Amazon Ads no Brasil: o que é e como o recurso deve impactar a publicidade

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Com mais de 300 milhões de clientes ativos por todo o mundo, a gigante Amazon estendeu suas operações no Brasil. Em outubro de 2020, anunciou o lançamento da plataforma de Publicidade On-Line, a Amazon Ads, como mais uma ferramenta do seu portfólio de atuação no país.

 

Com uma proposta similar à do Facebook Ads e à do Google Ads, a marca varejista deve impactar o mercado de anúncios ao oferecer um recurso completo para a criação de propaganda em diversos formatos e em diferentes canais, como o próprio marketplace e as plataformas parceiras.

 

Se você ainda não ouviu falar do Amazon Ads, saiba que a ferramenta tem grandes chances de abarcar boa parte do orçamento de Marketing de grandes e pequenos negócios. Neste artigo, mostramos as principais informações sobre o Amazon Ads. Confira agora!

 

O que é

O Amazon Ads é uma plataforma de gerenciamento e veiculação de anúncios nos próprios serviços e em empresas parceiras, como marketplaces. Da mesma maneira que suas concorrentes, a gigante varejista também utiliza algoritmos inteligentes e uma base de dados dos usuários visando garantir uma entrega eficiente das veiculações, independentemente do estágio na jornada do cliente. Então, o Amazon Ads aparece no mercado como mais uma opção para a veiculação assertiva de anúncios personalizáveis de acordo com perfil de consumo, faixa etária, localização etc.

 

Amazon Ads: por que anunciar na plataforma

A Amazon é uma das líderes no comércio eletrônico mundial. Além de abarcar grande diversidade de produtos, a marca disponibiliza aos clientes um serviço de excelência em todas as fases – do atendimento à entrega dos itens. Não sem motivo a marca ampliou sua operação.

 

O profundo conhecimento de mercado e a capilaridade mundial destaca a varejista como uma grande promessa na área de Publicidade On-Line. Afinal, a empresa conhece a jornada do consumidor e sabe como é o comportamento das pessoas no universo virtual. Exatamente os fatores necessários para fazer com que os usuários avancem nas etapas do Funil de Vendas.

 

Inserir anúncios em marketplaces também é uma prática comum e exitosa nos Estados Unidos, quando mais de 70% das vendas são realizadas por meio da Publicidade On-Line. Outro dado relevante da mídia paga no universo virtual é que 58% das marcas usam anúncios buscando melhorar suas performances.

 

Amazon Ads ajuda o negócio a atingir seu público-alvo

Ao anunciar com o Amazon Ads, lojas virtuais têm grandes chances de ganhar a atenção das personas do negócio. Encontrar os produtos também ficou mais fácil para os consumidores que fazem a busca, já que a plataforma de anúncios conta com algoritmos inteligentes focados em entregas personalizáveis.

Anuncie de acordo com o seu objetivo

É possível fazer anúncios em diferentes formatos, de acordo com cada estágio no Funil de Vendas. Se o negócio foca em reconhecimento, construção de marca, conexão com consumidores ou aumento das vendas, por exemplo, o Amazon Ads oferece recursos distintos para o alcance das metas. São combinações de textos, vídeos, imagens e espaços a fim de entregar resultados.

 

Exemplificando, nos Estados Unidos, a estimativa é que o Amazon Ads abarque 10% do mercado de mídia paga on-line, além de alcançar o faturamento de mais de 16 bilhões de dólares — o que certamente não agradará as concorrentes Facebook Ads e Google Ads.

 

Quais recursos disponíveis no Amazon Ads

Quem já trabalha com anúncios on-line, encontrará opções de mídia paga similares no Amazon Ads. Confira as principais opções disponíveis na ferramenta!

 

Anúncios patrocinados

Veiculados a partir de palavras-chaves, assim como se dá no Google Ads, os anúncios patrocinados têm o objetivo de venda e conversão. O item é exibido para as pessoas que procuram a palavra-chave associada a ele, e o anunciante paga por clique no produto.

 

Anúncios em destaque

Também associados às palavras-chaves, os anúncios em destaque são veiculados na parte superior das páginas no marketplace, com o título e a imagem escolhidos pelo anunciante.

 

Anúncios de display

Veiculado de acordo com os interesses e os dados de comportamento do usuário, este modelo de anúncio é exibido dentro da Amazon e nas plataformas parceiras, geralmente, ao final da página como produtos relacionados. É ideal para marcas que desejam aumentar o ticket médio da venda ao oferecer itens que possam agradar o consumidor. Podem ser segmentados por tipo de produto, por audiência (para ações de Remarketing) e por interesse.

 

Anúncios em vídeo

Este tipo de anúncio é ideal não só para impulsionar o reconhecimento e o alcance da marca, como também é responsável pelo aumento do engajamento da audiência com os produtos da marca anunciante, tanto dentro da Amazon quanto nas plataformas parceiras.

 

Anúncios personalizados

O Amazon Ads também dá ao usuário a possibilidade de criação de anúncios personalizados. Tal recurso, ainda não disponível no Brasil, é voltado ao engajamento dos consumidores nos diversos estágios do Funil de Marketing. As marcas anunciantes podem mesclar experiências físicas e virtuais, com o apoio do time especializado da ferramenta. O resultado são campanhas criativas e atrativas para o público consumidor.

 

Amazon DSP (Demand Side Platform)

Além das opções manuais, o Amazon Ads traz um recurso para a compra de anúncios automatizada, feita por algoritmos. É o Amazon DSP. Com a funcionalidade, a gigante do e-commerce tem o foco de ampliar o alcance dos seus anúncios em plataformas parceiras.

 

O mercado de Publicidade On-Line vem mostrando sua relevância para o crescimento das vendas de pequenas, médias e grandes empresas. A chegada do Amazon Ads ao Brasil só reforça a tendência do uso crescente do Marketing Digital para manter a competitividade dos negócios nos próximos anos. Quanto mais personalizada a experiência, mais chances as marcas têm de se aproximar do público-alvo. Bom para quem compra e melhor ainda para quem vende na internet.

 

 

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