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Marketing com influenciadores digitais: sua empresa precisa deles?

Marketing com influenciadores digitais: sua empresa precisa deles?

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Se nos anos 1990 as novelas ditavam moda, hoje esse bastão foi passado para os influencers, ou influenciadores. Criadores de conteúdo e celebridades se tornaram modelo de comportamento, moda e estilo. E as marcas também fizeram essa transição, criando o que chamamos hoje de “marketing com influenciadores digitais”.Essa modalidade trouxe muitas oportunidades para as empresas. Por meio dos influencers, marcas podem aumentar sua relevância, a proximidade com o público e o alcance, o que resulta no crescimento das vendas.O uso dessa prática tem sido cada vez mais comum. Segundo a pesquisa "The State of Influencer Marketing 2018", 39% dos profissionais de marketing pretendiam aumentar o orçamento desse tipo de ação em 2018. Não importa o setor; é possível trabalhar com os influencers e conseguir resultados.No entanto, muitos falham em perceber que o marketing com influenciadores digitais diz respeito mais à qualidade do que à quantidade. Neste artigo, vamos explorar as especificidades dessa modalidade e entender como empresas podem realizar um planejamento que traga mais retorno.

Tipos de influenciadores

De forma geral, influenciadores digitais são indivíduos (pessoas físicas) que, com sua presença online, têm o poder de influenciar comportamentos e opiniões de sua audiência. Mas você sabia que existem tipos de influenciadores? Com objetivos e alcances bem diferentes, não podemos colocar todos "no mesmo saco".As diferenças incluem a plataforma na qual conquistaram relevância (blog, YouTube, redes sociais) e também a forma como se relacionam com a audiência. Veja só os tipos de influenciadores:

Celebridades

São os que vêm primeiro à mente quando falamos de marketing de influenciadores. São pessoas muito famosas e inclui tanto celebridades da indústria de entretenimento quanto de esportes. Além disso, existem os influenciadores que conseguiram relevância pela internet e já têm status de celebridade. Também podemos contar como influenciadores pessoas extremamente relevantes em sua área de expertise.Esse tipo de influencer pode trazer muito tráfego para seu o site e oferecer alcance para a marca. São eles os que muitos profissionais procuram primeiro, de olho em número de seguidores no Instagram ou inscritos no canal do YouTube.O desafio aqui é entrar em contato com as celebridades. O preço a pagar também pode ser alto. Por esse motivo, é preciso avaliar se uma audiência grande, mas muito diversificada, faz sentido para a sua marca.

Nice skills @garethbale11 #timeonyourhands @wish

Uma publicação compartilhada por Nj 🇧🇷 👻 neymarjr (@neymarjr) em 12 de Jun, 2018 às 12:03 PDT

Autoridades

Influenciadores de autoridade são aqueles que publicam livros, realizam palestras, escrevem artigos, etc., e se tornaram conhecidos por essa produção especializada. Sua audiência segue seus preceitos e aprende com eles sobre temas como marketing ou finanças, por exemplo.Muitos influenciadores de autoridade possuem projetos como startups ou podcasts, e esses locais são boas oportunidades para realizar inserções de marca. Outro ponto positivo é a especialização da audiência, constituída principalmente por interessados na área do influenciador.

How to Create Content That Sustains a Careerhttps://t.co/UBHp324BjO

— Tim Ferriss (@tferriss) 2 de julho de 2018

Jornalistas

Esses influenciadores não podem ser exatamente pagos para falar sobre sua marca (a não ser que produzam conteúdos do tipo publieditorial). Mas é muito importante manter uma relação com eles. Afinal, para que sua empresa seja notícia, jornalistas precisam estar interessados nela para tal fim.Esse tipo de influencer tem perfil analítico e procura ser imparcial em sua cobertura. Na verdade, é exatamente por isso que o público confia em sua opinião.

Microinfluenciadores

Esta é uma vertente do marketing com influenciadores digitais que nem sempre recebem a atenção que merecem. Os "microinfluencers” são aqueles que não têm status de celebridade, mas possuem audiência devota e consistente, com a qual mantêm relação próxima.Apesar dos poucos seguidores, os microinfluenciadores podem influenciar, como o próprio nome sugere, opiniões de forma mais precisa, de nicho. Outro ponto positivo é o preço, que pode variar muito de um para outro, mas é certamente mais baixo em comparação com as celebridades.Além disso, esses influencers, se tratados da melhor maneira, retribuem, indo mais longe do que foi planejado no início. Por isso, invista em microinfluenciadores!

Estou gamada no lip and cheek da @simpleorganic - bem bom praquela make saúde, rápida e prática. Fazia tempo que eu tava de namoro. Ai quando a @manoeladaffre fez minha coloração pessoal - e confirmei que pêssego é uma das minhas cores de blush - tchanam. Eu curto produtos 2 em 1 porque ocupam menos espaço e precisam de menos embalagem, claro. To me achany por isso essa shameless selfie ✨ #veganmakeup #naturalmakeup #belezavegana #belezaorganica

Uma publicação compartilhada por Marina Colerato (@marinacolerato) em 9 de Jun, 2018 às 10:40 PDT

Com tantas opções de influenciadores, você pode estar um pouco perdido na escolha. Como encontrar, portanto, os influencers certos para sua marca?

Como escolher os influenciadores certos para sua estratégia

Encontrar os influenciadores perfeitos para sua empresa faz toda a diferença. Afinal, influenciadores são únicos e podem gerar resultados originais e inesperados. Quando você entende quais geram mais retorno de qualidade, sua estratégia dá muito mais certo.Veja algumas dicas para acertar na escolha:

  • Relevância e alinhamento: ao analisar um possível influenciador, você precisa observar números e métricas. Mas também é muito importante saber se a mensagem que aquela pessoa passa para a audiência tem a ver com a sua marca. Uma editora de livros não fecharia negócio com um influenciador celebridade que praticamente não lesselê, certo? Portanto, analise esses dois aspectos antes de escolher.
  • Engajamento: esta métrica é essencial para suas estratégias de redes sociais. Com o marketing de influência, não poderia ser diferente. Confira se os seguidores comentam e compartilham o conteúdo do influenciador e respondem a ele. Isso demonstra o nível de conexão com a audiência, o que reflete nos resultados da sua marca. É uma boa forma de avaliar um microinfluenciador, por exemplo. Se ele tem mil seguidores, mas 90% dos posts têm alto engajamento, provavelmente vale a pena.
  • Alcance: conforme falamos acima, os influenciadores celebridade são os que têm mais alcance. Apesar de ser uma audiência diversificada, sem nicho específico, é possível que combine com a sua estratégia. Vale analisar qual é o foco no momento e quais KPIs vão medir o sucesso das ações.
  • Frequência: este é um fator de grande importância para o marketing digital. Se você tem um blog e deseja trazer tráfego para ele, precisa postar com frequência e qualidade. A mesma lógica vale para influencers. Escolha aqueles que têm consistência na produção de conteúdo.
  • Autenticidade: esta característica é, provavelmente, a mais relevante quando falamos de marketing com influenciadores. Hoje, as pessoas se tornam fãs de alguém com base em sua autenticidade e capacidade de se identificar.

Fortaleça seu marketing

O marketing com influenciadores pode trazer muitos bons resultados para sua marca. Basta ter um objetivo em mente e escolher os influenciadores certos. Confira outros de nossos conteúdos que podem ajudá-lo a fortalecer ainda mais suas estratégias: