Quando estamos tentando responder a essas perguntas, nem sempre chegamos a conclusões fáceis, não é mesmo?
A chave para se reinventar e criar soluções que façam a diferença no mundo é trabalhar seu mindset inovador, ou seja, sua mentalidade inovadora, em português.
Desenvolver uma mentalidade inovadora é uma habilidade necessária para ter criatividade e abordar o mundo de uma maneira nova (e talvez não convencional). O melhor disso é que todos podem ter um mindset inovador. Basta receber os estímulos certos!
Nesta trilha, vamos ajudar você a desenvolver uma mentalidade que o leve a inovar de verdade. Vamos lá?
Para ser uma pessoa inovadora de verdade, é preciso criar.
Você precisa ser criativo e deixar que o mundo julgue seu trabalho. Diante disso, imagine uma pessoa inovadora que não acredita na própria ideia e a critica duramente.
Essa negatividade pode minar o potencial inovador de qualquer pessoa.
As inovadoras são pessoas otimistas, mas que não permanecem apenas no campo das ideias. Elas levam o otimismo para a ação. Quem tem um mindset inovador verdadeiro não só pensa positivo e acredita, mas também dá forma e traz sua ideia para a realidade.É nesse processo que se cria inovação real, tangível e que gera valor nas pessoas.
Inovação e crescimento parecem andar de mãos dadas, não é?
Por isso mesmo, a segunda dimensão que compõe o mindset da pessoa inovadora é a mentalidade de crescimento.
Conforme propõe a pesquisadora e autora Carol Dweck, da Stanford University, o mindset de crescimento é uma alternativa ao mindset fixo. O mindset de crescimento se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio dos próprios esforços.
Embora as pessoas possam diferir umas das outras de muitas maneiras — em seus talentos e aptidões, interesses ou temperamentos —, cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.
Considerando essa proposta, um dos passos mais importantes para se tornar uma pessoa mais inovadora é estar disposto a inovar na própria vida, na maneira de ser.
A natureza e a nossa vida cotidiana nos mostram frequentemente que a diversidade fortalece a vida. Da mesma forma, a diversidade também fortalece a inovação. Mas, quando pensamos em diversidade, precisamos entender o próprio conceito de uma maneira ampla.
O relatório Delivering Through Diversity, da McKinsey & Company, citou que as empresas com diversidade ética e cultural têm 33% mais chances de ter um desempenho financeiro superior. Além de o fator financeiro impressionar, o poder da diversidade reside em sua capacidade de estimular a inovação e construir um mundo melhor.
Para pessoas inovadoras, a dimensão da diversidade significa explorar vários aspectos da diferença.
Aspectos para cultivar a diversidade e impulsionar a inovação:
diferentes lugares exercem diferentes poderes. Conheça novos lugares, converse com pessoas de origens distintas e veja como eles podem contribuir.
pessoas de diferentes idades têm experiências distintas para contribuir com a inovação. O mesmo serve para classes sociais diversas, por exemplo.
quebre sua rotina e crie outros rituais. O comportamento no cotidiano, quando quebrado e reinventado, ajuda sem dúvidas no processo de inovação.
converse com pessoas que pensam diferente. Radicalmente diferente. Escute e aprenda com quem pensa de forma drasticamente diferente da sua e veja como essas ideias podem contribuir para a inovação.
A segurança psicológica é extremamente importante no que diz respeito à inovação. No entanto, é sempre importante ressaltar que segurança é diferente de conforto. O mindset inovador requer segurança, mas, ao mesmo tempo, exige ter coragem de arriscar, viver constantemente em busca da “zona de estiramento” ao invés de focar na “zona de conforto”. Essa zona diferente é pertinente àquele lugar em que você testa seus limites e se impõe a ir além – e buscar esse lugar é uma característica essencial do inovador.
Um estudo do Google descobriu que, das cinco principais dinâmicas de equipes eficazes que os pesquisadores identificaram, a segurança psicológica foi ‘de longe’ a mais importante.
Os pesquisadores do Google descobriram que os indivíduos em equipes com maior segurança psicológica têm menos probabilidade de deixar o Google, são mais propensos a aproveitar o poder de ideias diversas de seus colegas de equipe, geram mais receita e são avaliados como eficazes duas vezes mais.
Seguindo os princípios do mindset inovador, sabemos que ele pode (e deve!) ser treinado, desenvolvido e estimulado.
Como fazer isso?É o que vamos contar agora a você, com estes exercícios e boas práticas, a fim de treinar a sua mente para inovar:
Você tem a impressão de que, às vezes, está com a cabeça cheia demais?
Se afirmativo, você não está sozinho! No mundo de hoje – no qual somos superestimulados com a comunicação –, a mente está cheia de pensamentos e conceitos para classificar.
Como resultado, ter novas ideias pode ser desafiador porque sua mente está distraída pelo barulho que vem de tudo ao seu redor.
É aí que entra a ideia de mindfulness. Esse termo em inglês é traduzido como atenção plena e significa um estado da mente em que você consegue clarear os pensamentos e focar no que realmente importa.
