Como usar o Twitter para crescer a sua empresa

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São mais de 330 milhões de usuários por todo o mundo. Mais de 45% usam a rede social diariamente, e 66% das pessoas a acessam uma vez por semana. Esse é um instrumento de comunicação na internet poderoso. Mas será que você sabe como usar o Twitter a favor do seu negócio?

 

Desde ajudar a divulgação da marca até funcionar como um SAC, a rede social de microblogging é fundamental para a estratégia digital. No entanto, engana-se quem pensa que o Twitter exige o mesmo tratamento que outros canais como Instagram, Facebook ou Tiktok.

 

Quer conhecer as características e como usar o Twitter para o seu negócio? Reunimos as principais informações neste artigo. Leia agora!

 

Como usar o Twitter: principais características 

  • O conteúdo dos posts é composto de mensagens curtas, com até 280 caracteres, como um microblog.

  • Além de textos, é possível usar outros formatos: imagens, vídeos e gifs.

  • É uma rede social conhecida pela agilidade das publicações: os assuntos e as notícias circulam com velocidade pelas mensagens.

  • As publicações na rede social não sofrem interferência dos algoritmos. Isso significa que as mensagens de um perfil são mostradas para 100% dos seus seguidores.

Como usar o Twitter: 7 dicas para trabalhar com a ferramenta

A linha do tempo do Twitter é formada por uma grande teia de tweets, isto é, por mensagens compartilhadas pelos mais de 330 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Com base nos conteúdos, as pessoas podem realizar quatro ações: 

  • comentar
  • retuitar
  • curtir
  • compartilhar

Ao descrever sua funcionalidade, a ferramenta parece simples. Trata-se, porém, de um canal eficaz para aproximação e relacionamento com o público. Saber como usar o Twitter é fundamental a fim de extrair todo o poder da ferramenta a favor do seu negócio. Vamos conhecer as dicas?

 

1. Crie um Twitter para empresas

Antes de avançar, alguns dados relevantes sobre como usar o Twitter:

Escolha um @ com a cara do seu negócio

Use até 15 caracteres, entre letras, números e símbolos especiais. O ideal é facilitar a identificação do perfil e associação ao seu negócio. Se você tem uma padaria, por exemplo, vá direto ao ponto ao escolher um “@” para o perfil na rede social.

 

Veja algumas contas que fizeram a escolha certa: 

  • @pontofrio
  • @SebraeMinas
  • @Magazineluiza

Escolha o nome do perfil

O perfil da varejista Magazine Luiza não adotou a marca como nome da conta. Quem assina a conta no Twitter da empresa é a “Lu do Magalu”, brand persona do negócio.

Veja:

É possível inserir caracteres especiais e emojis no nome da marca. Use a criatividade para escolher o nome que se adequa à cara do seu negócio.

 Crie uma bio atrativa

 

Uma dica de como usar bem o Twitter é criar uma bio que chame a atenção do público. São 160 caracteres para revelar o que é seu negócio, o que faz e por quê. Seja sucinto e entregue conteúdo de valor. Sim, um desafio!

 

Coloque seu logo

Não deixe de atualizar a imagem do perfil com o logo do seu negócio. Manter a identidade visual da marca na rede social é essencial para a consolidação da empresa e conferir credibilidade à conta.

 

2. Defina sua persona

Aprender como usar o Twitter visando fortalecer o negócio passa primeiro pelo planejamento. Por isso, antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, é preciso saber para quem vai ser destinada a mensagem.

 

Ou seja, é indispensável definir a persona que vai consumir as publicações no Twitter da marca. Ter traçado o perfil de cliente ideal vai servir como uma bússola para guiar todo o planejamento de conteúdo destinado à rede social.

 

3. Mantenha sua timeline ativa

Diferentemente do Instagram e do Facebook, que pedem uma periodicidade de postagem menor, o Twitter exige constância nas mensagens. Pelo perfil mais ágil e antenado com os temas em alta, os negócios precisam se fazer presentes diante da enxurrada de informações que os usuários recebem dia a dia.

 

A cada novo tweet, menos chances o seu tem de aparecer na linha do tempo do seu seguidor. À medida que as atualizações ocorrem, as postagens mais antigas tendem a sumir. Por isso, manter a conta ativa é essencial para quem quer saber como usar o Twitter a favor do negócio.

 

4. Use hashtags da sua área

As hashtags são agrupadores de assuntos no Twitter. Elas tornam os posts rastreáveis por tema e aumentam as chances de um conteúdo viralizar. Não à toa esta é uma das boas práticas de como usar o Twitter: colocar no máximo duas hashtags nas publicações.

 

Aliás, você já ouviu falar em Trending Topics? É o espaço que agrupa os temas mais comentados no Brasil (ou no mundo) de um momento e onde pode aparecer uma hashtag viralizada.

 

Imagina o alcance de uma campanha do seu negócio se uma das hashtags escolhidas por você sobe para os Treding Topics? Ou imagine ainda se você surfa na onda de uma hashtag que está entre as mais comentadas da rede social? Fique atento às hashtags. Vale a pena acompanhar aquelas em alta.

 

5. Interaja com o público

Uma das maneiras mais eficazes de como usar o Twitter diz respeito ao relacionamento com o público. Aproveite o espaço para se aproximar das pessoas, responder a tweets, dar RT em publicações interessantes ao negócio, etc. O foco é suscitar conversas genuínas e gerar uma conexão com a audiência.

 

Veja um bom exemplo de abordagem da Coca-Cola e do Ponto de modo a interagir com os clientes:

 6. Monitore o que os clientes dizem sobre a marca

A rede social é uma ótima fonte de busca da reputação de uma marca. Afinal, com uma pesquisa no Twitter, é possível descobrir as menções que os usuários estão fazendo do negócio e em qual contexto elas acontecem. E esse é um bom termômetro para avaliar como anda a relação entre os consumidores e o negócio, correto?

Prestar atendimento também é uma importante forma de como usar o Twitter. Cada vez mais, os consumidores se dirigem até os perfis comerciais com intenção de resolver problemas, tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões. Fundamental é que o negócio esteja preparado para prestar um atendimento com rapidez e eficiência.

Veja como é o suporte do Banco Inter no Twitter:

 

Pronto! Agora você sabe exatamente como usar o Twitter em prol da sua empresa. Se este post foi útil para o seu negócio e você está interessado em aprender mais, não deixe de conferir nosso post com as principais tendências para as redes sociais em 2021.