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Como aumentar as vendas e o faturamento dos pequenos negócios?

Expandir as vendas e crescer o faturamento é um dos grandes desafios para os micro e pequenos empreendedores nos dias de hoje.

Expandir as vendas e crescer o faturamento é um dos grandes desafios para os micro e pequenos empreendedores nos dias de hoje. Embora estejam presentes em grande número no Brasil e tenham muita importância para o mercado, os pequenos negócios precisam superar alguns obstáculos.Atualmente, eles são os maiores responsáveis pelas novas vagas de emprego no país, representando 76% dos novos postos de trabalho criados entre janeiro e abril deste ano. Ao mesmo tempo, é comum que pequenos empreendimentos encontrem dificuldades para prosperar.De acordo com um levantamento divulgado em 2021 pelo Sebrae, um em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecha as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. Enquanto isso, as microempresas apresentam uma taxa de falência de 21,6%, e as de pequeno porte, uma taxa de 17%.Mas, afinal de contas, como enfrentar os desafios do dia a dia, dar um gás no seu negócio e aumentar o faturamento? Reunimos algumas etapas e dicas valiosas para você alavancar as vendas da sua micro ou pequena empresa. Faça a leitura e inspire-se!

O que pode estar impedindo as vendas das MPEs?

Até aqui nós vimos a importância das MPEs e alguns dos desafios que elas acabam enfrentando no dia a dia. Agora, então, vamos explorar o que pode estar impedindo a sua micro ou a sua pequena empresa de vender mais e crescer.Por mais que cada empresa seja diferente e tenha os próprios obstáculos, alguns pontos podem ser comuns quando falamos nas dificuldades das MPEs. Três dos principais fatores que podem estar puxando o seu negócio para baixo são:

  • Falta de planejamento

Negócios não nascem nem prosperam da noite para o dia. Na verdade, muito planejamento é importante para que um empreendimento saia do papel e, principalmente, para que consiga conquistar clientes e se manter bem-sucedido no mercado.

  • Falta de conhecimento técnico

Muitos empreendedores podem não ter grande conhecimento sobre o mercado, por simples falta de experiência ou de instrução técnica. Nesse caso, não é para desistir: conhecimento se adquire com o tempo e, claro, com a ajuda de outras pessoas e órgãos competentes, como o Sebrae se propõe a fazer.

  • Falhas nos processos

Por fim, processos organizados podem fazer toda a diferença. A falta de organização nos processos de marketing, vendas e na prospecção de clientes muitas vezes é decisiva para vender mais ou menos em um negócio. Ter processos estruturados e documentados, indicando como tudo acontece na sua empresa, pode ser exatamente o que está faltando para que você consiga vender mais.

Como alavancar as vendas das micro e pequenas empresas? 7 etapas da operação de um negócio para vender de verdade

Agora vamos ao que interessa: algumas dicas para alavancar as vendas das micro e das pequenas empresas. Veja 7 formas de expor melhor os seus produtos e alcançar novos mercados.

1. Fique de olho no processo de produção!

Considerando que você tem um pequeno negócio, podemos dizer que você possui algum talento ou já obteve algum sucesso vendendo seu principal produto ou serviço para os clientes. Mas será que vai tudo bem na produção da sua empresa?O processo de produção dos seus produtos é o primeiro que você precisa dominar para conseguir vender de verdade.Antes mesmo de oferecer o produto aos clientes, o empreendedor precisa ter domínio sobre sua produção. O que você precisa saber e ter sob controle sobre seu processo produtivo inclui:

  • Conhecer a fundo a sua capacidade de produção.
  • Garantir que sua empresa tem o planejamento, a mão de obra e a capacidade de produção compatível com as demandas do mercado.
  • Ter conhecimento se a produção dos seus produtos atende às normas e à legislação local em vigor.
  • Verificar se há gargalos, dificuldades ou desperdício no processo produtivo.
  • Certificar-se se depois de produzir, você consegue gerenciar corretamente o estoque de produtos.

Busque atentar-se a essas questões para, em seguida, avançar na estruturação do seu negócio para vender mais.

2. Prepare uma boa estratégia de logística e distribuição

De nada adianta ter um bom produto, uma estratégia de vendas inteligente se, no fim das contas, você não consegue garantir a melhor entrega e distribuição do que você vende – tanto em pontos de vendas quanto para os clientes finais.Uma boa estratégia de logística é essencial a fim de garantir que você não apenas consegue produzir e vender bem, mas também leva o seu produto aonde ele precisa chegar.Sobre a estratégia de logística ideal, tente atender a estes critérios:

  • Armazenar seu produto em local adequado e reservado a ele.
  • Cumprir prazos de entrega.
  • Ter um processo de logística reversa bem definido.
  • Possuir capacidade de comercializar e entregar seu produto nos lugares onde seu público está.

