Dicas para criar um calendário de redes sociais

Compartilhe este conteúdo:
A rotina de quem empreende é bem agitada. São várias funções acumuladas, e, por vezes, as atividades não cabem em um dia inteiro. Dentre elas, cuidar da presença digital do negócio. Com a rotina, a divulgação da empresa costuma ficar comprometida se não há um tempo dedicado para planejar um calendário de redes sociais.
 
Você já ouviu falar dessa ferramenta? O calendário de redes sociais é usado por grandes marcas para organizar a produção de conteúdo de qualidade. Por ser um recurso simples, acessível e ao mesmo tempo eficaz, ele também pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja divulgar e vender seus produtos pelas redes sociais.
 
Profissionais autônomos, micro e pequenas empresas… todos podem ter em mãos um calendário de redes sociais a fim de turbinar a presença nos canais digitais. Neste artigo, mostramos dicas práticas para você começar a planejar o seu. Boa leitura!
 

O que é um calendário de redes sociais?

 
 
É um documento que reúne todas as publicações planejadas que deverão entrar nas redes sociais do seu negócio. É um recurso visual e acessível que permite a visualização de ideias, formatos, imagens e legendas a serem compartilhados na internet.
 
Ele pode ser montado em uma planilha de Excel ou até mesmo em um calendário virtual que possibilita a edição de informações.
 

Por que ter um calendário de redes sociais?

 
No dia a dia corrido, nem sempre sobra tempo para pensar em posts criativos direcionados às redes sociais do seu negócio. Contudo, negligenciar a presença da empresa nesses canais é diminuir as chances de atrair e de se relacionar com os potenciais consumidores do seu produto.
 
Conheça as vantagens de investir em um calendário de redes sociais.
 

Mantém a frequência nas postagens

 
 
O planejamento evita surpresas desagradáveis na produção de conteúdo. Nem sempre a criatividade está em alta. Nem sempre há posts prontos para serem publicados. Com a pauta bem definida, você consegue organizar as publicações e garantir a periodicidade nas postagens.
 
Saiba: a frequência com a qual seu negócio aparece é determinante para a entrega de conteúdo feita pelos algoritmos das redes sociais. Por que não investir em um planejamento mensal?
 

Aumenta a qualidade das postagens

 
Geralmente, quando não há um calendário de redes sociais, as pessoas postam qualquer coisa apenas para não deixar a conta parada. O que se dá é que um conteúdo feito às pressas jamais vai ter a mesma qualidade de uma postagem bem planejada. Ainda mais quando se trata da rotina agitada de um pequeno empreendedor.
 

Facilita a conexão com o público-alvo

 
Redes sociais são espaços de interação. Pensar o conteúdo que vai despertar o interesse do público do seu negócio e aumentar a confiança do consumidor com a marca é tarefa que demanda tempo.
 
Por esse motivo, separar um tempo para planejar o calendário de redes sociais não deve ser uma demanda negligenciada. Ela vai ajudar você a aumentar sua presença no mercado e a atrair novos clientes.
 

Como fazer um calendário de conteúdo para as redes sociais

 
São três passos simples para criar seu calendário de conteúdo voltado às redes sociais. Com esse tutorial, temos certeza de que você vai alavancar sua produção de posts e trazer mais consumidores para o seu negócio. Vamos conhecê-los?
 

1 – Conheça seu público

 

Você sabe definir o perfil das pessoas que o seu negócio atende? Descobrir as dores, as necessidades, os objetivos e os desafios do seu público-alvo é o primeiro passo para construir um calendário de conteúdo eficiente para as redes sociais.

 

Afinal, com a intenção de estabelecer o canal e saber o tipo de publicação que tem mais chances de agradar sua audiência, é essencial conhecê-la. Aqui estão algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar:

2 – Defina o canal

 

Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, Clubhouse… eventualmente, surge no mercado uma nova rede social. Sem dúvidas, é impossível para o pequeno empreendedor marcar presença em todas.
 
 
Por isso, você deve escolher um ou dois canais na hora de criar uma conta do seu negócio. Não só pela disponibilidade de tempo para administrar, mas também pelo motivo mais importante. Estar nas redes sociais onde o seu público-alvo mantém uma conta.
 
 
Com a persona ou o mapa da empatia do seu consumidor em mãos, vai ficar mais fácil encontrar o canal que mais se encaixa com o perfil do seu cliente.
 
 

3 – Defina quais formatos e datas vão ser usados

 
 
Cada rede social tem uma forma específica de funcionar. O Instagram e o TikTok são voltados ao compartilhamento de vídeos. O Facebook, por sua vez, permite a criação de grupos; o compartilhamento de textos, imagens e vídeos, bem como a criação de enquetes. Já o LinkedIn é uma rede social voltada para o networking profissional.
 
 
Levando em conta as características do seu público e do tipo de publicação que funciona em cada um dos canais, você já pode começar a construir, de fato, seu calendário de redes sociais.
 
 
Um bom documento reúne:
  • Formato da publicação
  • Conteúdo a ser compartilhado
  • Data e horário previstos para a postagem
  • Ideias de posts
  • Datas comemorativas importantes para a audiência

     

Ferramentas para criar um calendário de redes sociais

 
 

Você pode fazer o seu calendário de conteúdo onde desejar: em post-its, em uma agenda física ou usando um dos dois recursos descritos abaixo, completamente gratuitos.

 

Excel ou Google Sheets

 

Ambas as ferramentas de edição de planilhas permitem a criação de calendários para o controle de publicações. É possível organizar as abas por mês ou por ano, ou seja, da maneira mais adequada para a visualização.

 

Google Calendar

 

Se você possui um e-mail Google, você pode usar essa funcionalidade gratuita para criar um calendário de redes sociais. Com poucos cliques em cima do calendário virtual, você pode criar eventos e lembretes sincronizados com a caixa de entrada.

 

Dessa forma, você consegue não só visualizar os posts previstos, como também ser lembrado do momento exato de fazer a publicação. Maravilha, não é mesmo?

 

Pronto! Agora você já sabe o que é, como fazer e quais ferramentas usar para construir seu calendário de redes sociais. A fim de continuar o aprendizado e descobrir ainda mais dicas para divulgar seu negócio, confira agora nossa entrevista completa com Rafael Kiso, fundador da Mlabs, ferramenta de automação da gestão das redes sociais.