Entenda o Marketing de Afiliados

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Bom para quem deseja ganhar dinheiro na internet, ótimo para quem tem algo a comercializar e quer alavancar as vendas. O Marketing de Afiliados é uma relação ganha-ganha, em que o empreendedor tem seu serviço ou produto divulgado por outra pessoa e paga comissão por cada venda.
É um desdobramento do Marketing Digital, que tem se destacado nos últimos anos como uma forma de chamar a atenção do público exato que o empreendedor deseja atrair em relação ao seu negócio. Além disso, a estratégia amplia os canais de divulgação do produto e traz um ótimo custo-benefício às vendas, já que o criador do produto ou serviço remunera seu afiliado apenas pelos itens comercializados.
Parece um pouco confuso, certo? Mas não é. Continue a leitura para entender exatamente o que é, como funciona e quem pode adotar o Marketing de Afiliados.

Marketing de Afiliados: os diferentes papeis

O primeiro passo buscando compreender como se dá o Marketing de Afiliados é conhecer os personagens dessa estratégia. São três. Veja:
– Produtor
Responsável pelo produto ou serviço. Podem ser grandes empresas, comerciantes ou um pequeno empreendedor. A característica desse papel é ser o fornecedor do produto ou serviço que está sendo disponibilizado na internet.
Uma Escola de Fotografia, por exemplo, pode oferecer um curso de Edição de Imagens para iniciantes na versão on-line.

– Afiliado

Não cria ou detém aquilo que é comercializado. É responsável somente pela divulgação do produto ou serviço do produtor ao qual escolheu se associar. Como seu papel é atrair consumidores para a compra dos itens, ele precisa construir audiência e autoridade no tema em que se propôs a divulgar a fim de conseguir alavancar as vendas do produtor. O afiliado ganha dinheiro por meio da comissão por cada produto vendido.

– Consumidor

É quem faz o negócio girar. Compra o produto ou serviço do produtor por meio da divulgação dos afiliados.

Como funciona o Marketing de Afiliados

Não sei se já está claro, mas o Marketing de Afiliados é uma versão mais atualizada dos antigos programas de comissão por venda de produtos físicos. A cada negócio, o afiliado ganha um percentual da transação. Na prática, funciona assim:
1º O produtor lança um produto ou serviço na internet e abre o seu Programa de Afiliados.
2º O afiliado se associa e promove o item por meio dos próprios canais de comunicação com a audiência.
3º O cliente realiza a compra.
4º A origem da venda é rastreada.
5º O produtor recebe o dinheiro.
6º O afiliado ganha a comissão combinada pela venda.

Por que o Marketing de Afiliados é bom para o produtor e o afiliado?

 

Em se tratando do afiliado, é uma maneira de monetizar os canais de comunicação com a própria audiência, como sites, redes sociais, canais no YouTube e blogs, sem a necessidade de criar um serviço ou produto. Além disso, eles geralmente se associam a produtos cuja área converge aos interesses do seu público, aumentando as chances de venda.
Por exemplo, um site de Reviews de Smartphones têm grande potencial de converter seus seguidores em compradores de produtos relacionados à tecnologia. Então, se quiser ganhar dinheiro com a internet, é mais provável que o dono desse veículo se torne um afiliado de itens na área na qual tenha autoridade.
Já no que diz respeito ao produtor, é uma ótima chance de ampliar a divulgação dos seus produtos de maneira assertiva. Por meio dos afiliados, ele alcança a persona do negócio e não precisa se preocupar constantemente com as ações de divulgação visando alavancar suas vendas. Outra vantagem é o pagamento das comissões somente em casos bem-sucedidos do negócio.

Plataformas de Marketing de Afiliados

Seja você um produtor, seja você um afiliado, se quer ganhar dinheiro com a internet, hoje, há diversas plataformas que viabilizam o uso do Marketing de Afiliados de forma sistemática. Conheça algumas dessas ferramentas.
  • Hotmart: plataforma on-line focada em infoprodutos, ou seja, cursos, oficinas, clubes etc. As comissões podem chegar a 80%.
  • Monetizze: dedicada tanto a produtos digitais quanto físicos, a plataforma reúne um Catálogo de diversos nichos para o consumidor.
  • Eduzz: é a ferramenta mais nova no mercado, com todas as funcionalidades para quem deseja ganhar dinheiro com a internet.

Marketing de Afiliados: como divulgar produtos

Lembra-se dos três personagens dentro do cenário do Marketing de Afiliados? O papel do produtor é criar um item comercializável (evento, curso, audiobook, consultoria) e disponibilizá-lo na internet. O do consumidor, claro, é comprar. Mas e o papel dos afiliados, como será que são realizadas a divulgação e a venda dos produtos aos quais ele está associado?
Com vistas a ser um afiliado de sucesso, é essencial ter canais diretos de comunicação com o público. Podem ser redes sociais, e-mail ou blog — falaremos mais disso no próximo tópico. No entanto, antes de começar a disparar os links de compra, é preciso investir na construção de uma audiência e da autoridade no tema em questão. E isso não se faz da noite para o dia. É uma estruturação elaborada aos poucos, a fim de gerar valor e confiança na relação entre o mensageiro e o receptor do conteúdo compartilhado.
Pesquisas comprovam que os consumidores levam em consideração a opinião dos seus influenciadores antes de decidir comprar algum item. Lembre-se: afiliados são influenciadores de comportamento e, claro, de compra. Por isso, esteja atento em alinhar o conteúdo que você oferece àquilo do qual sua audiência tem interesse em saber. Antes de vender, é necessário gerar valor às pessoas.

Canais para divulgar

 

Agora que você já entendeu a importância de construir uma audiência com a autoridade no assunto à qual deseja se associar, conheça os principais canais de divulgação dentro do Marketing de Afiliados.

– Site ou blog

Ideal para reunir informações bem completas sobre um tema, o blog é o canal mais utilizado dentro do Marketing de Afiliados. Isso porque as possibilidades são muitas: é viável trabalhar com otimização para as ferramentas de busca, mesclar texto a imagens e elementos audiovisuais, bem como personalizar a identidade visual com a proposta do negócio.

– Redes sociais

Muito comum entre influencer digitais, redes sociais como Instagram e Facebook são uma ótima vitrine em relação às vendas do Marketing de Afiliados. Elas são o canal por onde milhões de pessoas passam boa parte do tempo e se aproximam daqueles cujo estilo de vida admiram. Um fator preponderante para quem deseja influenciar a decisão de compra.

– E-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail está com seus dias contados. Utilizar estratégias de e-mail marketing para divulgar produtos é ideal a fim de segmentar os clientes na jornada de compra. Aqui o conteúdo também é rei. Não adianta encher a caixa de entrada do seu mailing se você não pode entregar informações valiosas a ele, que vão além dos links de venda.
O Marketing de Afiliados é uma relação ganha-ganha para quem deseja ganhar dinheiro com a internet, seja como produtor, seja como afiliado. O essencial em qualquer um dos papéis é o compromisso e o cuidado em gerar valor ao consumidor, em atraí-lo na direção do conteúdo, serviço ou produto que tenha um potencial enorme de sanar suas dores.
E, então, quer saber mais das possibilidades do Marketing Digital para o seu negócio? Veja mais posts sobre o assunto no nosso blog.