Hashtag: o que significa e como usá-la na sua estratégia de Marketing Digital

Compartilhe este conteúdo:

Quaisquer que sejam as plataformas de mídia social que sua marca usa como parte de sua estratégia de Marketing Digital, as hashtags provavelmente estão por lá (ou deveriam estar, pelo menos!).

 

Saber como aplicar hashtags pode ajudar a impulsionar o alcance e o envolvimento de sua marca nas mídias sociais. Pensando nisso, se você está usando apenas a #tbt, é hora de aprender mais o que são hashtags e como empregá-las para melhores resultados de marketing.

 

O que é hashtag? Para que serve?

 

Hashtags estão em todas as redes sociais. Elas são vistas no Instagram, no marketing do TikTok, nas descrições de vídeos do YouTube e, claro, no Twitter, a rede onde elas nasceram.

 

Mas, afinal, o que é hashtag? E qual é sua utilidade?

 

Hashtag é uma palavra ou frase precedida pela marca de hash “#” (também conhecida como jogo da velha) e é usada para organizar e controlar informações semelhantes sobre um determinado assunto.
Portanto, sempre que alguém adiciona uma hashtag a uma postagem, a rede social a indexa e a torna pesquisável. Ao clicar em uma hashtag, a pessoa usuária da rede social consegue ver todos os conteúdos relacionados ao assunto do qual ela trata.
 

 

No exemplo acima, de um post do Instagram do Sebrae Minas, você pode ver hashtags relacionadas ao assunto da publicação, que fala da BlackFriday. Além disso, outras hashtags são #empreendedorismo e #negócios, ou seja, termos associados ao que o Sebrae divulga nas redes. Assim, ao clicar em cada uma das hashtags, você poderá ver mais conteúdos relacionados a esses temas.

Por que usar hashtags na sua estratégia de marketing?

 

Você certamente já as viu por aí e sabe para que elas servem. Então, por que usar hashtags?

Antes de mais nada, hashtags são uma ótima maneira de marcar seu conteúdo e aumentar as chances de seu público-alvo encontrá-lo nas redes sociais. Assim, fica mais fácil obter melhor posicionamento de marca.

 

Pense nisso – qual a melhor maneira

 de filtrar o burburinho da mídia social e reunir seu público em torno de tópicos de interesse do que hashtags?

 

Como uma pequena empresa, em especial, as hashtags podem ser uma ferramenta poderosa para ajudar você a:

 

  • Conectar-se com seu público em várias plataformas.
  • Maximizar o envolvimento na mídia social.
  • Espalhar sua mensagem e aumentar a visibilidade de sua marca nas redes sociais.
  • Definir seu conteúdo e torná-lo mais fácil de ser encontrado, já que as pessoas costumam usar hashtags para pesquisar conteúdo específico no qual estão interessadas.
  • Lançar campanhas de marketing integradas em diferentes plataformas.
  • Começar a própria conversa com sua comunidade ou entrar em conversas que estão acontecendo e que sejam relevantes para o seu negócio.

     

Dicas para usar hashtags nas redes sociais da sua empresa

Para criar uma hashtag, tudo o que você precisa fazer é incluir um ‘#’ e uma palavra-chave ou uma frase relevante. Isso, é claro, você já sabia.

 

Mas o que você não sabia é que nem todas as hashtags nascem iguais ou conseguem os mesmos resultados. Na verdade, elas só são poderosas quando bem escolhidas e empregadas ​​com sabedoria.

 

Veja agora algumas dicas para criar boas hashtags para a sua estratégia de Marketing Digital:

 

Seja breve

 

Para evitar a dor de cabeça de todos, não “esmague” muitas palavras em uma hashtag. Nada desanima as pessoas mais do que hashtags excessivamente longas. Além disso, grandes hashtags podem dificultar a leitura, já que todas as palavras vêm juntas.

 

Não abuse da quantidade

 

Não abuse: outra coisa que você deve evitar é escrever a legenda inteira com uma hashtag por palavra. O número de hashtags que você pode permitir por postagem depende de cada canal. Mas, como regra geral, coloque apenas uma hashtag ao lado de palavras que sejam realmente significativas.

 

Pense estrategicamente

 

Hashtags ajudam a mostrar seu conteúdo para mais pessoas, mas, como qualquer estratégia de marketing, você precisa atingir o público certo. Não adianta expor seus posts de mídia social para muita gente e, no fim, elas não se interessarem por ele, certo?

 

Pesquise antes

 

Em primeiro lugar, é importante perceber que a arte de hashtag é muito mais do que simplesmente adicionar o sinal de hash (#) na frente das palavras que você pensa. Para usar hashtags em seu conteúdo do Instagram de forma significativa e eficaz, você precisa fazer sua pesquisa.

A chave para selecionar boas hashtags é garantir que elas correspondam aos interesses do seu público-alvo e sejam populares, mas não excessivamente populares – você não quer se perder na confusão, não é? Por isso, preste atenção ao que funciona para o seu público-alvo, veja o que eles estão falando e, principalmente, o que estão consumindo em termos de conteúdo. Tudo isso antes de adicionar um # a qualquer termo que achar conveniente.

 

Como criar a própria hashtag

Começar a própria hashtag pode ser uma ótima ideia se você quiser. Além de participar de assuntos que existem ou que estão sendo comentados, você pode criar os próprios termos para usar hashtags na estratégia de marketing. Elas podem servir, nesse caso, para:
  • Promover o lançamento de um produto ou um evento.
  • Promover uma oferta especial ou um conteúdo.
  • Divulgar qualquer novidade ou conteúdo exclusivo criado por você.

Se você está pensando em criar sua hashtag, certifique-se de que ela:

 

É única – se você já tem algumas hashtags em mente, faça algumas pesquisas primeiro para garantir que elas não estejam sendo usadas por alguma outra marca. Basta fazer uma pesquisa nas redes sociais em que deseja inserir essa hashtag.

 

É fácil de lembrar e entender – evite criar uma hashtag que seja muito complicada ou inclua muitas palavras. Faça com que ela seja simples, curta e cativante para aumentar as chances de sucesso.

 

É a mesma em todos os seus canais de mídia social – seja consistente com suas hashtags. Usar o mesmo ao promover o lançamento de um produto dá a você mais exposição e torna mais fácil para o seu público se lembrar dele.

 

DICA FUNDAMENTAL: em português, as hashtags devem receber as devidas notações léxicas (acentos, til, cedilha). O nosso vernáculo exige a presença dessas marcações gráficas. (Fonte: “Elias Santana)

 

Para finalizar, você sempre pode avaliar o resultado das hashtags como estratégia de Marketing Digital. Se você tem uma hashtag própria, clique nela e veja o que as pessoas estão falando sobre ela. Você deve estar de olho para saber se está tendo menções negativas ou positivas, além de verificar se as pessoas aderiram ao seu conteúdo. Outra dica importante é que, no Instagram, você pode medir os resultados do engajamento gerado por hashtags. No Instagram Analytics, ou seja, na ferramenta de análise da própria rede, esses dados estão disponíveis para análise.
 
 
Para entender melhor como o Instagram Analytics funciona, nós temos um conteúdo pra você. Leia nosso artigo sobre o que é Instagram Analytics e como usá-lo! (link do artigo que ainda vai ser publicado)