A fatia das vendas pertencentes aos e-commerces cresceu ao longo dos anos de forma consistente. Em 2022, o Brasil teve o maior crescimento no setor dentro da América Latina.
Até julho deste ano, já tínhamos apresentado quase 90 milhões de pedidos, isto é, aumento de 4.3% em comparação ao mesmo período em 2021. Também nos destacamos na América Latina: 84% de todo o tráfego para varejistas no território pertence ao Brasil.
Se quiser uma fatia desse bolo, você precisa investir na atração de clientes. Neste conteúdo, você vai acompanhar algumas dicas de Marketing Digital para o seu e-commerce, além de ferramentas úteis e as principais tendências desse modelo de negócio.
Ainda não tem um E-commerce? Veja 7 passos para começar umNeste conteúdo, você vai acompanhar algumas dicas de Marketing Digital para o seu E-commerce, além de ferramentas úteis e as principais tendências desse modelo de negócio.
O Google Shopping já se consolidou como uma das principais vitrines para quem vende pela internet. Além de colocar seus produtos em evidência apenas por estarem indexados por lá, você pode investir em anúncios, puxando seus produtos para o topo.
Para isso, você deve submeter seus produtos ao Google Merchant Center e conectar sua conta ao Google Ads. Automaticamente, conforme você investe em anúncios, o Google vai gerar relevância no Shopping.
É uma maneira incrível de gerar tráfego ao seu e-commerce.
Mas não basta estar no Google Shopping para gerar vendas expressivas. Vale também investir em outros formatos de anúncio, especialmente Remarketing. Esse é um jeito de colocar seus produtos na rede de display (banners em outros sites), estando à vista dos usuários que tiveram acesso a eles em algum momento.
Quando você acessa um produto e depois vê campanhas desse produto em todos os lugares, é o Remarketing agindo.
O Remarketing aumenta sua taxa de conversão e suas vendas porque "pesca" de volta clientes que estavam apenas "olhando". Talvez agora eles estejam prontos para comprar e seu anúncio estará lá para lembrá-lo disso.
Por muitos anos, acreditamos que campanhas pagas geravam vendas e marketing nas redes sociais porque eram mais focadas em Branding. No entanto, esse jogo mudou, e ambos os canais podem ser utilizados com diferentes objetivos.
O lnstagram, rede social com muito foco em imagens e produtos, agora apresenta formatos de campanha em que seu perfil se transforma em uma vitrine.
Para isso, você precisa primeiro ter o perfil no lnstagram e depois "subir" seu catálogo de produtos para o Facebook. Assim, você poderá ter "etiquetas" nas suas fotos, com links diretos para o seu E-commerce. Veja um guia com um passo a passo para usar o Facebook.
Veja aqui o passo a passo para configurar neste Guia oferecido pelo próprio Facebook.Pronto! Com essa "mágica", você elimina um passo da jornada de compra e entrega o produto de bandeja ao cliente
Conheça mais sobre a tendência do Social Commerce e como aderir.Todo e-commerce deve investir no envio de campanhas por e-mail. Muitos fazem isso oferecendo cupons de desconto para quem se inscrever, incentivando a inscrição voluntária.
Assim, você tem liberdade para enviar comunicações para esse cliente com promoções e novos produtos.
Veja outras dicas de campanhas de e-mail marketingNós tendemos a confiar muito mais em amigos e familiares do que em marcas. Se algum amigo recomenda um produto, a chance é muito maior de aderirmos à compra. E você pode influenciar essas indicações via Marketing.
Veja essa ação da marca de cosméticos "quem disse, Berenice?" junto com a empresa de sandálias Havaianas.
Quem comparecesse às lojas físicas poderia ganhar brindes de produtos novos das marcas. Assim, ficou mais fácil não só amplificar o alcance, mas também oferecer o teste desses produtos, que mais tarde vão virar indicações entre amigos e familiares.
Você também pode oferecer cupons individuais - se alguém utilizar o cupom, quem o enviou ganha um desconto.
Vale ainda trazer a opção de Gift Cards para seus clientes presentearem pessoas queridas. Veja açiui como fazer isso.Você já pensou na estruturação do seu Branding como Estratégia de Marketing Digital?
A audiência interage com a sua marca, que não é apenas um nome, mas uma forma de expressar o que sua empresa oferece aos clientes.
Veja algumas dicas para impulsionar o alcance da sua marca:
Nenhum trabalho de branding pode ser feito sem ter o cliente em mente. É assim que você entende o que o cliente deseja e o que ele precisa, a fim de corresponder a esses desejos e necessidades.
Saiba aqui como definir seu público-alvo.Qual é o estilo do seu negócio? Seus produtos são para pessoas mais despojadas, como a Havaianas, por exemplo, ou é mais séria, como a Dell? O branding de uma marca é o seu estilo. Ele deve estar em todas as ações nos canais de contato com o cliente.
Algo interessante de reparar nessa comparação são as cores. Ambas utilizam uma paleta parecida, com branco, preto e rosa. No entanto, a apresentação é completamente diferente.
Para que o branding seja construído de forma consistente, é fundamental que os valores da sua marca estejam alinhados a toda comunicação.Agora que você conhece seu público-alvo, sabe quais são suas prioridades e tem um estilo próprio, você precisa definir os valores que vão guiar sua estratégia.
