E-commerce

A fatia das vendas pertencentes aos e-commerces cresceu ao longo dos anos de forma consistente. Em 2022, o Brasil teve o maior crescimento no setor dentro da América Latina.

Até julho deste ano, já tínhamos apresentado quase 90 milhões de pedidos, isto é, aumento de 4.3% em comparação ao mesmo período em 2021. Também nos destacamos na América Latina: 84% de todo o tráfego para varejistas no território pertence ao Brasil.

Se quiser uma fatia desse bolo, você precisa investir na atração de clientes. Neste conteúdo, você vai acompanhar algumas dicas de Marketing Digital para o seu e­-commerce, além de ferramentas úteis e as principais tendências desse modelo de negócio.

Ainda não tem um E-commerce? Veja 7 passos para começar um

Neste conteúdo, você vai acompanhar algumas dicas de Marketing Digital para o seu E-commerce, além de ferramentas úteis e as principais tendências desse modelo de negócio.

TikTok Shop: a nova vitrine
do e-commerce

O TikTok Shop é a mais recente aposta do TikTok para transformar o modo como as marcas vendem e se conectam com seus consumidores. Mais do que apenas uma plataforma de vídeos curtos, o TikTok agora permite que os usuários descubram, avaliem e comprem produtos diretamente pela rede social. O recurso encontra-se em expansão global e infelizmente, ainda não está disponível no Brasil. Mas já vale ficar por dentro e saber o que esperar, estando à frente e já sabendo como aproveitar tão logo a solução esteja disponível por aqui.

Isso é uma oportunidade para empresas de todos os tamanhos, especialmente aquelas que já têm uma presença no TikTok e buscam aproveitar o alto engajamento da plataforma para aumentar suas vendas.

Como funciona o TikTok Shop:

Criação de Catálogos de Produtos:

As empresas podem criar uma loja dentro do TikTok e adicionar seus produtos, facilitando a compra diretamente pela plataforma.

Integração com Influenciadores:

Aproveite a conexão que influenciadores têm com seus seguidores e use o TikTok Shop para que eles promovam seus produtos diretamente nos vídeos.

Live Commerce:

Vendas ao vivo têm sido uma grande tendência na plataforma, permitindo que marcas façam demonstrações de produtos e interajam com os consumidores em tempo real.

Dica: A criação de conteúdo autêntico e criativo é essencial para se destacar no TikTok. Se você quer que seus produtos apareçam nos “For You” dos usuários, pense em vídeos curtos que mostrem como usar o produto e o que ele pode proporcionar aos clientes.

Social Commerce: encurte a jornada de compra nas redes sociais

O Social Commerce se refere ao uso das redes sociais como plataformas de vendas, integrando a experiência de compra ao ambiente em que o cliente já está acostumado a interagir. Em vez de redirecionar o usuário para um site externo, as compras acontecem diretamente nas redes sociais, facilitando a experiência do consumidor.

Benefícios do Social Commerce:

  • Jornada de compra mais curta: Ao eliminar etapas da compra, as redes sociais ajudam a reduzir a fricção e aumentam as chances de conversão.
  • Confiança e prova social: As redes sociais são ambientes de interação e feedback. Ver um produto sendo bem comentado e recomendado por outros usuários pode ser um fator decisivo na compra.
  • Conteúdo visual e envolvente: Com vídeos curtos e fotos, você pode mostrar o produto em uso, suas características e benefícios de forma muito mais dinâmica do que em um site tradicional.

Estratégias de Social Commerceque funcionam:

  • Integração de catálogos: Conecte seu catálogo de produtos ao Facebook e ao  Instagram para que os usuários possam visualizar e comprar diretamente pelas plataformas.
  • Lives e vendas ao vivo: Plataformas como o TikTok, Instagram e YouTube oferecem a possibilidade de realizar lives para mostrar seus produtos em tempo real. Isso é uma ótima maneira de engajar e tirar dúvidas dos usuários.
  • Parcerias com influenciadores: Criadores de conteúdo podem ajudar a promover seus produtos de forma autêntica, recomendando diretamente para seus seguidores. Isso aumenta a credibilidade da sua marca e potencializa as vendas.

Exemplos de Social Commerce em ação:

  • A marca de roupas Shein utiliza o Instagram Shopping para que os clientes possam comprar suas peças diretamente pelos posts e Stories.
  • No Brasil, a Magalu investe em transmissões ao vivo com influenciadores para apresentar produtos e oferecer descontos exclusivos durante a live. Esse formato, conhecido como Live Commerce, tem se mostrado altamente eficaz em aumentar as conversões.
  • O TikTok Shop (ainda não disponível no Brasil) já se tornou uma plataforma chave para pequenas lojas que desejam alcançar um público jovem e engajado, oferecendo desde produtos de beleza até gadgets.

Confira este guia completo sobre Social Commerce no HubSpot

Dica Extra: Quer aumentar ainda mais as suas vendas nas redes sociais? Invista em anúncios com o formato “Arraste para cima” ou “Clique para comprar”, que redirecionam o cliente diretamente para a compra. Saiba mais sobre como criar esses anúncios no Facebook Ads.

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