Taxa de Engajamento nas redes sociais: por que a métrica é fundamental para a performance do negócio

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Quer melhorar a performance do seu negócio nas redes sociais? Deseja alcançar mais pessoas e construir autoridade no seu nicho de atuação? Se sua resposta para alguma das duas perguntas foi sim, saiba: para alcançar seu objetivo, você precisa aprender a manter o engajamento no perfil da sua marca nas mídias sociais.

Esse é um dos indicadores utilizados pelos famosos algoritmos das redes sociais para classificar a relevância de um conteúdo e entregá-lo a mais ou menos pessoas. Por isso, neste post, explicaremos brevemente o que significa engajamento, como mantê-lo saudável e mostraremos a taxa média da métrica no mercado na qual se basear.

Confira agora!

 

Engajamento nas redes sociais: o que significa

Redes sociais são espaços virtuais de relacionamento. Os comentários, as curtidas, as reações e o compartilhamento são ações que demonstram o interesse do público pelo conteúdo de determinado perfil nas redes sociais.

O engajamento é a taxa que revela estes resultados: se a audiência está envolvida ou não com as postagens, quais tipos de conteúdos agradam mais, quais geram mais identificação entre os consumidores etc. O índice evidencia a eficácia da comunicação do negócio no universo digital, por apontar o grau de envolvimento das pessoas com o negócio.

Quanto maiores as Taxas de Engajamento nas redes sociais, mais estreita é a relação entre usuário e marca. Isto é, existem mais chances de seguidores e fãs se tornarem consumidores ou propagadores espontâneos do negócio, já que a presença digital é alinhada com os valores e as necessidades dessa persona.

Como calcular o engajamento nas redes sociais

Acabou-se o tempo em que o número de seguidores ou fãs era indicativo do sucesso de uma página. Para avaliar a presença digital do negócio, é essencial investigar o impacto das ações de comunicação entre as pessoas.

Isso é feito por meio de um cálculo que considera não só o tamanho do público, como também as interações suscitadas com base no conteúdo gerado pela marca. Assim, é possível mensurar a eficácia do negócio ao se comunicar com a própria audiência.

Existem duas maneiras para calcular a Taxa de Engajamento nas redes sociais. Veja:

 

  • Por número de seguidores: soma das interações no post (curtir, comentar, salvar, compartilhar etc.), dividida pelo total de seguidores no perfil multiplicado por 1.000.
  • Por alcance/impressões da conta: total de interação na publicação, dividido pelo alcance ou impressões multiplicado por 100.

Além do cálculo por post, você pode buscar resultados de acordo com o que faz mais sentido para a sua estratégia de Marketing Digital: por campanha ou intervalo de tempo.

 

Por que é importante manter a Taxa de Engajamento alta

Como dissemos no início do post, as redes sociais são espaços de relacionamento, e não um grande megafone para anúncios de ofertas. As pessoas usam o canal para se entreter, informar-se, conectar-se e, a partir disso, consumir. Ou seja, as redes sociais são um ponto de partida para as vendas.

Então, quanto mais agradável for o contato com sua marca, mais chances de o usuário se interessar por aquilo que você oferece. E as Taxas de Engajamento são os indicadores exatos de quão envolvente é para a audiência o relacionamento com sua marca.

Na prática, quanto mais curtidas, compartilhamentos, comentários, reações e posts salvos no Instagram ou no Facebook, mais eficaz está o conteúdo para a sua audiência. Isto é, suas publicações fazem tanto sentido para as pessoas que elas interagem com elas.

E não para por aí! A Taxa de Engajamento também é responsável por nortear a entrega do conteúdo pelos algoritmos das redes sociais. Os posts mais engajados costumam aparecer mais vezes na timeline das pessoas.

Engajar é aumentar as chances de impactar mais pessoas com o seu conteúdo.

Média das Taxas de Engajamento nas redes sociais

Agora que você sabe o que significa “engajamento nas redes sociais”, daremos um passo adiante. Reunimos aqui dados da análise feita pela Mlabs, ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, que mostram a média da Taxa de Engajamento no feed do Instagram, no Instagram Stories e no Facebook em 2020.

Veja o ranking geral:

  • Feed do Instagram: 9,30%
  • Instagram Stories: 6,83%
  • Feed Facebook: 2,12%

Ao olhar esses dados, é possível identificar onde há mais chances de engajamento dentre os canais de Mark Zuckerberg. O feed do Instagram aparece no topo. Do feed do Facebook, por exemplo, não se pode esperar taxas absurdas, já que a média do mercado gira em torno de 2%.

Agora vamos às médias por nicho de atuação.

