O que é novo de verdade, o que é inovador e para quem é novidade?

Conceitos como inovação, criatividade e disrupção tomaram conta do ambiente dos negócios nos últimos anos, mas o que tudo isso significa de fato? Mais importante ainda: como as habilidades e as características que acabamos de citar se manifestam na prática?

Nesta trilha você vai conhecer o conceito de Mindset Inovador. Vamos explorar as possibilidades para quem quer inovar, os mitos por trás desse ato e, claro, vamos compartilhar com você o que é necessário para tirar a inovação do papel.

Leia para descobrir com a gente:

•  O que é inovação?

O que é o Mindset Inovador (e quem pode tê-lo!)

• Características de quem tem o Mindset Inovador

• 5 mitos da inovação

AFINAL, O QUE É INOVAÇÃO?

Vamos começar pelo princípio.

Afinal, muita gente fala sobre inovação. Muita gente diz praticar a inovação. Paralelamente, porém, ainda existe muita confusão em torno desse termo.

Se você pedir ao Google uma definição de “inovação”, isso não ajudará muito, ou seja, chegará a mais de 300 milhões de resultados com milhares de definições. A própria definição é praticamente inútil: “A ação ou processo de inovar”.

Quando falamos em “inovação”, muitos pensam em invenções tecnológicas. Isso é lógico. A tecnologia e as novidades tecnológicas costumam ser, de fato, produtos inovadores e que transformam positivamente a vida das pessoas.

A verdade é que, muito além da tecnologia, existem inúmeras definições de inovação. A maioria delas se resume ao desenvolvimento ou à aplicação de novas tecnologias em produtos e serviços.

No entanto, a inovação também pode ser social ou orientada para processos (de negócios ou não). Em suma, inovar também pode estar ligado a uma renovação ou a uma regeneração. Além disso, outro ponto crucial é que a inovação só faz sentido quando afeta positivamente a vida das pessoas.

ENTÃO, PARA QUEM É NOVO?

A palavra de ordem da inovação é “valor”. Não importa o que você está desenvolvendo ao inovar: sua solução deve impactar positivamente a vida de alguém.

Esse valor pode ser gerado por tipos distintos de inovação, cada um com seu objetivo próprio. Veja como a inovação se manifesta de formas diferentes e o que resulta de cada uma delas:

INOVAÇÃO DE PRODUTOE DE SERVIÇO

dizem respeito tanto a produtos materiais que uma empresa pode lançar quanto a serviços que podem ser oferecidos a clientes. Esses tipos de inovação vão levar empresas a maiores lucros e a deixar concorrentes para trás.

INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

o modelo de negócios é a forma como uma empresa funciona e ganha dinheiro. A inovação do modelo de negócios abrange inovação em estratégia, marketing, cadeias de suprimentos, criação de valor, preços ou estrutura de custos.

INOVAÇÃO DE PROCESSOS E TECNOLOGIA

como o nome indica, são inovações tecnológicas, como a criação de produtos e serviços. Em princípio, também são inovações de processo. Isso inclui, por exemplo, processos de produção ou tecnologia para aplicativos. Inovações de produto, melhorias de qualidade ou economia de custos frequentemente andam de mãos dadas com inovações de processo e tecnologia.

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

as inovações organizacionais afetam o processo e a estrutura organizacional. Podem ser inovações de processos organizacionais ou inovações de gestão, por exemplo, novas ferramentas voltadas a medir a satisfação do cliente ou a otimizar os processos de entrega para reduzir custos.

INOVAÇÃO SOCIAL

inovações sociais são aquelas em que o benefício é da sociedade, e o objetivo não é principalmente o lucro. Os exemplos incluem inovação na educação, na redução da pobreza, na igualdade de oportunidades e na saúde.

INOVAÇÃO AMBIENTAL

todas as inovações que contribuem para melhorar o meio ambiente são inovações ambientais. Trata-se, por exemplo, de produtos ecológicos, contribuições para a proteção ambiental ou a prevenção de emissões.

O que esses tipos têm em comum são o caminho que seguem para acontecer na prática. Todos partem da geração de ideias, posteriormente testadas, refinadas, melhoradas e, por fim, desenvolvidas para as pessoas e o mercado.

O QUE É MINDSET INOVADOR

Partindo do que é inovação, vamos falar sobre o Mindset Inovador.

