Inovação — As principais novidades nas redes sociais para o seu negócio

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São quase 4 bilhões de usuários ativos nas redes sociais no mundo. Muito além de um espaço para interação social, Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn, hoje, funcionam como ferramentas valiosas para empresas fazerem negócios. Se ainda existiam dúvidas sobre a potência da presença das marcas nas redes, a pandemia trouxe certezas.
A necessidade de isolamento social acelerou mudanças no comportamento do consumidor, e o comércio on-line ganhou todos os holofotes. Não à toa, as redes sociais não param de inovar e lançar funções a seus usuários.
Logo, os empreendedores que desejam manter boa visibilidade nesses canais precisam ficar atentos às novidades. Afinal, as redes sociais já são companheiras fiéis dos consumidores: desde o momento de acordar até a volta pra cama. Por isso, no post de hoje, vamos conhecer as principais novidades nas redes sociais em relação ao seu negócio.

Quais são as novidades nas redes sociais?

Você sabia que os usuários gastam em média 3 horas por dia nas redes sociais? E que 54% dos internautas utilizam as redes sociais para pesquisar produtos? Esses são os números de 2020, e, provavelmente, esses canais não deixarão de crescer daqui em diante. Conheça as principais novidades nas redes sociais que, provavelmente, impactarão os negócios.

Novidades no Instagram

Uma das redes sociais mais influentes no mundo e no Brasil, o Instagram não para de crescer desde o seu lançamento em 2010. E a plataforma de mídia social acompanha as tendências da concorrência com a intenção de não perder a fatia de mercado.

Reels

Assim como os Stories, à época inspirado no Snapchat, a funcionalidade Reels do Instagram foi lançada para competir com o aplicativo TikTok. Depois de assistir aos usuários entretidos com as diversas ferramentas voltadas à edição de vídeo no app concorrente, Mark Zuckerberg investiu suas fichas ao trazer o novo recurso.
Por meio do Reels, ou Cenas em português, é possível cortar vídeos, incluir músicas, alterar velocidade de reprodução, incluir contagem regressiva e acionar temporizador. O resultado são conteúdos audiovisuais engraçados, recheados de storytellings curtos.

Guides

Em uma época marcada pelas fake news, o Instagram decidiu fomentar o compartilhamento de informações seguras e confiáveis sobre bem-estar durante a pandemia da Covid-19. A funcionalidade permite que usuários selecionados criem guias com conselhos, dicas e informações sobre temas que encorajem as pessoas a viver melhor.
No Brasil, o recurso ainda está pouco difundido. A primeira conta a utilizar foi a página do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio com informações sobre como manter a saúde mental em tempos de pandemia.

Adesivo Apoie Pequenas Empresas

Um dos recursos que evidenciam a influência das redes sociais na movimentação da economia, o adesivo (ou sticker) Apoie Pequenas Empresas foi lançado pelo Instagram a fim de apoiar pequenos negócios a atravessar a pandemia do novo coronavírus.
Quando adicionado aos Stories, o selo expõe as últimas três postagens da conta comercial mencionada como um atalho clicável de acesso. Além da indicação mais evidente, o Instagram reúne todas as publicações de empresas mencionadas com o Sticker para os usuários visualizarem.

Facebook

Ainda no topo do ranking das redes sociais mais utilizadas do mundo, o Facebook também não fica para trás quando o assunto é novidade. Só em 2020 a plataforma lançou as seguintes mudanças:

– Facebook Shops

Todos os negócios presentes no Facebook e no Instagram podem criar lojas dentro das redes sociais. A funcionalidade também foi lançada durante a pandemia do novo coronavírus como uma resposta da plataforma de Zuckerberg de apoio aos pequenos negócios.
Com a novidade, as marcas estão aptas a disponibilizar seus catálogos de produtos e/ou serviços, exibindo etiquetas com os respectivos valores. Nos Estados Unidos, inclusive, os consumidores nem sequer precisam deixar a rede social para finalizar a compra.
Então é bom acompanhar quando o recurso será atualizado no Brasil visando aumentar as chances de converter um seguidor em cliente, ok?

LinkedIn

Conhecida por ser uma rede social profissional, o LinkedIn lançou diversas funcionalidades com o propósito de aumentar as interações especialmente em 2020. Veja o que mudou:
– Enquetes
Usuários do LinkedIn desde maio deste ano podem investir em pesquisas na própria rede. A nova funcionalidade permite o acompanhamento do resultado em tempo real, quantidade de cliques em cada resposta, bem como o envio a qualquer usuário.
O recurso está disponível tanto para perfis pessoais quanto empresariais gratuitamente.

– Transmissões ao vivo e eventos

Outra novidade no LinkedIn são os recursos intuitivos para fazer transmissões ao vivo e criar eventos. Com as atualizações, os usuários estão aptos a criar eventos profissionais e promovê-los no próprio perfil. Outra funcionalidade lançada pela plataforma é uma seção de bate-papo mesmo após o término de um encontro ao vivo.

– Stories

Um recurso que havia sido copiado por todas as redes sociais levou um tempo até chegar ao LinkedIn. E o Brasil foi o primeiro país a desfrutar da novidade do conteúdo com data de validade.
A diferença é que, na rede social profissional, os vídeos podem ter a duração de até 20 segundos e somente podem ser respondidos por conexões de um a dois graus de distância do dono da publicação.
Trata-se de mais um recurso para que as marcas fortaleçam o relacionamento com seus parceiros, clientes e colaboradores. Afinal, nas redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, o Stories funciona muito bem e não seria diferente no LinkedIn.

YouTube

Se o YouTube já figura entre os sites mais acessados do mundo, perdendo somente para o Google, as marcas devem ficar atentas à plataforma. As chances são imensas de seus consumidores estarem lá. Não à toa, ao longo do tempo, a rede social também investiu em novidades, buscando melhorar a experiência do usuário e manter seu lugar no pódio. Acompanhe:
– Shorts
Uma funcionalidade para a criação de vídeos dentro da plataforma, similar ao Reels – do Instagram –, e ao TikTok. A novidade ainda não chegou ao Brasil. Foi lançada em versão de testes somente na Índia, onde o aplicativo concorrente TikTok é proibido.
Redes sociais são grandes espaços virtuais de relacionamento. Os limites entre as narrativas pessoais e empresariais estão cada dia menos delimitados diante de um grande volume de produção de conteúdo que não só informa, como entretém e cria laços com o público. Por isso, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube vêm se tornando verdadeiros cases de estudo voltados ao fortalecimento de imagem e geração de valor em relação às pessoas. Um grande motivo para acompanhar as novidades nas redes sociais dirigidas ao seu negócio, não é mesmo?
Está interessado em se aprofundar em como as redes sociais podem impulsionar seu negócio? Então, acompanhe as novidades sobre Marketing Digital no nosso blog!