Dados, Métricas e Relatórios

Você sabe qual é a Taxa de Conversão do seu site? E quanto dinheiro você gasta captando clientes on-line? Conhecer a dimensão dos seus dados é fundamental para uma boa Estratégia de Marketing Digital.

É com dados, métricas e relatórios que você identifica as ações que dão mais resultado e quais poderiam ser dispensadas ou ajustadas.

Pensando nisso, criamos este conteúdo que une vários aspectos dos dados dentro da Estratégia de Marketing. Você vai entender como funcionam as métricas e os KPls, o que você deve acompanhar e como transformar tais informações em ações frutíferas.

Importância das métricas e dos KPls

A sigla KPI significa "Key Performance lndicator" ou "Indicador de Performance Chave". É uma medida que está ligada ao objetivo de negócio diretamente.KPls são diferentes das métricas exatamente por isso. Uma métrica pode ser a quantidade de visitantes que seu site recebe por mês. Já o KPI seria a Taxa de Conversão desses visitantes em vendas, ou seja, algo que influencia o crescimento do negócio.

Dessa forma, não podemos considerar que um é mais importante do que o outro. Ambos devem ser acompanhados, uma vez que estão ligados. Entenda mais do que é KPI e como faz a diferença no seu negócio.

Outro ponto importante dos KPls é que eles precisam estar ligados a ações específicas da sua estratégia. Se a Taxa de Conversão estiver baixa, você deve investir em estratégias melhores de conversão on-line como o CRO (Otimização da Taxa de Conversão). por exemplo.

Como acompanhar KPls?

Os KPls podem ser acompanhados por plataformas como Google Ads, Google Analytics. ou até pelas próprias redes sociais, como Facebook, Linkedln e lnstagram. Esses serviços oferecem dashboards com os resultados, sendo possível integrar todos eles em ferramentas como o Google Looker Studio

Você também pode acompanhar os KPIs por meio de uma planilha. O importante é manter o acompanhamento ativo, sempre o acompanhamento ativo, sempre ajustando o percurso das ações conforme as informações geradas.

O objetivo é observar quais são os canais que mais trazem leads qualificados, o custo por lead, quais esforços de Marketing trouxeram mais resultados etc. Imagine quantos insights podem ser gerados com base nessa inteligência.

Confira quais são os principais indicadores que podem ser acompanhados no Google Analytics

No entanto, acompanhar tudo pode ser confuso. A seguir, listamos os principais dados e os motivos pelos quais você deveria observar com atenção

Como escolher os principais KPls

Antes de definir os principais KPls, vamos entender como você deve escolhê-los.

Primeiro, você deve ter em mente que não existe uma solução para todo tipo de empresa. KPls considerados importantes para uma não o serão para outra.

Vamos pensar, então, a partir do "final". Qual é o seu objetivo final? Que o lead entre em contato pelo formulário do site? Que inicie uma conversa no WhatsApp? Ou que faça uma compra no seu e­ commerce?

Em outras palavras, é indicado que o KPI traga um resultado específico que possa ser medido e que possa ser identificado quando a meta for batida. Além disso, deve ser relevante para seus objetivos de negócio, e você pode aplicá-lo com base em um período, ou seja, semanal, mensal, trimestral etc.

Acompanhe esta entrevista com um especialista e aprenda a trazer os dados para a estratégia da sua empesa.

O que você "não" deveria medir

Se você acompanha informações que não trazem valor à sua estratégia, você começa a perder o foco e consequentemente um tempo precioso. Por isso, quando for escolher, considere se aquele KPI vai trazer informações úteis e insights que tenham efeito em relação ao objetivo final. Se aquele número não traz ideias de ações ou é mantido apenas por vaidade, não vale a pena acompanhá-lo.

KPIS = AÇÕES

Por exemplo: você pode se sentir tentado a acompanhar likes e quantidade de seguidores do lnstagram. No entanto, isso dificilmente vai influenciar as suas vendas e pode ser um desperdício de tempo, ou seja, de recursos.

Quais são os principais KPls para o Marketing Digital

Agora que você sabe o que levar em consideração na hora de escolher os KPls e também entendeu o que deve "ficar de fora", vamos a algumas ideias.

Você trabalha atendendo clientes e precisa criar relatórios para eles? Saiba como fazer isso aqui.
valor do Tempo de Vida do Cliente ( clv - Customer Lifetime Value):

é a quantidade de receita que o seu cliente gera durante um determinado período de tempo. Podem ser meses, dias ou anos, dependendo da sua típica Taxa de Retenção. É um KPI muito utilizado em empresas que oferecem assinaturas ou têm modelo de negócio SaaS. Confira aqui como aumentar o seu CLV.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC customer acquisition cost):

muito importante para o Marketing Digital, esse KPI indica quanto dinheiro você investe com a intenção de captar um cliente. Isso pode incluir campanhas de mídia paga, redes sociais, profissionais de Marketing e tudo o que envolva adquirir novos negócios. Saiba como calcular e reduzir o CAC aqui.

