Como formalizar facilmente uma startup com o Inova Simples – entrevista com Layla Caldas da Silva e Paulo Puppin Zandonadi.

Compartilhe este conteúdo:

As startups surgem de grandes ideias e normalmente resultam em negócios realmente inovadores. É comum vermos no mercado como alguns grandes nomes começaram nesse formato e, hoje, são líderes em seu segmento, empregam milhares de pessoas e acumulam muitos milhões de faturamento.

Mas como esse processo tem início?

Ter uma boa ideia e começar a estruturar um negócio não é o bastante. Para que dê certo de verdade, uma startup  precisa se formalizar.

A palavra “formalizar”, para muitos, pode assustar. Mentes inovadoras nem sempre querem lidar com o que parece formal demais. A boa notícia, porém, é que formalizar uma empresa pode ser muito fácil!

Esse processo é bastante facilitado por iniciativas como o Inova Simples, do Sebrae. Buscando explicar melhor essa grande oportunidade para startups que estão começando, entrevistamos a Layla Caldas da Silva, que é analista da unidade de políticas públicas do Sebrae e Paulo Puppin Zandonadi, que é analista/gerente adjunto de inovação do Sebrae.

Veja como essa novidade pode ajudar a colocar sua startup no mapa e projetar o seu negócio rapidamente  no mercado!

Antes de mais nada, o que é o Inova Simples? Como ele surgiu?

O Inova Simples é um processo bem simplificado para startups se formalizarem. Ele surgiu da necessidade de formalização rápida de startups para captar investimentos. Com o Inova Simples, a startup consegue obter o seu CNPJ de forma instantânea.

Alguns empreendedores e empresas menores, muitas vezes, não passam pelo processo de formalização do negócio. Tais empresas estão correndo algum risco?

Sim, as empresas informais correm o risco de ser fiscalizadas e de sofrer sanções em caso de operação irregular da atividade econômica. Além disso, é importante destacar que muitas oportunidades de negócio podem ser perdidas pelas empresas informais, uma vez que, para fornecer serviços/produtos a outras empresas ou ao governo, a empresa precisa estar formalizada e emitir nota fiscal.

E quais são os principais benefícios de formalizar uma empresa, mesmo que ela seja composta apenas de um micro empreendedor individual (MEI)?

No caso das startups, pode ser o diferencial para ela participar de algum programa de aceleração ou até de receber um investimento. Sem contar todos os outros benefícios comuns a qualquer outro tipo de empresa: segurança jurídica para operar, acesso a crédito, fechamento de parcerias, acesso a mercados, exame de pedido de patentes, dentre outros.

Que tipo de empresa pode participar do Inova Simples?

Podem participar do programa as empresas de caráter incremental ou disruptivo que se autodeclaram como empresas de inovação.

Quais são as vantagens específicas que o Inova Simples oferece para os negócios que o adotam?

O processo para obter o CNPJ é muito simplificado, o que torna a operacionalização de alguns serviços primordiais à empresa bem mais ágil e fácil, como o acesso a crédito e a própria comercialização de produtos ou serviços.

Quais são os dados ou documentos que os empreendedores precisam ter para se inscreverem no regime do Inova Simples?

Não é necessária a apresentação de nenhum documento para se inscrever no programa. Basta preencher o formulário de inscrição do Inova Simples no portal do governo federal. Posteriormente, o próprio sistema faz a conferência dos dados nas bases do governo, garantindo a segurança do processo.

Ainda pensando no público do programa, uma empresa já existente pode se inscrever no regime do Inova Simples?

Não. A participação no programa será constituída exclusivamente sob a natureza jurídica Empresa Simples de Inovação (Inova Simples), sendo vedada a transformação de natureza jurídica já existente para a Empresa Simples de Inovação.

Para finalizar, vale ressaltar que a inscrição no Inova Simples é gratuita e você pode fazer a sua agora! É só acessar o site e preencher os formulários a fim de inscrever a sua empresa. Veja como se inscrever no Inova Simples aqui!