Tendências e Ferramentas

Você está por dentro de todas as tendências de Marketing Digital do momento? Provavelmente, não. Afinal, são tantas as mudanças que vêm ocorrendo que fica difícil a gente se manter atualizado.

Ainda assim, investir nisso é fundamental. A Inovação é responsável por transformar negócios: uma pesquisa mostrou que 85% dos consumidores acham importante que as empresas sejam inovadoras.

Assim, para ajudar você na jornada de entender as tendências de Marketing Digital e aplicá-las de forma prática, listamos os principais recursos inovadores, bem como ferramentas que ajudam a implementá-los. Confira!

Podcasts como ferramenta de Marketing

Nos últimos tempos, os podcasts têm surgido como um meio importante de criação de conteúdo. Especialmente para quem deseja contar histórias e ter uma relação próxima do cliente ou do ouvinte. O melhor é que eles podem estar inseridos na vida das pessoas em momentos em que elas estejam fazendo outras coisas, como lavar louça ou limpar a casa. Na verdade, quase metade do tempo ouvindo podcasts se dá em casa.

Mas não é interessante começar um podcast sem estratégia e equipamentos adequados. Para isso, acesse nosso e-book que fala sobre o passo a passo para investir em podcasts para seu Marketing.

Se quiser apenas dar uma olhada na possibilidade de investir em podcasts antes de investir na estratégia, veja também este artigo que discursa sobre o funcionamento desses conteúdos e os benefícios.

Marketing com influencers

Costumamos acreditar mais na propaganda de quem nós confiamos. Os influencers, ou influenciadores, são personalidades referência em diversos assuntos que cativam uma audiência e criam um público de alto engajamento.

Como as marcas definem quem serão os influenciadores?

Alinhamento de valores: para formar parcerias com as marcas, não basta ter “match” com os produtos ou serviços. Também é necessário ter valores parecidos, que não firam a imagem da marca.

Quantidade de seguidores: dependendo da estratégia, é preciso sim escolher influenciadores que engajam audiências muito grandes. Entretanto, essa não é a regra. Existem também os microinfluenciadores ou até nanoinfluenciadores, que têm públicos pequenos, mas muito engajados.

Você pode lançar mão desses influenciadores, dentro do assunto de interesse dos seus clientes, e divulgar seus produtos. No entanto, não basta se orientar apenas por número de seguidores.

A marca de produtos de cabelo Seda lançou linhas de produto em parceria com influenciadoras, que não só divulgaram os produtos, mas participaram de sua concepção.

Uma novidade: a participação de influenciadores como cocriadores tem se tornado cada vez mais comum. Eles não só recebem a estratégia, como também fazem parte da concepção das ações.

Mobile em todas as áreas da vida

Mais de 140 milhões de brasileiros utilizam a internet pelo celular. Os aparelhos móveis se tornaram parte da vida das pessoas e é por meio deles que elas fazem compras, comunicam-se, executam tarefas do cotidiano e até aprendem.

Pensando nesse cenário, o Google já lançou uma atualização do algoritmo de SEO que prioriza páginas com boa experiência mobile. Assim, se seu site não investe nesse potencial, você certamente está perdendo vendas.
Da mesma forma, investir em Marketing focado nos dispositivos móveis é uma estratégia importante.

Veja aqui como criar ações de Mobile Marketing e qual é a sua importância.

Gif Social Media by Dennis Moor. Fonte.

Inteligência Artificial e Realidade Aumentada

Essas tecnologias têm presença garantida em listas de tendência nos últimos anos. Ambas trouxeram muitas oportunidades para negócios, e seu potencial ainda não foi completamente explorado.

Mesmo que você não tenha muitos recursos para investir, é possível criar “bots” com tecnologias de Inteligência Artificial com facilidade, em plataformas específicas, como a Blip, por exemplo. Já a Realidade Aumentada está no nosso dia a dia, com filtros do Instagram e do TikTok. Existe a possibilidade de utilizar isso a fim de apresentar produtos e construir um relacionamento mais duradouro com o cliente.

Confira como pequenas empresas usam a Realidade Aumentada e como aplicar a Inteligência Artificial no seu negócio.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma ferramenta de distribuição de links que traz benefícios tanto para quem vende quanto para quem os publica.

Funciona assim: uma empresa lança seu Programa de Afiliados. Por meio de links personalizados, quem produz conteúdo na internet pega esses links e os divulga em sua rede. Toda vez que um usuário fizer uma compra por meio daquele link, a pessoa responsável pela divulgação recebe uma comissão.

Entenda mais do Marketing de Afiliados e como fazer parte dele..

Como o Marketing de Afiliados funciona

QR Code no compartilhamento de conteúdo

O QR Code pode ser denominado “evolução do código de barras”. Utilizado para transmitir informações há muito tempo, ele sem dúvida será uma das chaves da sua Estratégia de Marketing. Vimos isso ocorrer durante as “lives” de música promovidas desde o início da pandemia, por exemplo.

De fácil leitura por meio das câmeras de celular, esse pode ser um integrante fundamental das suas peças de Marketing e até mesmo em relação à parte financeira, sendo uma forma fácil de realizar pagamentos. Veja aqui como utilizá-lo.

Veja aqui como utilizá-lo.

Vídeos curtos

Os usuários têm pressa e querem consumir conteúdos rápidos, divertidos e de fácil entendimento. Isso tem ficado claro com a inserção dos vídeos curtos na nossa vida: o TikTok despertou o lado criativo de milhões de pessoas e se tornou uma das redes sociais de maior crescimento.

