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Marketing Verde: o que é e como fazer

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A forma como uma marca se posiciona é essencial para construir um bom relacionamento com seus clientes. Além de fortalecer o branding e ampliar o seu mercado consumidor. Existem diversas estratégias das quais uma empresa pode lançar mão para alcançar seu objetivo. E o Marketing Verde é uma delas.

O Marketing Verde tem como meta posicionar a empresa como uma marca que preza a sustentabilidade e realiza ações voltadas ao meio ambiente.

No artigo a seguir, vamos entender melhor como o Ecomarketing funciona, quais são suas vantagens e como é possível aplicá-lo em seu negócio.

O que é Marketing Verde?

O Marketing Verde está diretamente relacionado com a forma como a sua empresa comunica com os seus públicos sua consciência ecológica. A expressão Marketing Verde surgiu no fim dos anos 1990, com o aumento da cobrança dos consumidores pela responsabilização de marcas e empresas com os impactos ambientais, assim como a busca por um posicionamento que respeite recursos naturais.

Esse apelo do consumidor e a conscientização pela necessidade do pensamento eco-friendly cresceram bastante nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Agência FIEP, 87% dos consumidores preferem consumir de empresas sustentáveis, transformando o Marketing Verde em uma estratégia importantíssima.

Marketing Verde não é Greenwashing

Vale ressaltar que, quando essa estratégia não é estruturada corretamente, ao invés de aumentar resultados com o Marketing Verde, você pode prejudicar sua marca, mesmo que de forma acidental. O Greenwashing se dá quando uma empresa possui um discurso que não condiz com suas ações. Enganando consumidores ou mascarando seu comportamento através de uma mensagem que não é colocada em prática.

Para que uma empresa seja eco-friendly e possa realizar o Marketing Verde beneficamente para o negócio, é preciso que ela realmente tenha como valor a responsabilidade ambiental e tome ações efetivas visando contribuir para a preservação de recursos não renováveis, assim como para a sociedade em geral.

Como investir em uma estratégia de Marketing Verde?

Objetivando estruturar uma estratégia de Marketing Verde, primeiramente deve-se avaliar se a sua empresa executa ações e processos de forma ecologicamente consciente, economicamente viável e que condiz com o pensamento cultural e social do que é justo e aceitável. Esses pilares devem ser observados desde a rede de fornecedores até a sua atitude em relação ao tratamento dispensado a seus funcionários e a seus clientes. Se a sua empresa não preenche esses pré-requisitos, é importante mudar processos antes mesmo de iniciar um discurso que contenha a sustentabilidade como argumento.

Como deixar sua marca verde

Para direcionar as ações da sua empresa de um jeito que elas sejam condizentes com o Marketing Verde, é importante pensar em como os recursos naturais são utilizados. Após essa análise, avalie se há a possibilidade de reduzir, reciclar ou reaproveitar materiais durante a cadeia de produção, criando um modelo de negócio sustentável.

Também é fundamental que a sua empresa questione os impactos sociais na comunidade a qual está inserida. Os fornecedores oferecem materiais de qualidade? As empresas parceiras respeitam seus clientes e passam uma mensagem positiva a seus consumidores? A forma como seus colaboradores se sentem trabalhando na sua empresa é positiva? O consumidor tem uma boa experiência quando se relaciona com sua marca?

Além disso, a maneira que a empresa apoia as causas que defende e se posicionam interfere na eficácia do Marketing Verde e na reputação da sua marca. Apoiar ONGs que atuem na preservação do meio ambiente, iniciativas que promovam a sustentabilidade ou grupos que incentivem a diversidade são atitudes que colocam em prática os valores da marca.

Como estruturar ações de Marketing Verde

Com sua empresa praticando valores sociais e sustentáveis, chegou a hora de pensar em uma forma de comunicar isso a seus consumidores. Em primeiro lugar, é imprescindível conseguir validação, a fim de construir uma reputação da sua marca. Selos e certificados como a ISO 14.001 ou a LEED podem oferecer boa credibilidade a sua empresa, impossibilitando que as pessoas pensem que você esteja fazendo Greenwashing.

Além disso, evite se posicionar de maneira agressiva, usando o Marketing Verde como argumento de venda. Isso pode assustar os consumidores, além de passar a mensagem de que sua empresa só realiza ações sustentáveis com vistas a aumentar a receita. Em suas campanhas, procure divulgar os projetos que apoia e convidar o consumidor a conhecer as ações realizadas por sua empresa. Sugerindo-o a fazer parte dessa mudança, construindo um relacionamento em vez de empurrar um produto.

Quais as vantagens do Marketing Verde para o seu negócio

De modo geral, o Marketing Verde é relevante para construir relacionamentos, diferenciar-se da concorrência, ampliar seu mercado consumidor e consolidar sua marca. Empresas como Natura, Walmart, Toyota e Nike, por exemplo, são grandes destaques quando o assunto é o Ecomarketing e são premiadas e parabenizadas pelo mercado consumidor por isso.

Afinal, a consciência ecológica não apenas é uma estratégia de Branding, mas uma solicitação do mercado consumidor. As pessoas optam por comprar de marcas sustentáveis, que não promovam a crueldade com animais e ofereçam retorno para a comunidade na qual estão envolvidas. Alguns clientes deixam de comprar de marcas que não apoiam iniciativas verdes e até mesmo estão dispostos a pagar mais para comprar um produto de empresas que as prestigiam. Por isso, é fundamental repensar seus valores e se adaptar a este novo cenário.

O que achou das estratégias de Marketing Verde? Conheça também o que é o Tripé da Sustentabilidade e continue aprendendo mais desse assunto!