Como criar evento no LinkedIn e as vantagens da nova funcionalidade.

Compartilhe este conteúdo:
Com o objetivo de estruturar um networking on-line, aproximar pessoas e incentivar o desenvolvimento de empresas e carreiras, o LinkedIn é hoje uma das maiores redes sociais do mundo. Com mais de 575 milhões de usuários e 260 milhões de profissionais ativos diariamente, o LinkedIn é uma ferramenta excelente para quem busca evoluir profissionalmente. Criar eventos no LinkdeIn pode ser uma boa opção. 
Com o propósito de otimizar ainda mais as conexões profissionais e incentivar pessoas a se capacitarem e a trocarem experiências, o LinkedIn lançou uma nova funcionalidade em sua plataforma: o LinkedIn Events. Entenda melhor como ela funciona, quais as suas vantagens, como criar um evento no LinkedIn e como organizar um evento on-line.

Como criar um evento no LinkedIn

Se você quer saber como criar um evento no LinkedIn, basta seguir os seguintes passos:
  • Acesse a plataforma do LinkedIn e faça login.
  • Na página inicial, no menu esquerdo da tela, encontre a opção “Grupos” e clique em “Eventos +”.
  • Preencha o formulário do pop-up com o nome do evento, o link de divulgação, a data e o horário de início e fim do evento e a descrição. Defina sua visibilidade e, se houver, insira o site para a compra de ingressos.
  • Clique em “Criar”.
Pronto, seu evento foi criado!
Você também pode gerenciar o seu evento inserindo outras informações, como logo e foto de capa. Além disso, a funcionalidade permite não só criar eventos on-line, como também off-lines, usando a plataforma como meio de divulgação para esses. O passo a passo de como criar um evento no LinkedIn descrito acima pode ser utilizado tanto para a versão desktop da rede social como para a versão mobile e do aplicativo, seja IOS, seja Android.

LinkedIn Events

Não basta apena aprender como criar um evento no LinkedIn. É importante que você aprenda a utilizar todas as vantagens da ferramenta a seu favor. O primeiro passo é divulgar o evento e convidar as suas conexões para participar dele. Tanto os organizadores quanto os participantes podem enviar convites se a iniciativa for pública ou se há a permissão para isso em eventos privados. Outra possibilidade é compartilhar o evento no LinkedIn, quer dentro da sua rede, quer fora, divulgando o link de acesso em outras redes sociais.
Na funcionalidade do LinkedIn Events, os membros da plataforma podem assumir dois papéis: o de organizador, responsável pela criação e gestão do evento, ou o de participante, que vai comparecer a ele.
O organizador tem o papel de anfitrião, podendo alterar informações, convidar e remover pessoas, permitir acessos, adicionar outros organizadores e gerenciar o evento em si. Vale lembrar que, todas as alterações realizadas são notificadas aos participantes, facilitando a comunicação. Além disso, os eventos criados possuem feeds e espaços de discussão para os participantes, seja para conversar sobre a programação e a temática, seja para criar conexões, seja até mesmo para tirar dúvidas.

LinkedIn Lives

Embora a plataforma já ofereça aos usuários maneiras de como criar um evento no LinkedIn, ainda não é possível realizar a transmissão ao vivo nela. No entanto, a rede social já anunciou que a funcionalidade de lives está em fase de testes, disponibilizada no momento apenas a usuários que solicitam o acesso à plataforma, ou a assinantes dos serviços de soluções de Marketing do LinkedIn. Em todo caso, é possível esperar que em breve seja possível compartilhar vídeos em tempo real com suas conexões e facilitar a transmissão e criação de eventos na mesma plataforma.

Como organizar um evento on-line

Agora que você já sabe como criar um evento no LinkedIn, separamos também algumas dicas para que você possa oferecer um evento on-line de sucesso:
  • Determine um público-alvo para seu evento, elaborando o conteúdo de acordo com o perfil dos convidados.
  • Estabeleça qual o tipo de programação (webinar, video-aula, seminário, workshop). Assim, você terá uma noção do grau de interatividade necessária e tempo de duração.
  • Defina um objetivo para o seu evento on-line. Sua meta é atrair leads? Conectar pessoas? Atrair novos talentos para a sua empresa?
  • Crie uma descrição para o evento, que contenha horário, data, link para participação e um breve resumo do conteúdo abordado, assim como um perfil dos apresentadores.
  • Organize uma boa estrutura na apresentação. Essa etapa parece óbvia, mas uma grande parcela de eventos on-line sofre problemas por causa da má conexão da internet, da baixa qualidade da câmera, da apresentação com pouca visibilidade no mobile, de problemas de áudio, dentre outros.
  • Divulgue o seu evento em grupos e espaços virtuais frequentados por pessoas que preencham o perfil do seu público. Lembre-se, porém, de definir um limite máximo de pessoas, a fim de não pesar a conexão ou a ferramenta utilizada para a transmissão.
Aprendeu como criar um evento no LinkedIn? Confira também como fazer uma transmissão ao vivo para o seu negócio e continue aprendendo a otimizar sua presença digital e ampliar a qualidade dos seus eventos on-line.