Mindset, no inglês, significa mentalidade. Esse termo diz respeito à atitude mental, à forma como encaramos a vida e as questões do dia a dia. Na prática, o mindset é como uma lente pela qual enxergamos e interpretamos o mundo e tudo ao nosso redor.

E o Mindset Inovador é algo que alguns têm, muitos buscam, mas nem todo mundo entende.

Vamos começar a definição de Mindset Inovador compartilhando uma verdade que nem todo mundo te conta:

TODO MUNDO PODE INOVAR.

É isso. Logo de cara, você precisa entender que a capacidade de inovação não é um talento raro que apenas algumas pessoas iluminadas recebem ao nascer. O Mindset Inovador é um jeito de enxergar o mundo, em vez de ser um dom que nasce com poucos. É mudar o modo como vemos as coisas e como as sentimos, num primeiro momento. É mudar também o modo como nos relacionamos com questões em todos os âmbitos da vida. E, claro, pode não ser uma tarefa fácil.

Mas, sim, é perfeitamente possível.

O que você precisa é de uma “mentalidade inovadora”. Ela é composta de três ingredientes: criatividade, conhecimento ‘do negócio’ e perseverança. E qualquer pessoa pode melhorar a sua capacidade de  inventividade. Além disso, o autor Fernão Battistoni, em seu livro “Cresça 1% ao dia”, diz que por meio de provocações e reflexões diárias, você irá evoluir gradativamente e de maneira constante.

10% INSPIRAÇÃO E 90% TRANSPIRAÇÃO.

A mentalidade de inovação cria um mundo de possibilidades na sua mente, que está sempre vendo novas possibilidades e oportunidades. As ideias surgem ao se abrirem para o ambiente, imaginando o que está acontecendo ao seu redor ou o que não está acontecendo. Não deixe que as limitações ou o pensamento de que “nunca será algo para você” passem a predominar.

O Mindset Inovador pode e deve pensar de diferentes ângulos, longe dos caminhos percorridos por todos. É sobre transformar problemas em oportunidades ao fazer as coisas de modo um pouco diferente.

Quem tem uma mentalidade menos inovadora tende a não pensar tanto em problemas e objeções que impulsionam a inovação. Por um lado, essas pessoas vivem menos ansiosas para experimentar algo, por causa do medo de que possa dar errado. Enquanto isso, quem tem o mindset inovador acaba se arriscando mais, enxergando oportunidades nesses problemas e reagindo melhor aos revezes da vida.

CARACTERÍSTICAS DE QUEM TEM O MINDSET INOVADOR

Para resumir, uma pessoa que tem a mentalidade inovadora é:

altamente energética
sensível aos problemas da sociedade e do entorno
amplamente interessada e mostra curiosidade
capaz de julgar objetivamente
aberta a novas experiências
focada em semelhanças em vez de diferenças
capaz de aproximar os opostos
totalmente comprometida em realizar uma nova ideia

De forma geral, essas são as habilidades e as características mais comuns das pessoas inovadoras de verdade.

Vale notar também que nem todo inovador é igual. Como estamos falando do Mindset Inovador, é natural que existam perfis diferentes de pessoas que terão forças e fraquezas distintas.

Com base em seu trabalho com quase 200 das empresas da Fortune 500, os especialistas em inovação Jeff e Staney DeGraff desenvolveram uma estrutura de quatro estilos diferentes de inovadores e como envolver construtivamente suas tensões para criar inovação nas empresas.

Pessoas criativas têm diferentes tipos de visão de mundo, que são seus pontos fortes (competências) e também seus pontos fracos (pontos cegos).

Os quatro arquétipos principais propostos por Jeff e Stanley DeGraff são:

O Artista, que ama a inovação radical.
O Engenheiro, que constantemente melhora tudo.
O Atleta, que compete para desenvolver a melhor inovação.
E o Sábio, que inova por meio da colaboração.

VAMOS CONHECER MELHOR CADA UM DELES?

Na sequência, você pode fazer um exercício e tentar imaginar em qual dos quatro você se encaixa melhor.

O arquétipo do Artista é um jogador, inovador radical, pensador fora da caixa, criador de alto risco e alta recompensa, um experimentador selvagem que rejeita as convenções. Os Artistas são sonhadores criativos e revolucionários em constante busca por algo novo e visualizando novos produtos ou serviços.

Os exemplos incluem Walt Disney, Steve Jobs, Elon Musk, Jeff Bezos, Gianni Versace, Coco Chanel e Duke Ellington; as empresas incluem a Pixar.