Além disso, é claro, seu processo de logística e distribuição precisa atender às necessidades do cliente. Assim como todos os itens anteriores, é isso que garante que, no fim do dia, os consumidores saiam satisfeitos após comprar. Isso, consequentemente, resulta em fortalecimento do seu negócio, assim como a possibilidade de clientes fiéis trazerem novos consumidores até você.

3. Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Fornecedores são como um órgão vital dentro do corpo de qualquer empresa. É por meio deles que você obtém matéria-prima, peças ou serviços essenciais para que seu produto fique pronto e chegue até o cliente.Não importa de que tipo de fornecimento estamos falando: ter os fornecedores certos e manter uma boa relação com eles sempre será fundamental.Ao contratar qualquer fornecedor para sua operação, considere não apenas a qualidade do material que ele entrega, mas fique atento também ao relacionamento que será criado entre você e ele. É muito importante garantir que toda a negociação, o atendimento e as entregas funcionem de forma harmônica a fim de garantir uma relação de sucesso a ambas as partes.

4. Conheça profundamente seu mercado

Parte do problema que impede micro e pequenos negócios de escalar suas vendas é não conhecer bem o mercado em que atuam. Quando você está procurando como expandir sua pequena empresa, você pode ganhar muito ao fazer uma pesquisa de mercado. Isso não apenas permite que você entenda melhor seus clientes existentes, mas também seus clientes em potencial. É importante obter informações sobre seu mercado-alvo e saber quais são suas necessidades. Dessa forma, você pode ver como sua empresa pode crescer e mudar para atender a essas necessidades.Não se esqueça de pesquisar seus concorrentes também. Saber quais são seus pontos fortes e fracos pode ajudar a orientar suas decisões sobre como dimensionar adequadamente sua pequena empresa.

5. Prepare o produto para o mercado

Sabendo exatamente onde você se situa no seu segmento de atuação, você precisa também preparar o seu produto para esse mercado.Para vender de fato, você deve garantir que seu produto está completo e pronto para atender às necessidades do cliente. Nesse caso, veja ao que você deve estar atento em relação ao seu produto para que ele realmente venda:

  • design e embalagens adequadas;
  • marca registrada;
  • código de barras e rotulagens de acordo com a legislação vigente;
  • política de garantia e troca do produto;
  • política de manutenção e assistência técnica do produto.

6. Aprenda a comercializar seu produto do jeito certo

Chegando até aqui, resta pouco para garantir o sucesso do seu negócio nas vendas. Essa etapa é justamente a que resulta em oferecer seu produto – do jeito certo – ao público.Alguns pontos ainda precisam ser definidos, como a política de precificação. Seu produto, é claro, precisa fornecer a você uma boa margem de lucro, ao mesmo tempo em que atende às expectativas do cliente. Faça esse cálculo considerando todos os custos envolvidos na produção e na distribuição do seu produto, mas também sem tirar o olho do preço praticado pelos concorrentes.Definido o preço, chega a hora de promover o que você está vendendo. Sua empresa trabalha com estratégia de comunicação e divulgação dos produtos? Como você se planeja para mostrar o que oferece aos clientes? A empresa mantém um canal direto de comunicação com os seus clientes? Reflita sobre essas questões e crie um plano de ação para colocá-las em prática. O marketing e a promoção do seu negócio são o que separa você do sucesso nesse momento.

7. Conte com a ajuda de profissionais!

Especialmente para quem está começando, pode ser difícil encontrar o fornecedor certo, vender nos pontos mais promissores e levar o seu produto até os clientes. Por isso, contar com órgãos como o Sebrae pode fazer toda a diferença.Nesse sentido, uma alternativa importante para que as MPEs continuem expandindo seus negócios é o Comércio Brasil, um programa que busca identificar e gerar oportunidades de acesso a novos mercados para diversos tipos de micro e pequenas empresas do segmento B2B.O Comércio Brasil é um programa do Sebrae que surgiu para aumentar as vendas e a competitividade das pequenas e das médias empresas. O sentido é possibilitar ao empreendedor identificar novas oportunidades de mercado, ampliando sua rede de negócios. Para saber como seu pequeno negócio pode fazer grandes vendas, inscreva-se agora no Comércio Brasil e conte com a ajuda do nosso time para levar seu empreendimento ainda mais longe. Para saber mais sobre como participar, é só realizar a sua inscrição neste link. Não perca!

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