Com isso, veio também o Reels, do Instagram, ou seja, um novo formato de conteúdo dentro da plataforma que já oferece outros tipos, como Stories e o próprio Feed. O YouTube também entrou na jogada com o YouTube Shorts, ou melhor, aplicativo com câmera integrada que permite a gravação de vídeos de até 60 segundos, buscando maior conexão com a audiência. Tal funcionalidade ainda não foi lançada, mas já promete muito.

Veja como investir em Vídeo Marketing mesmo que você tenha um valor baixo disponível para tal.

Pesquisa por Voz

Ela existia nos assistentes de smartphone como a Siri, mas agora a Pesquisa por Voz está ainda mais popular por meio de assistentes como a Alexa. De que forma, porém, isso influencia a sua Estratégia de Marketing?

É possível investir na otimização de mecanismos de busca pensando na Pesquisa por Voz. A escolha de palavras-chave mais ligadas à nossa oratória é um exemplo

Saiba aqui como se preparar para essa nova fronteira do SEO.

Como o Google Assistant funciona.

Proteção dos Dados

A Proteção dos Dados não é mais tendência; na verdade, tornou-se obrigação. As empresas hoje têm muitos dados de seus clientes, e a legislação já se alterou, com a LGPD, para abraçar essa realidade.

Contudo, proteger os dados dos seus clientes não diz respeito apenas a uma regra. Você também pode utilizá-la como diferencial, demonstrando a seus clientes como se preocupa com essa questão.

Entenda aqui a LGPD e como utilizá-la para alavancar seu Marketing.

Marketing baseado em dados

Com a competição cada vez mais acirrada no mercado, você não vai querer apostar na “sorte” ou no “feeling” para definir suas Estratégias de Marketing, não é mesmo? É por isso que, com ferramentas de análise especializadas à disposição, é possível entender o comportamento do seu consumidor e investir em ações mais seguras.

Para saber mais sobre como tornar seu Marketing mais inteligente por meio dos dados, leia esta entrevista com um especialista no assunto.

Empatia

Já imaginou como a empatia pode ajudar a entender o que o cliente sente e precisa? Compreender as necessidades do seu público é a chave para criar estratégias de Marketing Digital eficientes. Afinal, as pessoas procuram a sua empresa em busca da solução de seus problemas, e não de seus produtos em si.

Entretanto, como se colocar no lugar do cliente? A boa notícia é que existe uma ferramenta própria para mapear as necessidades do usuário. O Mapa da Empatia determina o “olhar por trás” de quem procura pela sua empresa, com os pensamentos, o que ouve, o que vê e fala.

Conheça o Mapa da Empatia aqui e comece a utilizá-lo.

Marketing de Comunidade

A internet é o ponto de encontro de pessoas com interesses em comum e que não se conheceriam de outra forma, rompendo as barreiras físicas. No entanto, com tanta informação disponível, fica cada vez mais difícil encontrar a própria comunidade.

Você, como empresa, pode e deve fazer parte disso. Outra tendência é o “Marketing de Comunidade”, isto é, quando marcas investem na criação dessas comunidades e incentivam a troca de informações e a participação. Durante a pandemia, isso tem ficado mais evidente, uma vez que as pessoas precisaram ficar em isolamento social e acabaram recorrendo à internet em busca de apoio e passatempo.

Propósito

No lugar de Missão e Visão, hoje vemos mais um propósito nas marcas. O Propósito é a razão de existir, ou seja, é o que move as pessoas e está relacionado não só ao objetivo dos negócios, mas também às necessidades de seus clientes.

No contexto em que vivemos, os clientes também exigem que marcas tenham um Propósito e se dediquem a ideias, mais do que aos benefícios financeiros de uma empresa. O Propósito ainda é uma forma de humanizar marcas e atrair clientes que com elas se identifiquem.

Ter um Propósito é uma tendência porque hoje se torna cada vez mais necessário gerar engajamento dos públicos envolvidos com a empresa. É uma nova forma de enxergar os serviços prestados, bem como os produtos vendidos, que vai além de sua utilidade prática.

Social Listening

Já pensou em utilizar ferramentas para saber o que seu público está falando a respeito de sua marca nas redes sociais? Por meio desses serviços, que serão cada vez mais empregados, você identifica qual é o sentimento por trás dos comentários das pessoas e ganha insights poderosos para inovar na sua empresa. O melhor jeito de definir Estratégias de Marketing é entender como o seu público pensa.

Saiba mais sobre Social Listening e outras tendências específicas de redes sociais.

Modelo de Negócio bem estruturado

Montar um negócio é uma tarefa complexa. É preciso assegurar-se de que existem as oportunidades que você pretende aproveitar e há espaço no mercado para implementar aquela ideia.

É por isso que utilizamos o Business Model Canvas, ou seja, ferramenta que mapeia todos os pontos do negócio, da proposta de valor até as fontes de renda e os parceiros.

Você pode acessá-lo no nosso Kit de Canvas, que agrega outros 5 tipos de ferramenta como esta e um Manual de como aplicá-las.

Social Commerce

Social Commerce é o termo utilizado para caracterizar a relação entre as vendas e as redes sociais. Afinal, existe todo um ecossistema no meio on-line, no qual ocorrem diversas interações entre usuário e empresas e que interferem diretamente no processo de compra. Na visão do usuário, fica muito mais fácil realizar compras onde ele já está e onde interage, ou seja, em suas redes sociais.

Dessa forma, o Social Commerce é uma forma de encurtar a Jornada de Compra. Veja como utilizar e quais ferramentas são essenciais nesse processo.