O arquétipo do Engenheiro busca inovação incremental e busca eficiência, qualidade, sistemas e processos. Os Engenheiros são altamente disciplinados e veem o valor da burocracia. Eles preferem um crescimento de baixo risco e lento. O foco de um Engenheiro não é necessariamente algo mais novo, mas, sim, melhor, mais barato e mais rápido. Afinal, nem todas as inovações precisam ser sexy, cool, chiques ou chamativas. A inovação também ocorre nos bastidores e está profundamente inserida nos processos.

O Atleta representa a competição na qual os fortes prevalecem em detrimento dos fracos. O Atleta entende que o tempo é fundamental para a inovação. Os Atletas são trabalhadores árduos voltados aos resultados – eles buscam força e produzem lucro e velocidade. Eles são agressivos, direcionados à ação e querem vencer a todo custo. Eles têm coragem e estão dispostos a se sacrificar; afinal, inovação não é apenas criatividade, mas também coragem para criar e aceitar mudanças.

Os exemplos incluem Tim Cook (Apple), Indra Nooyi (PepsiCo), Microsoft, GE, Goldman Sachs e Angela Merkel (Chanceler da Alemanha).

O Sábio busca conexão, harmonia, união e comunidade. Os Sábios são mentores, facilitadores, conselheiros e formadores de equipe que trabalham com valores compartilhados e aumentam o conhecimento do setor. Eles são ouvintes empáticos e compreensivos. Eles valorizam a aprendizagem ao longo da vida e a reaprendizagem de pessoas com ideias semelhantes e também de pessoas totalmente diferentes.Os exemplos incluem Florence Nightingale, Martin Luther King Jr., Oprah Winfrey, Jostein Solheim (Ben & Jerry’s) e ONGs como Médicos Sem Fronteiras.

O QUE NÃO É CONSIDERADO INOVAÇÃO?

5 MITOS PARA DEIXAR DE ACREDITAR

Agora nós sabemos o que está relacionado ao Mindset Inovador. Até aqui, você já deve ter imaginado que tipo de perfil inovador você tem.

Sabendo de tudo isso, é importante passarmos por alguns mitos comuns atribuídos à inovação. Ainda existem questões associadas aos inovadores e que, na prática, não funcionam como alguns pensam. Veja as mais comuns delas e o que há por trás de cada uma:

1.

INOVAR É CRIAR ALGO DO NADA

Alguém já te disse, durante alguma tarefa, que você não precisa inventar a roda? Pois é. A lógica da inovação é essa. Inovar diz muito mais respeito a descobrir do que inventar.

2.

INOVAÇÃO É UMA COMPETÊNCIA PARA POUCOS

Lembra do que falamos alguns parágrafos atrás, que todo mundo pode inovar? É importante reforçar isso. O Mindset Inovador pode ser aprendido e desenvolvido por todos.

3.

INOVAR É RESPONSABILIDADE DE DEPARTAMENTOS E ÁREAS ESPECÍFICAS

De novo: todo mundo pode inovar! A prática não precisa estar ligada, em uma empresa, a áreas específicas. É possível inovar em uma abordagem de marketing e em um processo administrativo ou financeiro.

4.

INOVAR CUSTA CARO

Dinheiro não deve ser problema para quem quer inovar. A Inovação Frugal é uma realidade e significa gerar mais valor com menos recursos.

5.
INOVAR É CRIAR “O NOVO PELO NOVO”

Nunca, NUNCA pense em inovar sem propósito. Relembre com a gente que a inovação precisa impactar positivamente a vida das pessoas. Criar o “novo pelo novo” é apenas geração de resíduo.

Todos esses mitos estão relacionados a ideias ultrapassadas sobre inovação. Quando começar a pensar em desenvolver seu Mindset Inovador, lembre-se de cada um deles. O motivo pelo qual você não está criando valor por meio da inovação e transformando a vida de outras pessoas pode estar aqui. Em um mito simples de ser derrubado.

Este conteúdo te ajudou? Conseguimos esclarecer o Mindset Inovador para você? Caso tenhamos ajudado, não deixe de compartilhar este artigo com outras pessoas. Passe adiante a ideia do Mindset Inovador como uma nova maneira de enxergar o mundo e colabore para espalhar essa ideia!

DOWNLOAD DO MATERIAL EM PDF

DOWNLOAD DO MATERIAL EM PDF

Fazer download