Metodologia Double Diamond: o que é e como colocá-la em prática

Compartilhe este conteúdo:

Inovar e encontrar soluções criativas nem sempre é fácil, mas é necessário. Principalmente porque são tarefas determinantes nas organizações, as quais priorizam os cargos que incluem tomadas de decisão para pessoas criativas e com raciocínio crítico.

 

Esse trabalho, visando a ideias com criatividade, diz respeito à abordagem do Design Thinking, que combina empatia, racionalidade e criatividade para entender as necessidades dos usuários, criando soluções que atendam às suas expectativas e proporcionem a melhor experiência.

 

Isso não se trata de um método específico, mas de uma abordagem que estabelece condições suficientes para maximizar insights, de forma colaborativa e com aplicações variadas.

 

Entre as metodologias do Design Thinking, uma muito usada no UX Design é denominada de “Double Diamond”. Ela propõe a exploração do problema de forma ampla, com o maior número de variáveis possível para conseguir um “entregável” de qualidade.

 

Mas o que é o Double Diamond? Como essa metodologia é utilizada? Para que você entenda mais do assunto, trouxemos a definição, as etapas e como colocar em prática essa metodologia que auxilia na busca da melhor solução.

 

Veja os tópicos que separamos pra você:

  • O que é Double Diamond?
  • Etapas do Double Diamond
  • Princípios
  • Importância da metodologia e quando utilizar

O que é Double Diamond?

O Double Diamond é um método do Design Thinking criado pelo British Design Council, instituição sem fins lucrativos do Reino Unido.

 

O objetivo desse método é mapear os estágios divergentes e convergentes dentro de um processo de design, com a intenção de encontrar uma solução real e assertiva em relação ao problema. Dessa forma, o Double Diamond é representado por dois diamantes: um deles representa o foco na identificação de um problema, ao passo que o outro está relacionado à solução.

No estágio divergente, pretende-se a abertura do diamante, em que são criadas diversas ideias com o intuito de considerar todas as possibilidades. Já no pensamento convergente, analisam-se as informações para reduzir as ideias e chegar à melhor proposta com vistas à resolução do problema.  Esse processo de divergir e convergir constitui uma base dividida por quatro etapas. Entenda cada uma delas acompanhando o próximo tópico.

 

Etapas do Double Diamond

1. Descobrir

Nesta etapa, o projeto é iniciado e começa a prática do pensamento divergente. Ou seja, as equipes abrem a mente para considerar tudo sobre o usuário, sem nenhuma barreira. 

 

A ideia é gerar o maior número de possibilidades no que concerne aos problemas, com a exposição de medos e opiniões livres de julgamentos.

 

2. Definir

Na definição começa a etapa do pensamento convergente, centralizando no principal problema do projeto o qual será resolvido de imediato. Para isso, busca-se conhecer como o usuário se comporta ao utilizar o produto/serviço. Isso pode ser feito mediante entrevistas, análise de dados, shadowing etc.

 

Com base nas informações coletadas, a equipe pode montar um Mapa de Empatia, o qual ajuda a identificar as reais necessidades do usuário, destacando o que ele pensa e sente, o que vê, o que fala e faz, o que escuta, quais as fraquezas e os desejos dele.

 

O importante é incluir nesse processo qualquer tarefa que ajude a entender o comportamento do usuário, estudando sua jornada e suas motivações.

 

3. Desenvolver

Ao partir para a terceira etapa, abre-se o segundo diamante com o pensamento divergente, mais uma vez objetivando desenvolver possíveis soluções para o problema encontrado.

 

Nesse momento, o objetivo é empregar diferentes ideias e começar a experimentar para que, apenas no final, se descubra a melhor solução.

 

É fundamental que nesta etapa todos da equipe exponham sua opinião, já que elas podem ser complementares para uma ideia útil.

 

4. Entregar

A entrega consiste em concluir o ciclo do Double Diamond, realizando protótipos, testes sobre as soluções desenvolvidas e colhendo feedbacks.

 

Como esse processo não é linear, isso não significa que o trabalho chegou ao fim. Ao contrário, ele pode estar apenas começando e necessitando de novos processos procurando convergir e divergir para manter a melhoria contínua.

 

Princípios da metodologia Double Diamond

A metodologia Double Diamond se baseia em alguns princípios que visam solucionar os problemas de maneira eficaz. São eles:

  • Pessoas em primeiro lugar: é preciso compreender as pessoas que usam um serviço, suas necessidades e aspirações. O Mapa de Empatia pode ajudar nesse entendimento.

  • Comunicação clara e objetiva: esse princípio é essencial não só para os usuários, mas também para a aplicação da metodologia com a equipe, que precisa entender exatamente o que está buscando e se sentir confortável para criar.

  • Colaboração e cocriação: o trabalho em conjunto é importante para a construção da solução, isso porque terão atividades para explorar, contribuir e inspirar.

  • Iterar sem medo e quantas vezes for preciso: quanto mais próximo o teste estiver da solução real, menor será o risco de erros. Por isso, é fundamental testar sempre, buscando feedbacks, redefinindo funções e deixando o produto cada vez mais próximo do objetivo do usuário.

Importância da metodologia Double Diamond e quando utilizar

O Double Diamond tem ajudado os profissionais de UX a encontrar soluções assertivas com criatividade nos projetos. Contudo, nada impede outros profissionais de utilizar a metodologia, já que a estrutura consiste em compartilhar o pensamento criativo para que, por meio dele, uma boa ideia de solução seja extraída.

 

Assim, é possível utilizar o método sempre que um problema for identificado, iniciando com a coleta de todas as ideias sobre ele, sem classificar como certa ou errada. Logo, é necessário confirmar as hipóteses, focar em ideias para a resolução e partir para os testes. Dessa forma, a consequência será a solução certa.

 

Tal processo é de suma importância para entregar um produto que realmente atenda às expectativas do seu usuário. Além disso, esse método promove a interação entre a equipe, ajudando no aperfeiçoamento das soluções e em um ciclo de melhorias contínuas.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe, no nosso blog, outros posts como este, com dicas para alavancar seu negócio!