Automação de Processos: como a solução pode ajudar seu negócio

Compartilhe este conteúdo:
A Tecnologia continuará sendo uma aliada essencial rumo ao alcance dos objetivos estratégicos de um negócio nos próximos cinco anos. Essa é a visão da maioria dos CEOs, de acordo com levantamento feito pela Deloitte e com o The Wall Street Journal Intelligence. Para as empresas, utilizar soluções tecnológicas se tornou não só uma questão de Inovação, como também de sobrevivência no mercado. E isso inclui a Automação de Processos para ser ágil ao lidar com as crises.
Mas se engana quem pensa que a Automação de Processos está relacionada somente a soluções de ponta, com robôs e Inteligência Artificial na cadeia de produção. O conceito também é aplicado nas rotinas administrativas, em tarefas burocráticas e repetitivas, nas quais o trabalho humano pode ser facilmente substituído.
Vale destacar que a pandemia reforçou a necessidade de reduzir custos e, ao mesmo tempo, de trazer mais eficiência aos fluxos de trabalho. Você tem curiosidade em saber mais da Automação de Processos nas empresas? Neste post, você vai aprender o que é a solução e como ela pode ajudar o seu negócio. Vamos lá?

O que é a Automação de Processos

 

Imagine uma loja virtual com grande volume de vendas. A cada pedido feito na plataforma, é necessário gerar uma nota fiscal e uma etiqueta de frete. Sem a Automação de Processos, provavelmente, um colaborador ficaria responsável pela emissão do documento, e outro, encubido do preenchimento da etiqueta com as informações de endereço fornecidas pelo cliente. Um fluxo completamente manual, burocrático e repetitivo.
É aí que entra a Automação de Processos. Como hoje há diversas soluções tecnológicas que simplificam a dinâmica, toda a parte burocrática é feita automaticamente por meio de um sistema inteligente. Então, a geração de notas fiscais e o preenchimento das etiquetas de envio se dá de maneira instantânea.
E o que isso significa na prática? Ao automatizar processos mais simples, como as rotinas administrativas, o negócio ganha eficiência e otimização de recursos, tornando-se mais competitivo no mercado.
No entanto, essa é apenas uma camada em que a Automação de Processos se apresenta. É possível inovar e deixar mais tecnológico também o fluxo produtivo de uma empresa, com a utilização de equipamentos robotizados e da Inteligência Artificial.
Vamos seguir a trilha do aprendizado? É hora de compreender por que a Automação de Processos é tão importante para o negócio.

Por que a Automação de Processos impulsiona a empresa?

 

No início do artigo, falamos sobre como a Tecnologia e a Inovação são essenciais à sobrevivência dos negócios em tempos de crise, como este. A pandemia do novo coronavírus endossou a necessidade de manter os negócios com a máxima eficiência de recursos e a redução de custos.
Por outro lado, a coleta de dados se tornou essencial na tomada de decisões estratégicas diante de um mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, a Automação de Processos se mostra como uma das respostas inovadoras e eficazes para driblar esses desafios. Entenda por quê:

Reúne dados estratégicos

 

Ao automatizar processos, o trabalho feito manualmente passa a ser computado por sistemas inteligentes. As informações não se perdem. Ao longo do tempo, são compiladas e organizadas de modo que o usuário possa gerar relatórios de performance de acordo com o critério que desejar. Tempo de resposta, volume, horários, custos, produção por colaborador etc.
Logo, a Automatização de Processos possibilita aos gestores não só extrair insights sobre o negócio, como também facilita as decisões estratégicas, com base em dados concretos, e não em “achismos”, sem embasamento.

Otimiza a utilização de recursos

 

Tempo e dinheiro são as commodities mais escassas no mercado. Por isso, quando alinhada aos objetivos estratégicos do negócio, a Automação de Processos chega para solucionar gargalos no fluxo de trabalho, seja com a aceleração de processos burocráticos, seja com a otimização dos recursos humanos.
Na prática, as tecnologias de automação geram uma cadeia de valor com mais resultados e, por conseguinte, mais competitividade à empresa, especialmente em tempos de crise mundial.

Confere mais agilidade para lidar com as crises

As crises não vão parar de ocorrer com o passar dos anos. Se, em 2008, o mercado passou por adversidades oriundas do setor imobiliário, em 2020, todos foram pegos de surpresa com uma pandemia mundial.
Os negócios, contudo, podem e devem estar mais bem preparados e resilientes a fim de lidar com os desafios por meio da Automação de Processos. Isso porque a premissa da solução é trazer a máxima eficiência dos recursos, com o mínimo de custos, tornando o fluxo de trabalho mais enxuto e mais competitivo, visando atravessar momentos de turbulência.

Tipos de Automação de Processos

 

Existem diversos tipos de Automação de Processos que podem alavancar um negócio. Veja alguns dos principais:

Vendas

 

Automatiza o fluxo de vendas dentro de um site ou plataforma de e-commerce para que o cliente conclua a compra sem o auxílio de um vendedor. Pode ser completamente ou parcialmente automatizado.

Industrial

 

É a automatização que acontece na etapa de produção. Pode ser feita por meio de robôs ou de Inteligência Artificial e potencializa a cadeia de fabricação
Relacionamento com o cliente
O CRM ou o Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta eficaz para quem deseja estreitar os laços com a base de usuários. A automação, neste caso, reúne dados importantes do cliente, como histórico de interações, preferências, última compra, de modo a trazer insights de vendas, marketing e relacionamento com as pessoas.

Processos

 

São as automações de processos administrativos, como envio de documentos, gerenciamento de pedidos e contratos, emissão de notas fiscais, geração de contratos e propostas etc.
Inovação e Tecnologia são palavras de ordem quando o tema é empreender. Nesse contexto, a Automação de Processos se apresenta como uma possibilidade palpável para quem deseja se manter competitivo em um mercado marcado por crises e instabilidades. A cada dia será mais evidente a necessidade de enxugar gargalos produtivos e otimizar o fluxo de trabalho.
Tem interesse em continuar lendo sobre assuntos relacionados ao Empreendedorismo e a soluções inovadoras para o seu negócio? Então, confira agora mesmo, no nosso blog, mais posts como este.