Dicas de marketing nas redes sociais para a Black Friday

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A Black Friday já virou um momento que empresas e consumidores brasileiros esperam todo ano. Para ter uma ideia, as vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5 bilhões de reais, representando um volume 31% maior do que o do mesmo período de 2019, segundo levantamento da Neotrust / Compre&Confie. 

O evento não para de fazer sucesso, e, quem quer usá-lo para vender mais, não pode perder tempo! Além de verificar a estratégia de vendas e preparar o estoque, o marketing voltado à Black Friday deve ser bem planejado.

No marketing especial para a Black Friday, as redes sociais podem ser aliadas poderosas com o propósito de chamar a atenção do cliente e divulgar as promoções da data. Pensando nisso, você deve estar se perguntando: como usar as redes sociais para a Black Friday?

É isso que vamos te contar agora!

Dicas para a Black Friday: o que fazer nas redes sociais da empresa

As redes sociais, na Black Friday, podem ser úteis a várias funções. É importante deixar claro, antes de mais nada, que as mídias sociais vão além de espaços para postar fotos e vídeos divulgando suas ofertas. Veja o que mais você pode (e deve!) fazer para usar as redes a seu favor na Black Friday.

1. Prepare seus perfis!

De acordo com o eMarketer, o Facebook é a rede social que mais encaminha usuários/clientes aos sites de comércio eletrônico. Mas outras redes, como Instagram, Twitter e Pinterest, também são relevantes e podem levar clientes a comprar.

Além disso, se você está tentando alcançar um público jovem, usar o TikTok para marketing também pode fazer a diferença.

Certifique-se de levar em consideração o desempenho pessoal de sua marca em cada um desses canais que quiser utilizar. Atualize suas fotos de perfil, fotos de capa e links de compras para destacar sua promoção da Black Friday. Pense em quem usa cada canal e divulgue o conteúdo que mais atrairá sua atenção. No Instagram, considere o uso de postagens sinalizadas, como produtos, e na aba “Loja” para impulsionar as vendas diretamente na plataforma.

Leia também as 10 dicas de como fazer sucesso no Instagram, segundo a Bella Falconi.

2. Responda com agilidade

Como dissemos, sua estratégia de mídia social da Black Friday não é apenas “empurrar” promoções. É também uma questão de atendimento ao cliente. E é extremamente importante acertar.

A Black Friday é um dos dias de compras mais movimentados do ano, então esteja preparado para um fluxo de mensagens, comentários e postagens com todos os tipos de perguntas sobre produtos. Se não responder a essas em tempo hábil, você começará a receber reclamações e  questionamentos em suas postagens promocionais. 

Responder rápido a essas pessoas ajuda você a fornecer um ótimo serviço, promover a confiança e nutrir a interação com seus seguidores. Afinal, a mídia social tem a ver com ser social!

Uma dica importante para quem quer interagir com o cliente, mas sem abusar, é: não exagere. Clientes podem rapidamente se tornar imunes a um fluxo das chamadas “ofertas por tempo limitado”. Moderação é a chave para o sucesso aqui. Teste algumas frases que chamem a atenção e veja o que funciona pra você, em vez de bombardear seu público com constantes discursos de vendas.

3. Crie um senso de urgência

A Black Friday é um período de muito pouco tempo para tantas promoções, não é mesmo?

Em apenas 24 horas de descontos, seu cliente tem de entender que sua chance pode passar se ele não comprar logo. Por isso, tente criar um senso de urgência em torno de suas incríveis ofertas da Black Friday. Comece cedo e certifique-se de que os clientes saibam que o que você está anunciando estará disponível apenas por um período limitado ou enquanto durarem os estoques.

Você certamente deseja manter seus clientes atentos. Faça-os querer comprar assim que sua oferta estiver disponível, nem um minuto depois. Mantenha o entusiasmo dando a seus seguidores uma prévia do que está por vir.

Você pode usar uma estratégia que contenha e-mail marketing, postagens em blogs e, é claro, postagens em mídias sociais para fazer isso. Torne isso divertido – inclua contagens regressivas ou seja criativo revelando a oferta aos poucos por meio das Histórias do Instagram.

4. Planeje e agende o conteúdo com antecedência

Essa dica pode até parecer óbvia demais, mas é sempre bom ter um lembrete para não esperar até o último momento.

Com a aproximação da Black Friday, os proprietários das lojas terão uma lista interminável de tarefas pendentes. Portanto, organize suas publicações e anúncios sociais com bastante antecedência. 

Isso permitirá que você publique conteúdo social consistente e criativo, não importa quão ocupado esteja. No Gerenciador de anúncios do Facebook, que também engloba o Instagram, você também pode criar e agendar anúncios com antecedência; assim não se esqueça disso e já comece a planejar o que for postar e quando entra cada conteúdo na pauta.

5. Crie postagens exclusivas para redes sociais

A criação de conteúdo exclusivo voltado à mídia social dá às pessoas um motivo para segui-lo. Caso contrário, eles podem perder o interesse em você.

Publique “spoilers” das suas promoções, ofertas exclusivas e conteúdos que mostrem um pouco dos bastidores enquanto se prepara para a Black Friday. Como a mídia social envolve comunicação bidirecional, você também pode compartilhar postagens e enquetes em busca de feedback e opiniões.

A mídia social é ideal para promover produtos orientados  ao estilo de vida, como roupas e beleza. Portanto, antes da Black Friday, compartilhe guias de presentes interessantes que farão as pessoas pensarem antecipadamente sobre as compras de Natal, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de transformar navegadores casuais em compradores da Black Friday.

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