No módulo 4 do Mindset Inovador, exploramos um conjunto de comportamentos importantes para os inovadores: a descoberta.
Os comportamentos de descoberta é que criam as atitudes de exploração das possibilidades ainda no campo das ideias. É quando observamos, questionamos, associamos nosso conhecimento em diversas áreas e, a partir daí, passamos a experimentar e a testar as hipóteses que podem resultar em inovação.
Precisamos lembrar aqui que o conceito de inovação deve ser repensado e reinventado. Inovação não é apenas ter uma boa ideia. É uma equação simples, com dois componentes igualmente importantes:
É a respeito da implementação que vamos falar agora. Implementar, no processo de inovação, é executar a ideia. E vamos explicar a seguir como fazer isso na prática.
Quando exploramos comportamento de descoberta, comentamos sobre o estudo conduzido pelos pesquisadores da Harvard Business Review, que mapearam as 5 características da etapa de descoberta na inovação. Da mesma forma, os autores registraram o que está do outro lado da equação dos profissionais inovadores.
Sabemos que as pessoas inovadoras se destacam nas cinco habilidades de descoberta e procuram mudar fundamentalmente os modelos de negócio, produtos ou processos existentes.Trabalhando com ideias disruptivas, essas pessoas conseguem pensar de forma criativa e inteligente – mas e como fica a execução de tudo que elas pensaram?Em contraste, o estudo do DNA do Inovador descobriu que a maioria dos profissionais, mesmo em grandes empresas consagradas como inovadoras, destaca-se na execução.Eles trabalham muito para entregar com eficiência o próximo trabalho que deve ser feito, usando todo seu talento e inteligência.
O DNA do inovador, no que diz respeito ao comportamento da execução, também é composto de características-chave. Essas habilidades de execução seriam:
Profissionais bem-sucedidos na execução são conhecidos por um forte poder de análise. Essas pessoas olham ao seu redor, consideram o contexto, avaliam riscos e pesam os pontos positivos e negativos das suas entregas. Ao analisar profundamente cada situação, o resultado final do trabalho é limpo, claro e cumpre seu objetivo mais facilmente.
Qualquer pessoa que se destaca em seu trabalho parte de um bom planejamento. Planejar cuidadosamente os próximos passos é o que ajuda a garantir o sucesso de qualquer empreitada. É por isso que as empresas precisam de planejamento estratégico, por exemplo. Isso com o intuito de orientar suas estratégias e ações por um caminho que faça sentido aos objetivos de negócio e de evitar acidentes no percurso.
A análise e o planejamento andam de mãos dadas com esta terceira característica, que fala sobre a atenção aos detalhes na execução de um trabalho. Pessoas que são excelentes na execução olham para cada ponto do seu processo, da criação, da produção. Não deixam pontas soltas, que, num momento futuro ou no grande cenário das coisas, podem comprometer o resultado final do que produziram.
Inovadores não ficam dependentes da motivação porque sabem que ela é cíclica e tem momentos de altos e baixos. Então contam com a disciplina. A execução disciplinada evita erros, minimiza o risco de prejuízos e garante um trabalho eficaz para todos os envolvidos em qualquer projeto, é ela que garante um bom resultado.
Agora que você leu sobre as 4 características da etapa de execução, provavelmente achou todas elas importantes para profissionais e empresas, certo?
Novamente, precisamos voltar ao que é inovação na prática..
Por mais importante que seja a disciplina, a análise, a orientação a detalhes e o planejamento, nada disso vai funcionar sozinho.
O ponto-chave para fazer a inovação ocorrer de verdade é balancear descoberta e execução. No estudo sobre o DNA do Inovador, a grande descoberta é que as grandes empresas normalmente falham na inovação disruptiva porque a equipe de liderança costuma ser dominada por indivíduos que foram selecionados por habilidades de entrega, e não por habilidades de descoberta.
Como resultado, a maioria dos executivos em grandes organizações não consegue pensar diferente.
Dominar apenas uma parte da equação, no fim das contas, não resolve. Não cria soluções inovadoras de verdade. Não estabelece uma cultura de inovação que se mantém ao longo do tempo.
Esse equilíbrio entre descoberta e execução, na maioria das vezes, não é algo que esses profissionais aprendem dentro de sua empresa, e certamente não é algo ensinado na faculdade.
A faculdade, a universidade e as escolas de negócios ensinam as pessoas a ser boas executoras e a dominar uma gestão inteligente, focando nos resultados operacionais, na melhoria dos processos e produtos já existentes.
As habilidades e comportamentos de descoberta para formar pessoas inovadoras ainda é muito pouco trabalhada nestas instituições.
Por um momento, considere o histórico de sua empresa em recompensar e promover habilidades de descoberta.
Se as respostas forem “não”, então é provável que exista um déficit severo de habilidade de descoberta na sua equipe. E isso certamente vai comprometer o processo de inovação, a não ser que sua empresa…
Você conhece o famoso slogan da Apple, aquele que literalmente inspira a pensar diferente?
O conceito por trás do conhecido “Think Different” da Apple é inspirador, porém incompleto.
Inovadores devem consistentemente agir diferente para pensar diferente.
Assim como no processo de inovação, formar o seu Mindset Inovador passa por:
Nós reconhecemos que a genética está trabalhando dentro dos inovadores, e que alguns têm alguma predisposição para a criatividade e o pensamento associativo. No entanto, mesmo se dois indivíduos tiverem a mesma capacidade criativa genética, um terá mais sucesso na resolução criativa de problemas se ele ou ela se envolver com mais frequência nas habilidades de descoberta que identificamos até aqui.
Compreendendo as cinco habilidades de descoberta e somando às habilidades de execução, você tem a fórmula certa para se tornar uma pessoa inovadora.
Assim, acreditamos que você possa encontrar maneiras de desenvolver com mais sucesso a centelha da inovação dentro de você e nos outros.
Para finalizar este módulo, queremos propor um exercício que vai ajudar você a identificar seu perfil. Será que você tende a ter a capacidade de descobertas mais aflorada? Ou será que você é mais um executor e precisa desenvolver a descoberta para inovar?
Faça o teste agora, respondendo o quanto concorda ou discorda em relação a cada afirmação abaixo:
Soma dos pontos que obteve nas questões de número par.
Se o total for 45 ou superior, você tem uma pontuação muito alta em relação à competências de descoberta, alta se o total ficar entre 40 e 45, moderada a alta se ficar entre 35 e 40 e moderada a baixa se estiver entre 29 e 34. Se o total for 28 ou inferior, você tem um índice baixo em competências de descoberta.
Soma dos pontos que obteve nas questões de número ímpar.
Você terá um índice muito alto em competências de execução se o total for 45 ou superior, alto se ficar entre 40 e 45, de moderado a alto entre 35 e 40, moderado a baixo se ficar entre 29 e 34 e baixo se o total for 28 ou menos.