Por segmento

Veja as áreas que estão no topo da Taxa de Engajamento no Facebook e do Instagram em 2020, segundo Relatório da Mlabs.

Engajamento no Facebook
  • Celebridade e figura pública: 5,26%
  • Mídia e comunicação: 3,14%
  • Esportes: 3,11%
  • Entretenimento: 2,72%
  • Viagens e hotelaria: 2,64%
  • Educação: 1,90%
  • Moda, luxo e beleza: 1,76%
  • Saúde e higiene: 1,74%
  • Bebidas: 1,68%
  • Alimentos: 1,62%
  • Casa, decoração e móveis: 1,49%
  • Finanças: 1,34
  • Automotivo: 1,33%
  • Tecnologia: 1,30%
  • Eletrônicos: 0,85%
Engajamento no Feed do Instagram
  • Finanças: 11,93%
  • Celebridade e figura pública: 11,71%
  • Entretenimento: 10,77%
  • Bebidas: 10,70%
  • Esporte: 10,50%
  • Mídia e comunicação: 9,23%
  • Viagens e hotelaria: 9,07%
  • Saúde e higiene: 9,04%
  • Eletrônicos: 8,97%
  • Educação: 8,91%
  • Tecnologia: 8,49%
  • Casa, decoração e móveis: 8,38%
  • Automotivo: 8,15%
  • Alimentos: 7,04%
  • Moda, luxo e beleza: 6,58%
Engajamento no Instagram Stories
  • Mídia e comunicação: 8,38%
  • Educação: 7,62%
  • Entretenimento: 7,62%
  • Tecnologia: 7,59%
  • Finanças: 7,59%
  • Eletrônicos: 7,53%
  • Celebridade e figura pública: 7,35%
  • Esporte: 6,88%
  • Automotivo: 6,53%
  • Saúde e higiene: 6,22%
  • Viagens e hotelaria: 6,20%
  • Casa, decoração e móveis: 6,14%
  • Bebidas: 5,70%
  • Alimentos: 5,59%
  • Moda, luxo e beleza: 5,46%

 

Por número de seguidores

Ao levar em conta o tamanho do público em cada rede social, o ranking da Taxa de Engajamento sofre alteração. Veja:

Facebook
  • Até 10 mil seguidores a Taxa de Engajamento é de 2,59% em média.
  • 10 mil a 50 mil: 1,99%
  • 50 mil a 100 mil: 1,91%
  • Entre 100 e 500 mil seguidores: 1,97%
Feed Instagram
  • Até 10 mil seguidores: 10,79%
  • 10 mil a 50 mil: 9,02%
  • 50 mil a 100 mil: 8,54%
  • Entre 100 e 500 mil seguidores: 8,72%
Instagram Stories
  • Até 10 mil seguidores: 6,63%
  • 10 mil a 50 mil: 6,85%
  • 50 mil a 100 mil: 6,82%
  • Entre 100 e 500 mil seguidores: 7,01%

Engajamento nas redes sociais: o que esperar

A concorrência nas redes sociais vem aumentando. À medida que inúmeras marcas ingressam no universo digital, diminui-se o espaço de exposição de conteúdo. Logo, os critérios de entrega das publicações ficam cada vez mais refinados. Não à toa a Taxa de Engajamento no Instagram e no Facebook oscila a cada ano.

Para conquistar curtidas, compartilhamentos e reações, é preciso não só entregar postagens relevantes, alinhadas à persona do negócio, como também agradar os algoritmos das redes sociais. E essa lógica está em constante atualização, como você pode conferir neste artigo sobre o tema.

Além desses fatores, a briga pela atenção do consumidor na Era da Informação é outro desafio que as marcas precisam lidar na corrida pelo engajamento. Afinal, as notificações de outros aplicativos como WhatsApp, jogos e outras tantas funcionalidades também estão disponíveis na palma da mão do usuário.

Então, anote algumas dicas:

  • Use a criatividade para se destacar nas redes sociais.
  • Acompanhe as tendências de postagens a fim de surfar no conteúdo que está funcionando.
  • Compreenda quem é seu público e ajuste sua linguagem a ele.
  • Pense em posts que estimulem o usuário a interagir.
  • Busque estabelecer conversas nas redes sociais. Lembre-se: Instagram e Facebook são espaços de interação, e não de promoção.

 

Este conteúdo foi útil pra você? Quer seguir aprendendo como melhorar a performance do seu negócio nas redes sociais? Leia agora mesmo nosso post com tudo o que você precisa saber sobre os algoritmos das redes sociais e veja o relatório completo da Mlabs aqui.