Tais valores devem estar no atendimento, no site, nas redes sociais, em tudo. Veja o exemplo da Natura:
No perfil do lnstagram, esse valor também fica bastante claro.
Confira outras dicas para construir um Branding de bom alcance.Muito bem, agora você tem dicas valiosas para divulgar e aumentar as vendas do seu E-commerce. Confira, abaixo, ferramentas que vão ajudar a operacionalizar tudo isso.
Se você ainda não tem uma base de leads que possa ser utilizada para enviar newsletters e manter um relacionamento com clientes, está na hora de criar uma.
O Mailchimp é um dos mais empregados nesse sentido. Gratuito até 2.000 inscritos, tem ferramentas de design, formatos de segmentação de leads e formulários que você pode "embedar" no seu site e nos seus pop-ups.
Incentive seus clientes a realizar compras, envie campanhas com desconto e muito mais.
Outro ponto importante de um E commerce é o atendimento ao cliente. Por cinco dólares por atendente por mês, você pode contratar a plataforma da Zendesk, uma das líderes nesse segmento.
O atendimento deve estar ligado ao seu Branding: se a proposta é ser uma marca humana, ofereça atendimento humano.
Por meio do serviço, é possível atender clientes por e-mail, chat, telefone e redes sociais. Melhore cada vez mais seu relacionamento com clientes oferecendo a eles soluções rápidas e inteligentes para seus problemas, além de tirar dúvidas.
Caso deseje alimentar as redes sociais e oferecer uma proposta visual interessante ao seu E-commerce, pode precisar do Canva.
A ferramenta de design pode ser pilotada por leigos e ainda tem templates prontos, que você pode adaptar com a sua marca. É uma plataforma gratuita, mas com recursos extras que podem ser contratados por um valor mensal.
Sem conhecer as métricas do seu E commerce, fica difícil alcançar mais vendas. O Google Analytics é a mais famosa e completa plataforma de coleta de dados e traz muito conhecimento sobre sua audiência e o comportamento dela.
Em 2020 foi lançada a sua nova versão, conhecida como Google Analytics 4 (GA4) e que substituiu o Universal Analytics e vale a pena ficar atento, pois a partir de 1 de julho de 2024, as propriedades da versão passada e sua API deixarão de estar acessíveis.Na nova versão existem diversas mudanças, como por exemplo a emissão de relatórios automáticos, estrutura de mensuração baseada em eventos, aumento no parâmetro de tagueamento de URLs, entre outros.
Faça a instalação no seu site para começar a coletar dados e aplique esse conhecimento nas Estratégias de Marketing e Vendas.
Confira aqui alguns dos principais indicadores para acompanhar por láMuito da publicidade on-line é feita dentro do Google. Seja na rede de display, seja na rede de pesquisa, seu E commerce está perdendo vendas ao não investir em mídia paga.Por isso, a plataforma Google Ads é tão importante. É nela que você gerencia e acompanha todas as campanhas, observando o que tem obtido performance mais relevante e o que pode ser descartado da estratégia.
Se você ainda não tem uma plataforma de E-commerce, temos outro artigo que fala sobre algumas muito utilizadas e que pode ajudar você a escolher.
Veja aqui
Como citamos acima, as compras no e-commerce estão crescendo todos os anos. Um número maior de pessoas puderam criar suas lojas on-line e isso fez a concorrência crescer na web. Por isso, você deve se preocupar com dois pontos: reforçar o atendimento ao cliente para ganhar credibilidade e encontrar maneiras criativas de promover seus produtos e sua marca. Com tantas opções na internet, consumidores olham para as avaliações de quem já comprou a fim de decidir por uma marca ou outra. Não deixe que uma má experiência acabe proporcionando desistências: atenda bem para atender sempre. Isso porque outra tendência é o crescimento do custo para anunciar on-line. Angariar clientes no Facebook, por exemplo, ficou 47% mais caro em 2021. Quanto maior a concorrência, mais caros ficam os espaços publicitários. Dessa forma, procure ser criativo na divulgação da sua marca. Vale reforçar algumas dicas que apresentamos acima: fortalecer o branding e investir em comunicação por e-mail. Seu marketing deve ser um mix de ações objetivando alcançar o cliente com mais eficiência.
Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, já há algum tempo, o usuário sabe cada vez mais quais são seus direitos e como pode se proteger de comunicação não solicitada. Com tantas possibilidades de golpe e uso indevido de dados, as pessoas agora precisam estar atentas - por isso, a preocupação é uma tendência. Nesse caso, seja um aliado do seu cliente. Além de ter o apoio de especialistas para que todas as ações estejam de acordo com a lei, ajude seu usuário a proteger seus dados. Ofereça opções de compra sem necessidade de abrir conta e trabalhe para deixar sempre mais claras suas intenções por trás da coleta de dados. Hoje é possível realizar ações de marketing digital enquanto segue as regras da Lei. Veja aqui um resumo da LGPD.
Também na mesma linha de pensamento, afora a proteção de dados, as pessoas vão se preocupar cada vez mais com a segurança na hora de realizar uma compra on-line. É preciso deixar claro que a sua loja é confiável e que há facilidade para comprar e, se for preciso, devolver produtos.