Redes Sociais

É difícil conhecer alguém que não tenha perfil em pelo menos uma rede social. Quem tem acesso à internet, certamente faz uso de alguma plataforma para se conectar com amigos e familiares. Mas não para por aí: elas são máquinas de oportunidades para negócios de todos os tamanhos e mercados.

51,4% dos profissionais de marketing dizem querer aumentar o investimento em anúncios em redes sociais em 2022.

Em 2021, os profissionais de marketing estavam mais focados em investir no lnstagram. Com o passar dos anos, o foco se ampliou para o Facebook, o VouTube, o Linkedln e principalmente o TikTok.

65% dos profissionais de marketing integraram completamente o esforço pago e orgânico nas redes sociais.

Pessoas de 16 a 24 anos utilizam mais os mecanismos de busca de redes sociais ao procurar por um produto do que o próprio Google

64% das pessoas preferem mandar uma mensagem pelas redes sociais a ligar para uma empresa.

Fonte: Relatório de Tendências de Redes Sociais 2024 pela Hootsuit.

Neste conteúdo, você vai descobrir as principais tendências de redes sociais, além de saber mais de como investir em Marketing no lnstagram, Linkedln, Facebook, VouTube, X, Pinterest e TikTok.  

Pronto para navegar por esse oceano? Vamos lá!

Social Commerce e outras tendências

Você já ouviu falar de Social Commerce? As redes sociais se adaptam constantemente às necessidades de suas empresas, especialmente as anunciantes. Dessa forma, temos ferramentas disponíveis dentro das próprias redes que vão auxiliar você a vender seus produtos.

O lnstagram tem etiquetas que levam direto à página do produto representado na imagem. Você ainda pode fazer uso do marketplace do Facebook, criando a própria vitrine na rede. Para quem produz vídeos, no YouTube, é possível inserir etiquetas que levam direto para a página de compra dentro do conteúdo. O WhatsApp, que não é exatamente uma rede social mas é uma ferramenta útil para empresas, também permite a criação de catálogos na sua conta comercial, facilitando a visualização por parte dos clientes

Entretanto, essa não é a única tendência que você pode aproveitar. Confira:

Integre ações pagas e orgânicas

As redes sociais estão lá para gerar renda com o pagamento de anunciantes. Assim, crescer apenas com conteúdo orgânico é especialmente difícil. Mas isso não significa que você não deve criar conteúdo de qualidade que não seja anúncio. Uma campanha de Natal, por exemplo, pode ter posts orgânicos sobre o espírito da data e também anúncios das promoções para o período.

Marcas vão se concentrar em métricas mais especializadas

Quem trabalha com redes sociais deve ficar de olho nos resultados que suas ações geram. Além disso, é preciso saber quais indicadores observar. A tendência é a de que foquemos mais em vendas e geração de receitas do que em métricas de vaidade, como os likes.

Social Listening

O monitoramento de usuários das redes sociais, feito com ferramentas específicas, pode amplificar seu entendimento sobre a audiência e é usado com frequência pelas empresas. Sempre que você cita uma marca, esta tem como ver seu post, entender sua necessidade e integrar aquela informação à sua estratégia de negócio. Para os consumidores, o social listening facilita a amplificação da sua voz, suas opiniões sobre produtos e serviços podem ser utilizadas para melhorá-los, favorecendo também quem os consome.

Agora, além de investir no monitoramento, em escutar o que a sua audiência fala, você pode dar um passo a mais e se engajar com influencers que falam bem dela.

Como trabalhar com influencers: 6 dicas práticas

lnstagram

Uma das redes sociais mais populares do mundo, o lnstagram já conta com mais de 1,6 bilhão de usuários ativos. O Brasil ocupa o terceiro lugar dentre os países que mais o utilizam, com quase 133 milhões de usuários.

Assim como toda rede social estabelecida, o lnstagram passa por mudanças com frequência. O objetivo é sempre melhorar a experiência do usuário e aumentar as opções e o alcance de anúncios das marcas.

Veja algumas das funcionalidades adicionadas nos últimos anos:

  1. Programação de posts dentro do app.
  2. Vídeos agora são apenas Reels.
  3. Publicações podem ser fixadas no topo do perfil
  4. Stories podem ter até 60 segundos.
  5. Um post pode ser feito por dois perfis ao mesmo tempo.
  6. Busca por localização estilo Google Maps.
  7. Dashboard de análise de métricas mais robusta.
  8. Inserção de link nos stories para todas as contas

Para ficar de olho nas novidades do marketing digital não deixem de acompanhar o perfil do Reload, maior evento de marketing digital do Sebrae Minas.

A rede apresenta dezenas de funcionalidades úteis para empresas. Reels, isto é, os vídeos curtos, e também os já consagrados stories, conteúdos que desaparecem depois de 24 horas, são alguns dos exemplos. Mais recentemente, o lnstagram passou a inserir recursos que contribuem para a venda diretamente no aplicativo. O lnstagram Shopping até agora tem os seguintes recursos:

Etiquetas de produto:

É possivel "marcar" uma página de produto em fotos do feed, stories e também em anúncios

coleções

Permitem personalizar a loja dividindo produtos em temas (como uma coleção de moda por exemplo).

