Telegram: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing

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Com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais e 70 bilhões de mensagens compartilhadas todos os dias, a plataforma está florescendo em termos de engajamento e oportunidades. O Telegram está sendo usado por empresas para marketing porque os profissionais estão percebendo que os benefícios da plataforma podem ser ainda maiores do que os do WhatsApp – o app de mensagens mais utilizado no Brasil.
A seguir, confira com a gente o que é, como funciona e alguns motivos pelos quais você deve considerar a plataforma para estabelecer um relacionamento com o cliente e desenvolver ações de marketing.

O que é Telegram?

O Telegram é uma plataforma de mensagens instantâneas muito popular, que vem conquistando a atenção dos profissionais de marketing nos últimos anos.
Além de ser um app, com versão para computadores, voltado à troca de mensagens, o Telegram é uma ferramenta de marketing incrível. Por isso, aprender como usar o Telegram para promoção de conteúdo e relacionamento pode ser uma etapa vital objetivando melhorar sua estratégia de marketing.

Diferença entre o WhatsApp e o Telegram

De forma geral, Telegram e WhatsApp funcionam de forma bem parecida. Ambos têm o mesmo objetivo e funcionalidades quase idênticas.
Ainda assim, existem diferenças entre o WhatsApp e o Telegram.
Quando você está comercializando sua marca, você provavelmente deseja que ela atinja o número máximo de pessoas. O WhatsApp tem limite para tamanho de seus grupos, sendo no máximo de 256 participantes, o que reduz significativamente as oportunidades de networking. Não há tamanho de grupo no Telegram. Portanto, quando você faz um anúncio no Telegram, é provável que alcance mais pessoas.
Outro diferencial é que muitas empresas estão usando o Telegram por ser considerado um aplicativo mais seguro. Por causa das crescentes preocupações com segurança e criptografia do WhatsApp, o Telegram é mais seguro tanto para as pessoas quanto para as empresas falarem sobre negócios e conversar com suas equipes, visto que o trabalho virtual aumentou durante a pandemia. O Telegram também apresenta opções de chats secretos e mensagens autodestrutivas ainda não disponíveis no WhatsApp.

Por que e como usar o Telegram no seu negócio?

Primeiro, vamos aos porquês. Afinal, por que usar Telegram no seu negócio? Que benefícios ele traz? Para começar, separamos algumas das principais vantagens que você pode obter ao incorporar o Telegram na sua estratégia:

Ajuda a manter seu público informado

Isso é possível com canais Telegram. Crie um canal público ou privado e convide seus clientes atuais a participar. Compartilhe fotos e vídeos de seus produtos, conte aos assinantes sobre a história de sua marca e apresente sua equipe. Notifique os clientes sobre as próximas vendas e ofertas interessantes.

Comunicação melhor com seus clientes

Um grupo do Telegram é um chat onde você pode se comunicar com o seu público, e os membros, por sua vez, podem interagir uns com os outros. Você também pode adicionar administradores a fim de gerenciar seu grupo com mais eficiência. Além disso, você ainda tem a possibilidade de permitir que seus clientes leais ajudem a novos leads respondendo a perguntas sobre seu produto ou serviço. Ou seja, um excelente oportunidade para construir uma comunidade.

Atendimento e suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana

É aqui que entram os chatbots. Um chatbot é um assistente on-line que você pode usar com o intuito de agilizar as tarefas diárias. Delegue respondendo a perguntas frequentes, lidando com pedidos e consultando clientes de chatbots, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, sua equipe de suporte ao cliente pode trabalhar em questões mais complicadas. Crie um chatbot sem nenhuma habilidade técnica com SendPulse e desenvolva fluxos de resposta automática objetivando enviar mensagens depois que um usuário inserir uma palavra-chave especificada por você, por exemplo, “entrega”, “preço” ou “reembolso”.

Direcionar tráfego para um site

Divulgue links para suas páginas de destino, convide seus pessoas a conferir suas novidades ou compartilhe um link para a avaliação de seus clientes. Dessa forma, você aumentará o tráfego para páginas específicas do seu site.
Aumenta o envolvimento do usuário
Interagir com clientes e seu público em geral no Telegram pode ser bastante fácil – e trazer ótimos resultados.
Além do canal de conversas, você pode criar uma enquete com múltiplas respostas para saber a opinião de seus clientes sobre seu produto ou serviço; elabore um questionário no qual você explicará por que um usuário escolheu a resposta errada. A última opção é especialmente ótima para serviços educacionais. Suas enquetes podem ser anônimas.

Como usar o Telegram para negócios

Agora vamos à parte que mais interessa: como usar o Telegram no marketing e nos negócios. Veja algumas dicas para colocar em prática hoje mesmo:

Crie o próprio canal

Quando o assunto é marketing, o Telegram é uma plataforma popular. Isso graças a um recurso útil, visto que o canal se constitui em uma ótima ferramenta para promover um negócio, empresa, produto ou serviço.
Se configurado e gerenciado corretamente, um canal pode se tornar uma ótima fonte de informações, uma boa ferramenta de pesquisa ou um aplicativo confiável para mantê-lo atualizado sobre as últimas promoções e descontos. Alcançar assinantes nunca foi tão fácil, já que o aplicativo envia mensagens instantâneas, com suas postagens, aos dispositivos deles.
A partir daí, com o próprio canal, você pode explorar muitas possibilidades dentro dele e, claro, promovê-lo para criar uma comunidade grande e engajada. Para isso, siga as dicas a seguir:

1. Use plataformas de mídia social

Comece adicionando o link do canal em suas páginas de mídia social e use os anúncios do Facebook para promovê-lo. Outra tática confiável é adicionar o link do canal em seu site, na página de contato ou na página de destino. O último é um lugar excelente e visível, desde que siga as últimas tendências da página de destino.

2. Faça do link do canal sua assinatura

Adicione o seu canal a todos os seus materiais e ferramentas de comunicação: na assinatura do seu e-mail, nos artigos, no final das suas publicações nas redes sociais.

3. Opte por artigos de blog

Escreva sobre o seu canal e otimize os artigos para os motores de busca e para o seu público. Se ficarem satisfeitos com o conteúdo entregue, os indivíduos que encontrarem seu blog se tornarão seguidores de seu canal.
Como as imagens chamam a atenção dos leitores, verifique essas dicas sobre fontes gratuitas de imagens para blogs.

4. Reposte conteúdo dentro da área de interesse de sua comunidade

Qualquer tipo de conteúdo sobre tópicos entre as preferências de seus assinantes pode levar a debates e engajamento de seu público. Compartilhar as últimas notícias sobre tópicos de grande interesse muitas vezes se torna uma tática confiável para conectar os assinantes com os interesses promovidos ou valores firmes de seu canal.

5. Crie o próprio chatbot do Telegram

O bot do Telegram pode ajudá-lo a economizar algum dinheiro e a gerenciar uma equipe reduzida de funcionários, pois pode executar ampla gama de tarefas baseadas na web.
Dependendo do conhecimento de programação de alguém, criar um bot do Telegram é um processo bastante fácil. Para quem não tem tanto conhecimento, a Zendesk organizou um Guia passo a passo sobre como criar o seu bot. Confira!
Para ficar por dentro, de verdade, do que são chatbots, caso não conheça bem essa tecnologia, não se preocupe! Nós temos também um Guia que vai ensinar como usar chatbots no seu negócio.