Como anunciar no Spotify

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Plataforma de streaming de música mais popular do mundo, o Spotify mudou o modo de consumir música. Em 2021, já são 199 milhões de usuários com diferentes idades, gêneros, profissões, interesses e algo em comum: todas ouvem suas playlists prediletas. Não à toa, grandes marcas apostam suas fichas em publicidade segmentada. Saiba: anunciar no Spotify, portanto, é a tendência para os próximos anos.

 

Neste artigo, mostraremos o que é o Spotify Advertising e as possibilidades que a ferramenta traz para os negócios. Vamos conhecer?

Spotify: breve história

 

Se, em um passado não tão distante, aguardávamos lançamentos de CDs completos para conhecer as novidades, hoje, a dois cliques de uma tela, é possível acessar um universo sonoro. Era difícil de imaginar que anunciar no Spotify seria uma possibilidade. Mas veja: o streaming de música, lançado em 2014, no Brasil, reúne quase 2 milhões de podcasts e mais de 4 bilhões de playlists musicais.
De acordo com dados da ferramenta, a média que uma pessoa passa por dia no aplicativo é de 2,5 horas. Diante do crescente valor entre os seus usuários, assim como os grandes players da internet, a marca enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2017, exclusivamente nos Estados Unidos, ela lançou a venda de espaços segmentados para as marcas.

Por que anunciar no Spotify

 

Entre um dos principais atrativos de anunciar no Spotify, está a possibilidade de segmentação do público. Recém-lançado no Brasil, o recurso vem chamando a atenção de grandes marcas não só pela assertividade na entrega do conteúdo. Isso porque, por meio da ferramenta, também é possível criar uma experiência auditiva — e por que não imersiva — para o usuário.
Na página inicial do Spotify Advertising, eles dão uma amostra do poder do áudio, ao compartilhar uma experiência sonora e criativa de um minuto e meio. Já imaginou como seria uma meditação com som de coxinha fritando? Veja aqui o resultado do “anúncio” produzido.

Interessante, não é? Conheça agora os principais motivos para anunciar no Spotify.

 

Segmentação de público

 

A possibilidade de segmentação assertiva em um contexto baseado não só nos dados demográficos, como também no gosto pessoal de cada um é um dos grandes atrativos em anunciar no Spotify.
Não há como o usuário escapar desse filtro porque, ao utilizar o serviço, ele precisa estar logado. Por outro lado, com a intenção de oferecer uma experiência agradável, a inteligência do streaming Spotify também mapeia o interesse musical do usuário e, assim, consegue sugerir playlists recomendadas.
Nesse cenário, o gosto musical e os assuntos de interesse de cada pessoa estão armazenados no Banco de Informações da plataforma. Então, a ferramenta consegue entregar o anúncio à pessoa adequada.

Mobilidade e instantaneidade

 

Conteúdos em áudio interferem menos no dia a dia físico do usuário. É possível ouvir um podcast ou uma playlist no carro, no metrô, no banho, no trabalho, enquanto cozinha. Não há barreiras para o consumo da informação sonora.
Essas características fazem com que a ferramenta tenha mais probabilidade de entregar a experiência ao ouvinte, visto que a ele cabe apenas uma atitude: escutar. É passivo e instantâneo. 
Em tempos onde falta tempo e sobra disputa por atenção visual, anunciar no Spotify é uma saída estratégica para que marcas sejam lembradas.

Como anunciar no Spotify

 

Assim como o Facebook e o Google, o Spotify lançou um ambiente exclusivo à criação de anúncios: o Spotify Advertising. Um espaço para a criação de conteúdos criativos, exclusivos, produzidos com o propósito de atingir assertivamente o público das marcas.

Veja o passo a passo de como anunciar no Spotify.

 

1. Crie uma conta para a empresa

 

Grandes marcas como Johnson’s Baby, Trident e Tramontina já fizeram suas apostas na plataforma. Para acessar a ferramenta, contudo, é necessário realizar um cadastro prévio no site e, em seguida, responder a um formulário de coleta de informações sobre os objetivos do anúncio. Veja a imagem abaixo!
 
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Para cadastrar a sua empresa, clique aqui.

2. Escolha o formato

 

Uma das perguntas do formulário de cadastro diz respeito aos formatos que a marca preparou para anunciar no Spotify. Conheça quais são os modelos disponíveis.
Áudio
É possível criar anúncios no Spotify em áudio com a duração de 30 segundos. Essa é a modalidade mais popular, cujas inserções acontecem a cada 15 minutos, no que diz respeito aos usuários do plano gratuito. Aqueles que observam a telinha do streaming também podem ver que os anúncios em áudio são acompanhados de uma imagem e de um link para redirecionamento da navegação à marca anunciante.
Vídeo
Engana-se quem pensa que anunciar no Spotify se restringe apenas ao formato de áudio. A ferramenta disponibilizou duas modalidades audiovisuais: o” takeover” e a “sessão patrocinada”.
No formato “takeover”, o usuário assiste a vídeos com até 30 segundos entre uma música e outra. Caso siga até o final, a visualização é contabilizada. Já na “sessão patrocinada”, o usuário ganha 30 minutos de streaming de músicas, sem intervalo, caso assista ao anúncio. Essa opção funciona apenas em dispositivos móveis.
Display
É a possibilidade visual de anunciar no Spotify. As marcas inserem banners em diferentes posições dentro da ferramenta. São elas:
  • Overlay: exibida quando o usuário retorna ao aplicativo desktop ou mobile.
  • Leaderboard: anúncio único, exibido somente no web player por 30 segundos.
  • Homepage takeover: anúncio clicável que se destaca na página inicial do aplicativo para desktop por 24h.
Playlist 
Outra possibilidade de anunciar no Spotify é criar uma playlist patrocinada pela marca. Por exemplo, uma empresa de tênis cria uma trilha sonora especial para corridas. É uma forma criativa de atrair a atenção do público cujos interesses vão ao encontro da solução oferecida pelo negócio. 
Página do anunciante
Outra maneira de entregar uma experiência mais completa é anunciar no Spotify através dessa modalidade. Aqui, é veiculada uma espécie de hotsite dentro da plataforma de streaming, que permite a postagem de imagens, vídeos, notícias, comentários e links.

3. Segmente o público

 

Como dissemos no início do texto, as variadas possibilidades de segmentação nos anúncios do Spotify fazem com que a publicidade na ferramenta seja mais assertiva. É possível utilizar como estratégia para entrega do conteúdo a playlist e o gênero musical escolhidos pelo usuário, por exemplo, o canal por onde ele escuta — se aplicativo desktop, mobile ou navegador —, além da localização e do horário do dispositivo conectado. Basta um “play” e milhões de prospects podem se conectar com a marca.
Cases de sucesso
O streaming ainda reúne diversos cases de sucesso dos anúncios de grandes marcas como a Oreo, que apostou na releitura dos contos de fada, sob uma perspectiva mais inclusiva. Veja:
https://open.spotify.com/episode/3CPBYj2Azwv1XytHA9DgJ6?si=7jKXZqNKQ7mBCBRukgQQog&nd=1
Já o Mc Donald’s lançou mão do modelo playlist para anunciar no Spotify e homenagear as pessoas que amam batata frita. Confira o resultado!
Anunciar no Spotify é possibilitar uma exposição de marca para mais de 150 milhões de usuários do aplicativo, de forma assertiva e criativa. O emprego de áudios, vídeos e imagens em um contexto emocional, já que está associado ao gosto musical das pessoas, potencializa as chances de sucesso da publicidade.
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