Programa Ali - Sebrae e CNPq

Com o objetivo de revolucionar o pequeno negócio por meio da Inovação, o Projeto ALI – Agente Local de Inovação foi estruturado para que os pequenos negócios possam gerar inovações bem-sucedidas de maneira sistemática.

Esta metodologia está baseada nos métodos mais avançados e atuais de inovação, utilizando conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras, bem como startups de rápido crescimento, permitindo assim validar a inovação com potencias clientes, escalar o negócio e reduzir os riscos inerente à inovação.

Público Alvo

Público Alvo

Pequenos negócios com potencial inovador e/ou potencial de alto impacto e que tenha faturamento anual de até R$ 4.800.000,00 dos setores: Indústria, Comércio ou Serviços.

Dessa forma, empresas que estejam fora dessas características serão conduzidas a outros Projetos do SEBRAE para um atendimento mais adequado às suas necessidades, até que atinjam o grau de maturidade exigido pelo Projeto.

Resultados Esperados

O acompanhamento pelo ALI tem a inovação como meio para geração de resultados concretos para as empresas participantes, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou aumento de produtividade. Os tipos de inovação e a vinculação com os resultados podem ser vistos na figura apresentada a seguir:

Resultados Esperados

Fluxo e Etapas do Projeto

A metodologia está estruturada em 4 fases, com até 10 encontros durante 8 meses, que definem os passos que uma empresa precisa executar para conceber, gerar e implementar a gestão da inovação.

Fluxo e Etapas do Projeto

Quais são os benefícios

Benefícios

  1. Acompanhamento in loco: o ALI vai até o seu negócio.
  2. Acompanhamento Continuado: o acompanhamento do ALI é, em sua essência, continuado, pois envolve diversos encontros às empresas (por um período de até 8 meses).
  3. Acompanhamento Especializado: além da atuação do ALI, existe consultores e profissionais que auxiliam tecnicamente o agente em campo.
  4. Acompanhamento 100% Subsidiado: destaca-se a não cobrança de nenhuma taxa para o acompanhamento do ALI. Compreende-se, naturalmente, que as ações decorrentes dos trabalhos ALI podem incorrer em custos para o empresário, principalmente se envolver a aquisição de novos equipamentos, serviços ou tecnologias.

Quem já viveu a inovação

Confira o que os microempreendedores que já passaram pelo programa têm a dizer.