Essa prática, para o mindset inovador, pode ajudá-lo a limpar sua mente e evitar que você seja oprimido pelo que está acontecendo em sua vida. Aqui estão algumas maneiras de desenvolver espaço para a atenção plena:
Alguns fazem da meditação um hábito matinal, outros a praticam no almoço e há quem prefira à noite. Você pode até meditar antes de dormir ou dividi-la em sessões menores ao longo do dia – apenas encontre o que funciona pra você.
Certos aplicativos para o seu telefone ou smartwatch podem ser úteis a algumas pessoas que precisam de lembretes para praticar exercícios de atenção plena. Eles também podem encorajá-lo a praticar respiração profunda, exercícios de limpeza do pensamento ou meditação curta guiada.
Fazer parte de um grupo certamente dá a motivação extra que você precisa para limpar sua mente. Uma aula de ioga, por exemplo, incorpora respiração profunda em uma sessão de treino com outras pessoas. Comece pequeno. Experimente algo e veja o que é natural pra você.
Lembra da mentalidade de crescimento, uma das dimensões do mindset inovador? Venha estimulá-la agora!
A leitura, os estudos e os aprendizados inspiram novos pensamentos, compartilham diferentes perspectivas e desafiam a mente a refletir e a considerar outras formas de pensar. Tendo consciência disso, tente ler mais e seguir estudando constantemente. Se você não está muito interessado em ler ou acredita que não tem tempo, experimente audiolivros ou resumos detalhados a fim de expandir rapidamente seu aprendizado.
Além de ler, considere fazer uma aula online, procure um mentor ou um treinador para permitir o seu crescimento pessoal, participe de webinars, etc. Esteja comprometido com o crescimento pessoal.
Dica prática: escolha uma área de crescimento e estude-a por um período determinado. Você pode pensar em um tema que deseja aprender mais a cada trimestre. Em função disso, estabeleça uma meta de desenvolvimento nessa área.
Quem quer desenvolver um mindset inovador deve estar disposto a enfrentar as armadilhas e as vitórias da exploração para descobrir novas invenções, ideias e tecnologias. Explorar, nesse caso, é observar, é ir atrás e buscar entender o que tem sido feito ao seu redor em termos de inovação.A inovação certamente está presente ao seu redor. Basta ficar de olho!A dica aqui, para desenvolver o seu mindset inovador, é: explore o que outros inovadores estão fazendo. Encontre pessoas que possam inspirá-lo e ensinar na prática a inovação.Passe algum tempo com essas pessoas, veja o que elas fazem e faça perguntas como:
Inovadores não têm medo do que há de novo e já estão experimentando coisas. Aprenda com o aprendizado deles.Caso encontre pessoas que inspiram você por serem capazes de inovar de verdade, elas provavelmente estarão abertas para contar o que estão estudando, seguindo e tentando.A partir daí, use esse aprendizado visando motivar a própria inovação!Algumas coisas podem fracassar, mas a oportunidade é que essas pessoas lhe darão uma vantagem em novas tecnologias, setores, sistemas e conceitos, a fim de que você não precise descobri-los ou pesquisá-los sozinho. Deixe que seus pontos fortes informem seu treino de inovação.
Brainstorming é uma ótima maneira de expandir sua perspectiva e aumentar a contribuição com diferentes pontos fortes e mentalidades. O exercício é supersimples: gerar o maior número de ideias para uma questão central em poucos minutos. Em seguida, apresente, discuta e aprimore as ideias.
Você pode fazer o seu brainstorm sozinho, porém apostar em um grupo pode trazer resultados ainda melhores!
Em grupo, você é capaz de desenvolver uma ideia, resolver um problema e discernir quais ações tomar. Perspectivas novas podem ajudá-lo a levar sua visão e ideias ao próximo nível. Gaste tempo e energia com pessoas positivas e com ideias semelhantes. Ao trabalhar com colegas de sucesso, você adquire a capacidade de aprender habilidades para crescer, observar hábitos eficientes e implementar técnicas que ajudam você e a sua empresa a crescer.
Tenha foco na qualidade
Evite as críticas
Aceite e estimule ideias incomuns
Combine e melhore ideias
Esse exercício é bastante praticado nos processos de design thinking, isto é, processo não linear e iterativo que as equipes usam para entender os usuários, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras para prototipar e testar. Envolvendo cinco fases – Empatia, Definir, Idear, Prototipar e Testar – é uma forma incrível de lidar com problemas mal-definidos ou desconhecidos.
As empresas e as pessoas que praticam o design thinking usam o pensamento de design para resolver problemas porque, assim, podem reformulá-los de maneiras centradas no ser humano e focar no que é mais importante para os usuários. De todos os processos de design, o design thinking é quase certamente o melhor para pensar “fora da caixa”. E isso tem tudo a ver com inovação, não é?
No processo de design thinking, o brainstorm ajuda a produzir uma vasta gama de ideias e estabelecer ligações entre elas para encontrar soluções potenciais. Como exercício para quem quer estimular o mindset inovador, é uma ótima forma de começar!
Quer saber tudo sobre design thinking e descobrir como o processo ajuda a inovar? Baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Design Thinking!