Sustentabilidade corporativa

Compartilhe este conteúdo:

A sustentabilidade nunca esteve tão em alta. À medida que enfrentamos uma catástrofe climática, buscamos maneiras de reduzir nosso impacto no meio ambiente. No entanto, fazer a diferença e empregar táticas de sustentabilidade não é apenas para indivíduos ambientalmente conscientes, ou seja, empresas e negócios também devem priorizar o planeta.

Neste artigo, discutiremos o que é sustentabilidade corporativa, assim como seus benefícios e como adotar práticas sustentáveis no dia a dia das empresas. Leia e descubra agora!

O que é sustentabilidade corporativa?

Aqui o termo “sustentabilidade” está formado por duas palavras que você certamente conhece. Mas e quando elas se juntam? O que significa essa expressão na prática?

A sustentabilidade corporativa é mais do que apenas proteger o meio ambiente, embora isso seja essencial para essa abordagem. Um negócio sustentável é aquele que trabalha em sintonia com os objetivos sociais e ambientais, mas estamos falando aqui de um conceito mais amplo.

A sustentabilidade corporativa é uma estratégia de negócios para o crescimento de longo prazo que trabalha em harmonia com as pessoas e o planeta.

Visando explicar melhor essa mentalidade, existem três pilares da sustentabilidade corporativa. São eles:

  • O Pilar Ambiental, provavelmente o mais óbvio, inclui estratégias para eliminar e compensar as emissões de gases de efeito estufa, otimizar o uso de energia, eliminar riscos tóxicos, reutilizar ou reciclar materiais e gerenciar resíduos, reduzindo a pegada de carbono em toda a cadeia de valor.
  • O Pilar Social refere-se a práticas que promovam a saúde, a segurança e o bem-estar de colaboradores, clientes e comunidades. Isso inclui atividades como estabelecer uma cultura de segurança eficaz, garantir que os clientes tenham as informações necessárias para usar os produtos com segurança e proteger o acesso a recursos básicos.
  • O Pilar Econômico trata de garantir que as empresas possam sobreviver e prosperar para causar um impacto positivo em longo prazo. Exemplos disso podem ser reduzir custos usando menos plástico na embalagem de produtos, por exemplo.

Por que a sustentabilidade corporativa é importante?

Sabendo do que se trata então, por que é tão vital incorporar a sustentabilidade em seu negócio?

Provavelmente é difícil imaginar o impacto que esses valores podem ter especialmente para empresas menores. Por isso, vamos explorar a importância da sustentabilidade corporativa, mesmo para quem acredita que seu impacto seja pequeno diante do todo.

Benefícios ambientais

Como planeta, temos inúmeras questões ambientais a serem superadas a fim de que possamos proteger nossa casa e mantê-la segura para as gerações futuras. Isso só é possível com cada um fazendo sua parte; os esforços coletivos de pessoas e empresas em todo o mundo certamente vão reduzir as ameaças prejudiciais e prolongar a longevidade da Terra.

O conceito de sustentabilidade reconhece que os recursos do nosso planeta são limitados e visa vencer o uso excessivo desses recursos. Com os esforços coletivos dos ambientalmente conscientes, seremos capazes de preservar os recursos em prol das gerações futuras.

Benefícios comerciais

O principal objetivo deve ser sempre proteger o meio ambiente e reduzir a pegada de carbono do seu negócio. No entanto, ser ambientalmente consciente anda de mãos dadas com o sucesso do negócio e com o crescimento econômico.

Vantagens visando investidores

Com a conscientização da sustentabilidade em ascensão, um negócio sustentável é particularmente atraente a potenciais investidores. Ao incorporar elementos sustentáveis ​​em sua estratégia de negócios, você poderá atrair novos investidores para financiar seus empreendimentos.

O investimento de impacto está se tornando cada vez mais proeminente. Tais investimentos de impacto são aqueles feitos quando temos em mente o impacto ambiental positivo e o voltado ao ganho financeiro.

Com esse propósito, faz sentido que o esforço para deixar um impacto social e ambiental positivo, por sua vez, aumente as oportunidades de investimento em seu negócio e impulsione seu crescimento econômico.