Retorno Sobre o Investimento (ROi rn On lnvestment):

também é um KPI importante para a maioria das estratégias de Marketing Digital. Aqui, você calcula qual é o retorno adquirido por meio dos investimentos que você faz nas suas ações. Por exemplo, sevocê investiu "x" em uma campanha paga e conquistou "y" vendas, qual foi o retorno total disso?

Taxa de Conversão:

É a porcentagem de visitantes que se tornam leads e/ou a porcentagem de leads que se tornam clientes. Você pode observar a Taxa de Conversão do seu site ou analisar canais separadamente (se uma campanha teve "x" impressões, qual porcentagem disso se tornou cliente).

Confira as principais ferramentaspara medir e acompanhar KPl

KPls de SEO (Search EngineOptimization)

Tráfego orgânico:

aqui há uma variedade grande de métricas que podem se tornar KPls se forem relacionadas ao seu objetivo de negócio. Visitas totais, visitantes únicos, fontes de tráfego, visualizações de página por sessão, principais páginas etc. A principal plataforma para acompanhamento aqui é o Google Analytics.

Ranking de palavras-chave:

se o tráfego orgânico é muito importante para o seu site, vale a pena observar como as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio estão se saindo na pesquisa do Google. Você não precisa observar todas, apenas aquelas mais importantes para a venda. Faça isso pelo Google Search Console.

Backlinks:

são fundamentais para o SEO porque, quanto mais sites direcionam para o seu, melhor é o ranking que você alcança. Observar quantos backlinks seu site tem pode ser importante na estratégia de SEO. Faça esse acompanhamento por meio do Google Analytics.

Taxa de Rejeição:

quando um usuário abre sua página e sai rapidamente, sem interagir, ele executou um bounce. Reduzir essa taxa ajuda a aumentar a Taxa de Conversão e melhorar suas páginas, a fim de manter visitantes nelas por mais tempo.

Core Web Vitals:

estas são as métricas do Google para aferir a velocidade de um site. Elas permitem que você analise quais são os pontos técnicos do seu site que precisam melhorar, a fim de carregar mais rapidamente. Esta pode ser considerada uma métrica de SEOporque seu site pode perder posicionamento ao não investir nesses fatores. Falamos disso no módulo sobre Site deste Guia.

KPls de Social Media

Likes, comentários e compartilhamentos:

mos acima que não vale a pena acompanhar KPls de vaidade, principalmente em redes sociais. No entanto, se seu negócio funciona dentro delas, como em um Social Commerce e ser interessanteincluí-los. Além disso, é fundamental avaliar o peso de cada tipo de indicador. Salvar posts no lnstagram significa mais do que apenas "curtir". No Facebook, comentários significam "engajamento" e podem demonstrar mais conexão com a marca do que propriamente o "like."

Tráfego de redes sociais:

Pode cobrir os mesmos aspectos que comentamos acima em SEO(visitas, visitantes únicos etc.), mas que venham especificamente de redes sociais.Dependendo do objetivo do negócio, você vai querer acompanhar tanto o tráfego gerado em cada canal quanto às métricas específicas de cada um.

Conversões em redes sociais:

Todo link que você compartilha tem potencial de gerar uma venda. Assim, você pode medir quantas conversões (ou vendas) foram executadas por meio desses links.

KPls de Social Media

CUSTO por Clique (CPC - Cost per click):

Se você utiliza mídia paga, acompanhar o custo por cada clique é fundamental. Quanto menor for, mais suas campanhas estarão com boa performance.

TAXA de Cliques (CTR - Click-Through Rate):

Qual a porcentagem de pessoas impactadas pelas suas campanhas estão clicando nelas.

ÍNDICE de qualidade (Quality score):

É um dos fatores utilizados por plataformas de mídia paga ao determinarem o CPC. Quanto maior for a qualidade do anúncio, maior a chance de ser clicado.

Todos os KPls de mídia paga são acompanhados dentro das próprias plataformas.

KPls de e-mail marketing

Taxa de Assinaturas:

Se a Newsletter é muito importante para o seu negócio, vale acompanhar qual é a porcentagem de pessoas que a assinam ao ver o formulário.

taxa de abertura:

Mostra a performance dos seus assuntos de e-mail, indicando a porcentagem de pessoas que abriram oe-mail.

taxa de cliques:

Mostra a porcentagem de pessoas que clicaram ao abrir o e-mail, mostrando a capacidade do seu conteúdo de atrair cliques

taxa de descadastros:

Porcentagem de pessoas que realizaram o descadastro. Aqui vale avaliar sempre os motivos; se é uma lista paga, se o conteúdo mudou repentinamente etc.

Dica bônus: GA4

O google analytics é a principal plataforma de acompanhamento de KPIs do mundo, e sua versão mais recente é a 4. A última atualização permite acesso a funções avançadas e que facilitam o acompanhamento de KPIs. Veja só:

É possível acompanhar todos os sites e aplicativos

Inclui funcionalidades de controle de privacidade como medições que não utilizam cookies

Permite integração com plataformas de mídia para facilitar ações no seu site, como Google search console e Salesforce.

Confira outros conteúdos que podem ser úteis pra você:
Glossário de Métricas e KPIs
quero a ajuda de um especialista sebrae

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