Evoluir como empreendedor na mesma velocidade do negócio

Compartilhe este conteúdo:

Seu negócio está em pleno crescimento, mas você tem dificuldade de evoluir como empreendedor conforme o ritmo que a sua empresa parece estar tomando? Se esse é um problema que está vivenciando, o ideal é que, enquanto empreendedor, você aprenda a acompanhar o ritmo e a adaptar sua rotina.

 

Com o propósito de que isso ocorra, os caminhos são diversos: pode ser através de maior interação com os funcionários ou até por meio de uma mudança de mindset.

 

Para que você tenha sucesso na sua jornada empreendedora, mostraremos esses e outros pontos que vão  auxiliá-lo a evoluir de acordo com a velocidade de crescimento do seu negócio. Siga a leitura!

 

Comece a delegar tarefas

Muitos já ouviram falar do mito do empreendedor super-herói, que acha que dá conta de tudo sozinho.  Contudo, esses se esquecem de que ainda são humanos e que têm limitações, boa parte delas relacionada ao fato de que é impossível abraçar mil tarefas ao mesmo tempo e executar todas com perfeição.

 

Dicas para aprender a delegar

  • Delegar tarefas é essencial na vida de todo empreendedor, uma vez que são responsabilidades que você passa adiante a pessoas com competência suficiente para resolver.
  • Sabemos, porém, que a tarefa, muitas vezes, não é fácil. Por isso, elencamos aqui algumas dicas e premissas a fim de ajudar você a ter mais tranquilidade em passar certas demandas para a frente. Veja:
  • Todo mundo têm limites do que consegue ou não fazer e cada um em tempos diferentes.
  • Não permita que sua produção tenha gargalo.
  • Se algo não estiver avançando e você perceber que é por sua culpa, delegue a atividade.
  • Você não sabe de tudo e, mesmo se soubesse, é sua função, como líder, repassar esse conhecimento para que outros também executem tão bem quanto.
  • Contrate pessoas melhores que você.
  • Dê autonomia; isso motiva as pessoas, e, em contrapartida, você tem mais tempo para resolver o que não pode delegar.
  • Acompanhe suas equipes tanto de liderança quanto de delegação.

 

Confiança é a chave da delegação e é construída de forma simples: alinhando seus objetivos e suas expectativas com seus colaboradores. Isso te proporcionará trabalhar de forma mais clara e obter os resultados que espera em cada tarefa delegada.

 

O fundador da Pitzi, Daniel Hatkoff, diz que, para garantir uma entrega de excelência, é preciso unir as habilidades com o obstáculo: “Aprendi que pessoas inteligentes são inteligentes de formas diferentes […]”

 

E complementa esclarecendo que o empreendedor só precisa identificar o trabalho que cada pessoa faz muito bem, para que, dessa forma, consiga colocar a pessoa no desafio certo para ela voar.

Aprenda a ser um bom líder

Um time de alto desempenho faz a empresa crescer, e a boa performance começa pelo empreendedor e por sua forma de liderança. É papel do líder garantir que todos os colaboradores estejam em campo, em suas posições e unidos para um só objetivo: fazer o negócio evoluir.

 

Construir uma equipe fortalecida passa por diversos desafios; então, como se certificar de que todos estão na mesma direção?

 

Dicas para ser um bom líder

  • Defina metas e garanta que todos saibam para onde estão indo.
  • feedback sobre o colaborador e os impactos do seu trabalho de ponta.
  • Não contrate alguém apenas porque precisa, busque a pessoa ideal.
  • Valores e cultura da empresa são essenciais para seleção.
  • Às vezes demissões são necessárias para peneirar a equipe, e isso requer transparência e respeito.
  • Não demore muito para desligar a pessoa da equipe se a decisão estiver tomada.
  • Seja flexível e aberto, para que todos sintam que o ambiente de trabalho transmite transparência. Dessa forma, os colaboradores vão executar as atividades com maior clareza e vontade.
  • Seja um líder que preza os valores da empresa desde o primeiro contato com o candidato e ao decorrer do trabalho com todos os colaboradores. Essa é uma prática para uma liderança de sucesso.

 

Saiba buscar investimentos

Empreender no Brasil é enfrentar desafios constantes. Como atrair novos investidores e mais capital para a operação é um deles. Buscando evoluir como empreendedor, é preciso saber como atrair capital para o seu negócio. Confira nossas dicas!

 

Dicas para atrair investimentos para o seu negócio:

  • Não se intimide com a concorrência, busque alternativas para ser melhor.
  • Saiba que toda crise esconde grandes oportunidades.
  • Todos os estágios de captação são difíceis, assim, busque saber o que o investidor procura e mantenha sua empresa em ordem para apresentá-la a fim de gerar esse capital.
  • Faça networking e construa uma rede que te leve mais longe.
  • Busque parceiros que possam ajudar a escalar o negócio, que ofereçam soluções tecnológicas para facilitar o seu crescimento.
  • Mostre que você tem equipes comprometidas e adaptáveis às constantes mudanças de mercado.

 

Monte times de alto desempenho

Busque colaboradores com sentimento de dono, assim você terá parceiros diários com o mesmo foco. Além disso, trabalhe bem as etapas de recrutamento e seleção, a fim de encontrar os colaboradores adequados para cada função. Contar com um time bem capacitado e alinhado aos valores do negócio é o primeiro passo para possibilitar a sua evolução na qualidade de empreendedor.

 

Tome decisões baseadas em dados

Muitas vezes o caminho do empreendedorismo é desafiador, o que faz com que os obstáculos acabem deixando dúvidas se você deve continuar. Nem sempre o próximo passo fica claro.

 

Uma boa prática para lidar com momentos como esse é usar os dados objetivando embasar ações. Sem achismos ou sem ser levado pela emoção, a ideia é encontrar informações sólidas que ajudem a nortear o futuro do negócio. Isto é investir na cultura Data Driven.

 

Inove

Tenha um propósito claro, monte uma equipe focada e com autonomia e seja um líder diferenciado. Busque soluções inovadoras que possam contribuir para o desempenho da operação: capacitações, metodologias ágeis, startups, ferramentas ou recursos. Assim poderá fazer sua empresa ser destaque no mercado e, como empreendedor, vai evoluir na mesma velocidade.

 

Quer saber mais dicas para evoluir como empreendedor e alavancar sua operação? Leia agora mesmo nosso post com 5 pontos nos quais o pequeno negócio deve focar.