Impacto para os clientes

Talvez o aspecto mais importante seja os desejos e as necessidades de sua base de clientes. A maioria das pessoas quer o melhor para o nosso planeta. Dessa forma, um negócio sustentável pode fazer ou quebrar o desejo de uma pessoa de usar produtos e serviços.

Comprometer-se a buscar uma estratégia ecologicamente correta para atingir seus objetivos de negócios atrairá os clientes e mostrará que sua empresa se importa com o tema, construindo a confiança do público. Se alguém não concordar com a ética e as práticas da sua empresa, você pode estar perdendo completamente os negócios deles.

De fato, uma pesquisa do Opinion Box sobre sustentabilidade revelou que 62% dos consumidores levam o fator da sustentabilidade em consideração em um momento de decisão de compra. Desses, 26% prezam muito a sustentabilidade.

Além disso, a mesma pesquisa mostra que 37% dos consumidores já deixaram de consumir produtos ou serviços de alguma empresa por esses não serem sustentáveis.

Claramente, a demanda por sustentabilidade é alta, portanto, um plano de sustentabilidade corporativa não é apenas ótimo para o planeta, mas também pode ser vital para os resultados nos negócios.

Como formar um plano de sustentabilidade corporativa

Agora que sabemos o quão importante é a sustentabilidade corporativa, vamos pensar em como colocar essa ideias em prática e começar sua jornada de negócios sustentáveis. Como você pode implementar uma estratégia de sustentabilidade corporativa no próprio negócio?

De acordo com o que mencionamos anteriormente, existem três pilares para a sustentabilidade e todos devem ser abordados para formar um plano de sustentabilidade empresarial bem-sucedido. Vejamos o que você deve considerar ao trabalhar para abordar os três pilares da sustentabilidade:

Sustentabilidade ambiental

Para abordar questões ambientais, você pode estabelecer planos que reduzam o desperdício de embalagens, a pegada de carbono e o uso de água.

Definir um número ou percentual que sua empresa alcançará é a melhor maneira de mostrar aos seus clientes que você está comprometido em fazer uma mudança.

Talvez uma forma indicada de começar sua jornada de sustentabilidade seja desenvolver seu conhecimento de sustentabilidade e obter melhor compreensão do impacto que você pode ter.

Sustentabilidade social

O pilar social da sustentabilidade está relacionado ao impacto da sua empresa nas pessoas, incluindo funcionários, clientes e a comunidade onde sua empresa atua.

Uma empresa socialmente sustentável levará em conta igualdade de oportunidades, diversidade, direitos humanos e trabalho ético.

A fim de garantir que sua empresa esteja atendendo às necessidades de sustentabilidade social, você pode procurar oferecer oportunidades iguais na forma de atender a certa porcentagem de distribuição de gênero dentro do número de funcionários. Outra meta importante de sustentabilidade social poderia ser garantir que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos recebam um salário justo.

Sustentabilidade econômica

Esse pilar tem como foco gerar crescimento econômico de modo que não cause impactos culturais, sociais e ambientais negativos. Isso é feito reduzindo ou interrompendo o uso de recursos finitos dentro de sua empresa, mantendo a transparência com o público.

A estratégia econômica ideal aumentaria a receita e reduziria a pegada de carbono ao mesmo tempo. Um ótimo plano de ação para abordar a sustentabilidade econômica é deixar de usar combustíveis fósseis e optar por energia renovável – embora isso possa ser feito gradualmente se fizer mais sentido economicamente falando.

Depois de fazer sua pesquisa e decidir quais valores são mais importantes para a sua empresa, você pode formar uma lista de metas que abordem cada seção da sustentabilidade. Seus objetivos devem ser alcançáveis ​​ em se tratando de questões com as quais sua empresa se preocupa.

Agora que você conhece bem o que significa sustentabilidade corporativa e como colocá-la em prática, vamos continuar trabalhando para uma empresa mais sustentável?

Aproveite para conhecer as melhores práticas de governança ambiental e social buscando colocar isso em prática no seu negócio!