Afinal, além da parte técnica e tática, o que é preciso para ter um mindset inovador? Este conteúdo tem como objetivo contextualizar e desenvolver a mentalidade empreendedora inovadora, valendo-se de referências, cases e exemplos práticos.
Ao ver como funciona a inovação nas outras empresas, você vai conseguir se inspirar, absorver certos conceitos e visualizar os resultados que pode alcançar nas suas empreitadas.
Neste conteúdo, queremos te aproximar ainda mais de exemplos inovadores.
Leia a seguir os cases que separamos pra você e já comece a pensar na inovação que você vai criar, combinado?
A inovação não está longe de você, sabia? Veja como algumas empresas brasileiras vêm transformando a vida dos consumidores, ao mesmo tempo em que criam negócios lucrativos
A Be Honest é uma empresa de Belo Horizonte que leva um minimercado personalizado para atender às necessidades dos moradores de condomínios. O que a empresa conseguiu fazer foi entregar, de maneira prática e rápida, produtos que as pessoas podem precisar em um momento específico ou de última hora, por exemplo.
Tudo isso ainda é feito contando com a honestidade de quem está comprando. Na Be Honest, você faz suas compras e realiza o pagamento por conta própria, sem precisar sair do seu condomínio. O mercado fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para você comprar o que precisar de maneira prática e segura, permanecendo no conforto da sua casa.
Aberta em junho de 2020, já durante a pandemia do novo coronavírus, a Be Honest já conta com mais de 50 unidades, sempre em condomínios residenciais, ofertando cerca de 300 itens de conveniência, como alimentos, higiene e limpeza.
A solução dos seus problemas pode estar diante de você o tempo todo. Literalmente!
A Be Honest levou comodidade a consumidores dentro dos condomínios desses. Por ter surgido especialmente durante este período de Covid-19, a empresa não só oferece praticidade, como também ajuda na segurança de quem optou por ficar em casa.
O modelo também é inovador por apostar na honestidade do consumidor, que é responsável por toda a compra. Para quem desconfia dessa característica da iniciativa, lembre-se de que o mercado no próprio condomínio certamente inibe qualquer comportamento que não seja honesto!
O MelhorPlano é o maior comparador de planos de telecomunicações e serviços financeiros do Brasil. A empresa, que surgiu em Belo Horizonte em 2015, ajuda consumidores a tomar as melhores decisões na hora de contratar um serviço. Hoje, a MelhorPlano já soma mais de 10 milhões de pessoas que usam o serviço!
De forma muito rápida, você pode utilizar a MelhorPlano para comparar preços de internet, telefonia, TV por assinatura, cartão de crédito e até contas-correntes em bancos.
Lembre-se sempre de que inovação é uma solução que oferece valor real às pessoas. A MelhorPlano consegue fazer isso de uma forma que toda pessoa consumidora deseja: fazendo com que ela pague menos.
Além disso, vale notar que serviços de telecomunicações e bancários são conhecidos por baixos índices de satisfação dos consumidores. Sabendo que essas empresas podem causar dor de cabeça aos clientes, a MelhorPlano criou uma solução que evita um desgaste desde o momento da contratação. Assim, clientes ficam satisfeitos não apenas com seus telefones, internets e cartões de crédito, mas também com a MelhorPlano, é claro.
Muita gente certamente gostaria de tomar sorvete todos os dias, não é mesmo?
Não é muito fácil manter uma dieta assim, principalmente pensando na saúde. Além disso, há aqueles que nem sempre conseguem encontrar opções veganas, sem lactose e sem conservantes. Para a marca mineira Yamo, isso não é mais problema.
A Yamo desenvolveu sorvetes plant-based em massa, feitos à base de leite de inhame. Sim, é isso mesmo: sorvetes à base de inhame!
O produto já chamou a atenção por oferecer opções para públicos que não querem ou não podem consumir sorvetes comuns. As vendas da Yamo começaram em Uberlândia, em dezembro de 2020; já em janeiro de 2021, a marca chegou a Belo Horizonte e, em abril, a São Paulo.
A Yamo inovou com produtos que o consumidor talvez não esperasse conhecer, comprar e gostar. A lição aqui é que a empresa soube se aproveitar de uma tendência do mercado.
Uma pesquisa realizada pelo BHB Foods e Suplementos apontou que as dietas plant-based, ou baseadas em plantas, são uma tendência para o setor de alimentos. O estudo mostra que o interesse pelo veganismo, por exemplo, cresceu 941% nos últimos 8 anos, disparando também nas buscas por receitas no Google. Além disso, a sustentabilidade e o consumo consciente estão sempre em alta nas discussões, o que criou oportunidade para um produto mais inusitado como o sorvete à base do leite de inhame.
A dica, então, é enxergar a direção para a qual os consumidores estão olhando. Siga junto com eles e você poderá inovar para atendê-los!
A Oya Care é uma clínica virtual feminina fundada no final de 2019, quando Stephanie começou a pesquisar, ainda nos EUA, o mercado de femtechs. Esse é o nome dado às empresas que buscam inovar para o público feminino, um mercado que se encontra em alta e levou à criação da Oya Care.
O nome por trás da empresa é Stephanie von Staa Toledo, uma empreendedora que pesquisou e descobriu que a fertilidade era, sim, uma questão para mulheres entre 30 e 40 anos.
Depois de ouvir o público-alvo da Oya Care, a empresa hoje oferece uma conexão da mulher com seu corpo, por meio de exames, relatórios personalizados de fertilidade e acompanhamento com especialistas no assunto
Públicos distintos pedem soluções específicas.
O mercado de femtechs mostra muitos bons cases. As mulheres são pouco mais da metade da população mundial e, ainda assim, se veem como personagens secundárias nos negócios, mesmo os que são voltados a elas, mas criados e testados por homens.
Iniciativas como a da Oya Care consistem em soluções dirigidas a um público específico e criadas por quem realmente entende dele: as próprias pessoas que o compõem. No seu dia a dia, leve esta lição: ninguém entende você como você mesma. Se o grupo do qual você faz parte tem uma demanda específica, pela qual outras pessoas parecem não se interessar, busque inovar para ele!
Cada um dos cases que você acabou de ler conta uma história diferente.
Pensando nisso, como interpretar e aplicar o conhecimento de um case, na prática, considerando a sua realidade?
Nesta frase que você acabou de ler tem uma palavra importantíssima para quem deseja conhecer e entender cases: a realidade
É bastante comum encontrar artigos, notícias, ouvir em podcasts ou em eventos alguns cases muito conhecidos. A história de como Jeff Bezos fundou a Amazon inspira muita gente. A forma como a Netflix revolucionou o mercado de entretenimento também. Quando, porém, você lê esse tipo de história de sucesso, provavelmente não consegue trazer muitos componentes delas para a própria realidade, não é mesmo?
Por isso, precisamos adaptar a inspiração ao nosso cotidiano, de forma realista. É claro que a ousadia e a perseverança de Jeff Bezos são características que você deve tentar desenvolver. A forma como a Netflix entendeu as tendências tecnológicas e produziu algo que facilitou a vida do consumidor também é uma luz para quem pretende inovar.
Trouxemos cases que não envolvem grandes bilionários ou gigantes do mercado mundial, justamente para mostrar que a inovação está mais perto de você do que imagina!