imagens pagos, têm sua porção livre para uso. Confira:
- iStock: é um dos bancos de imagens pagos mais conhecidos e tem uma seleção semanal gratuita.
- Depositphotos: outro site bastante conhecido que costumava ser completamente gratuito e hoje oferece algumas opções. Para evitar as imagens pagas, basta mudar o filtro na busca.
- Adobe Stock: outro provedor de imagens pagas bastante famoso, o Adobe Stock tem uma seleção de mais de 200 milhões de imagens gratuitas.
Dicas para usar bancos de imagens grátis
Agora que você conheceu a nossa seleção de bancos de imagens grátis, na hora de utilizar, não deixe de seguir estas dicas:Escolha imagens de boa resolução: selecionamos sites com várias imagens de boa qualidade. Observe isso com cuidado na hora de utilizar. Imagens em baixa resolução podem depreciar a reputação da sua empresa.Garanta que as imagens tenham a ver com a sua marca: se você está escolhendo imagens para representar a sua empresa e seus produtos ou serviços, é preciso garantir que essas dizem respeito a sua marca. Por exemplo, se você oferece serviços para escritórios e sua marca é séria, isso precisa estar refletido nas imagens.Procure mostrar pessoas reais: uma das vantagens de utilizar bancos de imagens grátis é contar com pessoas mais plurais, que não são modelos, por exemplo. Por isso, escolha imagens com pessoas que se parecem com seus clientes e estejam o mais próximo possível do seu público-alvo.Otimize para SEO: seja no seu blog, seja na loja virtual, seja no site, as imagens precisam ser encontradas no Google. Por isso, garanta que estejam otimizadas, ou melhor, com a descrição atualizada e as palavras-chave relacionadas.Caso você ainda não invista em SEO, comece com este Checklist de SEO, com tudo o que você precisa conferir para ser encontrado nos mecanismos de busca.