Inovação e crescimento nas franquias do setor de Beleza e Bem-Estar
Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar: como aproveitar e tirar o melhor do momento atual? Como se planejar para inovar e sair à frente?
O ano de 2020 pode ter representado um baque em muitos setores da economia, inclusive nas franquias. O momento agora, porém, é de retomada da economia e de crescimento nesse setor no cenário pós-pandêmico.A boa notícia é que as franquias do segmento de Beleza e Bem-Estar estão em um momento muito promissor, registrando crescimento, ao passo que outros segmentos ainda têm dificuldades.Para aproveitar essa tendência, a intenção deste artigo é ajudar quem pretende lucrar com franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Afinal, como aproveitar e tirar o melhor do momento atual? Como se planejar para inovar e sair à frente dos concorrentes com uma franquia? É isso que vamos contar agora!
Cenário do mercado de Beleza e Bem-Estar no Brasil
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou números positivos e uma previsão de crescimento para o setor de franquias em 2021. No primeiro trimestre deste ano, houve um saldo de 1,9% de novos negócios, número considerado relevante diante do cenário econômico. Para o restante do ano, a previsão inclui um aumento de faturamento na ordem de 8% em relação a 2020, além de uma expansão de 5% das redes. E onde se encaixam as franquias de Beleza e Bem-Estar?A resposta é bem positiva: as franquias desse segmento vêm no topo! Entre março de 2020 e março de 2021, Saúde, Beleza e Bem-Estar registraram aumento de 6,1%, sendo o segundo segmento o que mais cresceu no período.Hoje, então, o momento é propício para quem quer se planejar corretamente e lucrar com franquias de Cosméticos, Cuidados com o Corpo, Autocuidado e Bem-Estar.
Como as franquias podem inovar?
Os dados das franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar mostram que o cenário está bastante positivo em relação aos negócios. Isso cria oportunidades para quem deseja “entrar de cabeça” nesse mercado, mas exige algumas estratégias para se sobressair diante da concorrência.A inovação nas franquias é o que ajuda a criar um negócio que tenha um diferencial importante para atrair consumidores e lucrar. Aqui, você deve estar se perguntando: mas como inovar com franquias?A resposta a essa pergunta começa assim: “Ao encontrar a franquia certa pra você”. São inúmeros os tipos de franquia disponíveis para quem está interessado em dar os primeiros passos. Então, é prudente que a sua atenção esteja voltada à franquia que faz sentido para o seu propósito, mas que também seja viável em termos de lucratividade.Caso você não conheça muito bem as opções, não se preocupe. Nós, do Sebrae, separamos alguns exemplos de franquias de Beleza, Saúde e Bem-Estar que estão inovando e vamos contar em quais você pode investir.
Franquias de Beleza e Bem-Estar que estão inovando
O segmento de Beleza e Bem-Estar tem franquias com grandes nomes como O Boticário, que é hoje uma das mais lucrativas do Brasil. Redes maiores, como essa, podem oferecer grande lucratividade por serem marcas consolidadas e de sucesso . Na prática, porém, o investimento inicial pode ser alto para o empreendedor que está começando. As franquias menores podem apresentar boas oportunidades de investimento com segurança e bons resultados. Por isso, separamos algumas franquias que podem ser lucrativas sem que figurem nas listas das que exigem mais capital investido para começar.
Cor & Unha
A Cor & Unha é uma franquia de Beleza que presta serviços de cabeleireiro, manicure, pedicure, estética, design de sobrancelhas, unhas artificiais, limpeza de pele, massagem corporal e facial. Em seu Modelo de Negócio, a Cor & Unha traz praticidade e sofisticação para valorizar a beleza e o bem-estar dos clientes. A marca segue um método que preza a qualidade dos produtos, a excelência nos serviços e a padronização do atendimento.
Não+Pelo
A Não+Pelo é uma marca especialista mundial em depilação e fotodepilação, sendo a maior rede desse setor no Brasil. A empresa atua no segmento de franquias desde 2010 e tem quase 300 unidades ao redor do país, prestando um serviço reconhecido como excelente no segmento.
Spa das Sobrancelhas
A Spa das Sobrancelhas foi a primeira rede de franquias focada em sobrancelhas do Brasil. Desde 2011, quando entrou para o mercado de franchising, saltou de 11 para 160 unidades em apenas um ano. Hoje, é a maior rede especializada em design de sobrancelhas do mundo, presente em 24 estados brasileiros e contabilizando mais de 200 mil atendimentos por mês.
Ares Perfumes
A Ares é uma rede de franquias brasileira especializada na perfumaria fina e em cosméticos. A Ares, no início, implantou o modelo de venda direta, com revendedores espalhados por todo o Brasil, e rapidamente surgiram as lojas diante da expansão do mercado. Em 2011, a empresa implementou o modelo de franquias, com quiosques em shoppings e lojas de rua e em galerias.
Pink Lash
A Pink Lash é uma rede nacional que oferece serviços de alongamento de cílios. A primeira opção de negócio é de uma franquia mais enxuta, com investimento mais baixo, mas apresenta também um formato mais robusto de negócios para quem pode investir mais.Quer aprender mais de Inovação em franquias? Baixe nosso Guia de Gestão para Franquias e saiba como gerenciar corretamente um negócio de sucesso!