Página de detalhe do produto

Fornecem informações sobre cada item do catálogo, como preços e descrições. É possível inserir os conteúdos relacionados a cada produto e direcionar o cliente para a página de compra

finalização de compra no aplicativo

Ainda disponível apenas para os EUA, essa função permite que clientes façam a compra dentro da estrutura do app, sem precisar visitar o site.

No lnstagram, é possível encontrar usuários de vários tipos e faixas etárias. Com muitos recursos, a rede social é atraente: quem não gosta de ter um feed bonito? Ou compartilhar novidades sobre sua vida nos stories? E você pode utilizar esse potencial para amplificar a sua marca.

O lnstagram tem até um recurso exclusivo para negócios: o lnstagram para Empresas. Perfis corporativos podem utilizar as vantagens da oferta, como medição de engajamento e outras métricas e disponibilização de etiquetas que possibilitem vender produtos direto no feed.

Isso, claro, vem acompanhado também dos investimentos em mídia. No lnstagram, é possível impulsionar anúncios e aumentar ainda mais o alcance.

Vale a pena conferir também o Guia que construímos com muitas dicas para o instagram
Outro recurso importante para marcas no lnstagram é o Reels.
Saiba aqui como utilizá-lo

Linkedln

A rede social corporativa é um dos principais meios de comunicação para marcas B2B. Por lá, é possível entrar em contato diretamente com profissionais e empresas, além de criar anúncios pagos e recrutar novos colaboradores.

Os brasileiros são mais de 59 milhões, e a comunidade profissional se fortalece a cada dia. Outro dado importante: 89% dos profissionais de Marketing B2B usam o Linkedln para capturar leads, e 62% dizem que a rede é duas vezes mais eficiente nessa tarefa do que outras redes sociais.

Para conquistar seu espaço por lá, a regra é criar conteúdo relevante. Os usuários do Linkedln estão sempre em busca de inspiração e troca de conhecimento. Sabendo disso, você pode se tornar uma marca mais conhecida quando contribui com a conversa.

Veja outros recursos para empresas no Linkedln Business

Confira também 6 dicas para quem quer impulsionar sua estratégia na plataforma.

Facebook

O Facebook é a rede social de mais sucesso no mundo, e não podemos negar esse fato. São mais de 3 bilhões de usuários ativos pelo planeta.

É por isso que vemos por lá empresas de todos os tipos, desde as menores até as grandes corporações. Empresas podem criar suas páginas, divulgar produtos no marketplace, investir em anúncios e no impulsionamento de posts, conectar-se com clientes pelas mensagens e muito mais.    
Confira alguns motivos para investir em Marketing no Facebook:

alcance grande

Sua persona está no Facebook, com toda certeza. Você poderá encontrar usuários pertencentes ao seu público por lá e seguramente não vai se decepcionar.

alta segmentação

Há centenas de formas de segmentar seu público no Facebook quando você investe em anúncios. Por idade, interesses, local, nível de instrução, empresa em que trabalha e muitos outros.

acesso a muitos dados

Depois de criar uma página e obter algum alcance com ela, você terá informações suficientes para visualizar seu Audience lnsights, ferramenta do Facebook que traz um perfil completo de quem segue a sua marca.

Confira mais informações sobre como utilizar o Facebook no seu Marketing com este Guia da Empresa.

YouTube

Investir na maior plataforma de vídeos do mundo pode ser um pouco mais complexo do que em outras redes sociais, mas vale a pena.

Mais de 142 milhões de usuários brasileiros estão ativos no YouTube.

65% dos proprietários e proprietárias de pequenas empresas que têm um canal no YouTube afirmam usá-lo para mostrar produtos e serviços (Dado da própria empresa)

Você tem duas formas de utilizar o YouTube para impulsionar seu negócio:

Por meio da produção consistente de vídeos, você pode aumentar o engajamento e a visibilidade da sua marca. É possível não só atrair clientes, mas também educá-los em seu mercado por meio de vídeos tutoriais, guias passo a passo e transmissões ao vivo. Você pode fazer isso criando um canal e investindo na produção audiovisual. Saiba aqui como trabalhar com vídeo marketing tendo pouco dinheiro.

Criando anúncios, é viável amplificar a voz da sua marca em outros canais, com propagandas transmitidas para seu público-alvo. Você pode inserir anúncios de vídeo ignoráveis ou não ignoráveis ou em banner, que aparecem enquanto o vídeo está tocando. Veja outros detalhes sobre o YouTube para empresas a aqui.

Como o YouTube, além de ser uma rede social, é um mecanismo de busca (o mais utilizado depois do Google), seus vídeos não têm vida útil tão curta como em outras redes. Você poderá usar aquele conteúdo por muito mais tempo e ele estará nos resultados de busca com muito mais facilidade do que no lnstagram, por exemplo.

