Tendências das redes sociais para 2020-2021

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Ficar de olho nas tendências das redes sociais 2020 é um passo fundamental para as empresas. Afinal, a aquisição por meio das mídias digitais está se tornando cada vez mais estratégica para as organizações que desejam aumentar as vendas e ampliar seus números.

É fato que 42% da população mundial está ativa diariamente nas redes. Além disso, o brasileiro passa em média 2 horas e 22 minutos por dia nas plataformas digitais. Quando falamos em vendas, 21% da receita gerada por e-commerces foi captada por meio de redes. Isso mostra as oportunidades e as possibilidades que os canais sociais on-line podem representar para uma companhia. Neste artigo, vamos apresentar onze tendências das redes sociais 2020 para você se atualizar. Confira!

11 tendências das redes sociais 2020

1. Foco em conteúdos temporários

Conteúdos temporários, também chamados de stories, ganham destaque nas tendências das redes sociais 2020. Cada vez mais, as redes tradicionais adicionam esse recurso como forma de engajamento. Hoje, já é possível adicionar conteúdos temporários no Facebook, no YouTube, no Instagram, no WhatsApp e no Snapchat. Esse modelo de postagem tende a superar as imagens e os vídeos disponibilizadas no feed, por ser mais dinâmico e ampliar o engajamento dos públicos com as marcas.

2. Emergência de redes sociais alternativas

Assim como as redes sociais populares continuam ampliando sua audiência, novas plataformas surgem e conquistam o público por suas soluções alternativas e inovadoras. O TikTok, por exemplo, tem ganhado bastante destaque nos últimos meses, sendo um forte elemento da nossa lista de tendências das redes sociais 2020. A rede hoje alcança 1,5 bilhão de usuários mensais, com o foco em jovens adultos, de 16 a 24 anos. Isso mostra o potencial que novas redes apresentam e por que é fundamental ficar de olho nelas.

3. Pouca relevância de likes

A era de likes chega ao fim, perdendo cada vez mais relevância nas métricas a serem observadas pelos profissionais de marketing digital e pelos empreendedores em geral. Nas tendências das redes sociais 2020, o engajamento ganha força, e as chamadas métricas de vaidade perdem espaço para a qualidade do conteúdo oferecido. A modificação do Instagram em 2019, por exemplo, escondendo o número de curtidas em uma foto, é um exemplo dessa forte tendência.

4. Aumento do consumo de vídeos

O consumo de conteúdo em vídeos se destaca como tendência em diversas formas. Podemos observar o aumento crescente do YouTube, que hoje perde apenas para o Google como site de maior tráfego do mundo. O TikTok, rede social em ascensão de vídeos curtos, também destaca a relevância do vídeo para o próximos anos. Além disso, uma pesquisa realizada em 2019 mostra que vídeos apresentam em média 2x mais comentários que imagens e uma taxa de engajamento 38% maior.

5. Brand voice como estratégia

O conceito de brand voice surge como uma exigência dos públicos por posicionamentos de marcas em questões sociais. É por intermédio da voz da sua marca que a empresa consegue criar uma relação com o consumidor, apresentar seus valores e fidelizar clientes. Além disso, o brand voice auxilia na diferenciação da marca e no processo de humanização dela. Essa é uma estratégia utilizada por grandes empresas como Netflix, Natura e Magazine Luiza e que vem se destacando bastante no mercado.

6. Necessidade de inovação para influenciadores

A profissão de influenciador digital surgiu nos últimos anos e tem se destacado por se tornar fonte de renda para diversas pessoas e canal de aquisição para marcas que procuram atingir públicos distintos e ampliar sua estratégia de branding. Entretanto, uma das tendências das redes sociais 2020 nesse mercado é a exigência da inovação por parte dos influenciadores a fim de sobressaírem em um mercado atualmente saturado.

Outra tendência é o foco em microinfluenciadores, pessoas com nichos mais específicos e menos seguidores, cujo senso de comunidade e segurança nas opiniões apresentadas é maior do que o de públicos que seguem macroinfluenciadores. Esse tipo de campanha não só tem maior resultado em questão de eficácia, como também exige menor custo de investimento.

7. Destaque para o engajamento

O engajamento é uma métrica importantíssima e que deve ser observada pelas empresas. É por meio do engajamento que a qualidade do conteúdo, a fidelização de público e a comunicação com sua audiência podem ser mensuradas. A importância do engajamento toma lugar nos próximos anos das chamadas métricas de vaidade, como número de seguidores e quantidade de likes por post.

Leia também: Perfil ou página no Facebook? Dicas de redes sociais para pequenos negócio

8. Inteligência artificial como ferramenta

A inteligência artificial (AI) tem se destacado no âmbito da tecnologia nos últimos anos, principalmente na área de marketing digital e no sistema de anúncios focados no comportamento do consumidor em vez de nas métricas demográficas. Entretanto, uma das tendências das redes sociais 2020 é o uso da AI como ferramenta. Chatbots para tirar dúvidas, por exemplo, tem potencial de apresentar atendimento mais rápido e qualificar leads simultaneamente, possibilitando aumento das vendas.

9. E-commerce nas redes sociais

A venda pelas redes sociais é uma forte tendência no futuro. Anúncios, lojas virtuais e campanhas por meio de influenciadores são canais de aquisição importantíssimos e com grande impacto nos públicos, que auxiliam também na construção de estratégias de branding, fidelização da marca e comunicação com o consumidor.

10. O uso da voz como recurso

A era da voz (link para post em aprovação) vem ganhando força e presença no meio digital. As empresas podem aproveitar dessa tendência nas redes sociais mediante o investimento em podcasts e em material audiovisual, que tendem a se destacar entre os conteúdos mais consumidos em 2020.

11. Humanização no atendimento

Embora o chatbot seja uma das tendências das redes sociais 2020 por agilizar o acesso à informação, é preciso também estruturar um atendimento humanizado, focado na personalização para o consumidor, principalmente com o fortalecimento da saúde mental como pauta nas redes sociais. É importante que o consumidor se sinta bem-tratado pela marca, identifique-se com a empresa e seja visto como uma pessoa e não só como um lead em potencial ou mais um número nos gráficos da organização.

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