O YouTube também lançou a sua versão de "reels" com o YouTube Shorts. Por lá, os criadores podem colocar vídeos curtos em formato vertical e as pessoas podem visualizar como em um feed, aumentando o alcance do conteúdo.

Para facilitar ainda mais a sua decisão sobre investir em vídeos, o YouTube oferece uma infinidade de recursos. Você pode conferir suas métricas, lançar streamings ao vivo, comprar anúncios pagos ou mesmo vender espaço nos próprios vídeos.

Vale a pena acessar também o nosso Guia sobre Estratégias do YouTube para Empresas.

X

O X é uma rede social que permite textos pequenos, de 280 caracteres, e anteriormente conhecida como Twitter. Essa é sua definição básica, mas que merece ser expandida: com quase 24 milhões de brasileiros ativos, a plataforma proporciona comentários em tempo real sobre eventos específicos, além de ser muito usada por políticos e jornalistas, sendo o ponto central da conversa.

Existem várias formas de as marcas criarem relevância no X:

Atendendo seus clientes com dúvidas e reclamações, como em um SAC.

Utilize a conversa do momento para ampliar o alcance da sua marca. Por exemplo: Copa do Mundo é um ótimo momento para falar sobre produtos voltados ao esporte

Invista em anúncios. Assim como outras redes sociais, o X permite anunciantes e tem ferramentas robustas para quem quer estar na timeline do cliente

Converse com sua audiência utilizando o X Spaces. Essa ferramenta permite a "lives" em criação de formato de áudio, no qual as pessoas podem falar como em podcast em tempo real. É possível deixar o conteúdo gravado e divulgá-lo outras vezes.

Você também pode criar laços com sua audiência e até com outras marcas.
Veja outras dicas e ferramentas na Página específica Para empresas oferecida pelo X.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social baseada em ideias. Por lá, usuários podem compartilhar, salvar e descobrir ideias de decoração, moda, arte, gastronomia e muitas outras áreas. As publicações, chamadas de "pins", podem ser organizadas em pastas de inspiração e usam direcionamento de link.

Além disso, a plataforma tem um mecanismo de busca visual integrado, que possibilita encontrar inspiração parecida e ampliar suas pastas. Essas e outras qualidades levaram a rede a ter quase 56 milhões de usuários ativos mensais.

Assim como as outras redes sociais, o Pinterest apresenta funcionalidade para negócios. Apesar de não ter uma base tão ampla quanto o Facebook ou o lnstagram, seus usuários são qualificados e podem ser parte do público de marcas relacionadas aos principais tópicos tratados por lá.

Explore essa potencialidade reforçando a sua marca como protagonista de projetos de vida. Vale para quem lida com comida, com design, com moda e com todas essas áreas que proporcionam mudança no cotidiano das pessoas. Confira a página específica para empresas.

Acesse também o nosso Guia construído essencialmente para quem quer impulsionar seu negócio via Pinterest.

TikTok

O TikTok explodiu em 2020 e até hoje se mantém como principal rede utilizada, principalmente por jovens. No Brasil, são mais de 82 milhões de pessoas, mais de 70% entre 16 e 24 anos.

Por lá, usuários podem postar vídeos entre 15 segundos e 10 minutos. O teor já varia bastante, tendo começado com dança e humor. Agora vemos influencers de todo o tipo, de esportes a vida na fazenda.

Não vamos prolongar muito este tópico porque você pode acessar muitos detalhes sobre como ter uma estratégia de sucesso no tiktok fazendo o download do nosso e-book:

Marketing no TikTok

Não são redes sociais, mas ajudam a sua estratégia

WhatsApp

O WhatsApp, com maior prestígio em relação ao Telegram, pode ser utilizado para comunicar com clientes, realizar disparos de marketing (com as devidas autorizações), tirar dúvidas e prestar suporte ao cliente.

A empresa ainda fornece serviços espec1a1s para negócios, com o WhatsApp Business. A gama de ferramentas é grande: envio de lembretes, promoções, atendimento pós-compra, integração com vários outros serviços, criação de conversas automatizadas e muito mais.

Telegram

Já o Telegram, apesar de ser menos usado, apresenta outras funcionalidades, como a criação de bots, que conversam com usuários e realizam funções de forma automática. Além disso, os grupos no Telegram podem ser maiores do que os no WhatsApp, e o app oferece a função de canais, em que apenas administradores postam. É um ótimo jeito de compartilhar conteúdos do seu blog, por exemplo.

Saiba mais sobre o Telegram.

Google Perfil de Empresa

O Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita do Google que permite que as empresas controlem como aparecem na Pesquisa Google e no Maps. Com o perfil, pode-se publicar atualizações, incluir produtos e serviços para comercialização, aceitar pedidos online, adicionar e editar informações sobre a empresa como endereço ou horário e ainda responder a avaliações de clientes.

Saiba mais sobre o Google Perfil de Empresa.

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