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Tendências de Inovação tecnológica para 2022

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Entra ano, sai ano, e as tecnologias seguem avançando. Por um lado, as novidades que surgem podem dar novo significado a diversas tarefas do cotidiano. Ainda assim, existe um desafio que é ficar por dentro do que muda na tecnologia e aplicá-la corretamente no dia a dia.

Pensando em 2022, então, o que podemos esperar, considerando o novo ano como um mundo pós-pandêmico?

Seguiremos cada vez mais conectados? E como isso afeta os negócios?

Para muitas pessoas e organizações, a lição mais importante dos últimos dois anos, ou mais, foi que a mudança verdadeiramente transformadora não é tão difícil de implementar como se poderia pensar, se a motivação estiver lá!

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Tendências de inovação tecnológica para 2022

Na retomada pós-pandemia, sem dúvida continuaremos a aproveitar essa nova abertura para flexibilidade, agilidade e pensamento inovador, conforme o foco muda, no que diz respeito a apenas tentar sobreviver em um mundo em mudança, a fim de prosperar nele. Então, veja agora o que podemos esperar em termos de inovações tecnológicas para a sociedade e os negócios em 2022!

1. A transformação digital vai seguir crescendo!

O “novo normal” para a maioria das empresas é a adoção generalizada de tecnologia não tão onipresente para todos como antes de 2020. As pessoas – equipes na empresa, usuários ou clientes – estão vendo os benefícios, e os proprietários de negócios, percebendo os resultados.

Mas o digital é mais do que apenas uma empresa individual que está on-line/na nuvem. Trata-se de fazer parte de toda uma ecosfera digital holística, com parceiros, fornecedores, clientes, todos conectados e fazendo transações on-line. Cada parte da cadeia de suprimentos será conectada digitalmente, com as empresas adotando cada vez mais sistemas de gestão inteligentes aos quais todos os participantes podem se conectar.

2. 5G e conexões ainda mais rápidas

Claro, os objetos conectados não podem ser tão lentos como nos últimos anos, não é mesmo?

Aliás, no próximo ano, não queremos sequer conexões como as que mantemos hoje. Sempre há espaço para agilizar a internet. É aí que entra o 5G.

Tecnologia 5G é a sucessora lógica da 4G e atinge velocidades muito maiores graças às ondas de rádio de alta frequência. No Brasil, a nova forma de se conectar está batendo na porta e cabe a nós nos adaptarmos a essa realidade.

Conexões mais rápidas significam internautas com nível de exigência mais alta. Afinal, você precisa preparar o seu site a fim de responder a isso rapidamente, o seu aplicativo, para ser leve e carregar mais rápido, e tudo mais que uma internet rápida pede.

3. Casas conectadas e dispositivos inteligentes

A tendência da inteligência artificial em nossa casa está em andamento e só deverá se acelerar nos próximos anos. Na verdade, já nos acostumamos com a Siri, a assistente do Google, e a Alexa, da Amazon, sendo capazes de ajustar as configurações de objetos inteligentes dentro de casa para que possamos nos adequar aos parâmetros predefinidos.

Mas essas duas ofertas são apenas o começo: como a maioria das coisas relacionadas à internet, esses serviços se beneficiam dos efeitos de rede e vão ganhar valor para o cliente exponencialmente à medida que as funcionalidades são adicionadas.

Tais dispositivos mudam a casa e a vida das pessoas, como também chegam até os negócios. Dados da Juniper Research estimam, por exemplo, que as transações de e-commerce realizadas via assistentes de voz devem bater quase 20 bilhões de dólares até 2023!

4. Mais demanda para a realidade virtual e aumentada

Tecnologias de realidade virtual e aumentada já são uma realidade para muita gente, inclusive no Brasil.

Essas tecnologias se tornaram parte da vida cotidiana e de várias esferas da vida – do entretenimento aos negócios. Funcionários de muitas empresas mudaram para o teletrabalho, e AR e VR os ajudaram a se comunicar e a trabalhar juntos.

A tecnologia imersiva abre oportunidades incríveis de transformação em todas as áreas. Avatares digitais, navegação em sites e apps com realidade digital, assistentes remotos, integração de IA em realidade aumentada e virtual e tecnologia de reconhecimento de expressão facial serão mais comuns em 2022. Com a força do 5G e internet de banda larga com cada vez mais valor, a previsão é de que esses conceitos serão acelerados no futuro próximo.

5. Inteligência de decisão

O próximo passo da inteligência artificial é que ela tome decisões mais assertivas em nome das pessoas.

A competência de tomada de decisão de uma organização pode ser uma fonte significativa de vantagem competitiva, porém está se tornando mais exigente.

A inteligência de decisão é uma disciplina prática usada para melhorar a tomada de decisão ao compreender e projetar explicitamente como as resoluções são obtidas e os resultados, avaliados, gerenciados e aprimorados por feedback. O relatório de tendências de tecnologia da consultoria Gartner prevê que, nos próximos dois anos, um terço das grandes organizações usará inteligência de decisão para tomadas de decisão estruturadas, objetivando melhorar a vantagem competitiva.

6. Experiência Total (TX)

O tradicional relatório de tendências da Gartner também cita o conceito de Experiência Total como um novo grande passo em relação aos negócios.

Na era da transformação digital, o TX é uma estratégia de negócios que combina as disciplinas de experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multiexperiência (MX). O objetivo do TX é aumentar a confiança, a satisfação, a lealdade e a defesa dos clientes e dos funcionários. As organizações deverão elevar a receita e o lucro, alcançando resultados de negócios TX adaptáveis e resilientes.

As principais tendências de tecnologia estratégica deste ano destacam as tendências que vão gerar oportunidades significativas nos próximos 5 a 10 anos.

7. Mais chatbots do que nunca

Os chatbots, assistentes virtuais que simulam conversas entre pessoas e máquinas, ajudarão as empresas a economizar mais de US$ 8 bilhões por ano, até 2022, de acordo com o relatório CNBC das estatísticas do chatbot.

Os chatbots não são novidades deste ano ou do próximo, mas sua capacidade está definitivamente se expandindo, e a automação e a inteligência cognitiva, tornando-os mais parecidos com os humanos a cada ano. Embora estejam facilitando a vida dos clientes, do ponto de vista dos negócios, esses bots estão ajudando-os a se expandir rapidamente sem ter de depender de um aumento correspondente na equipe de suporte ao cliente.

Para ficar por dentro dessa tendência, aproveite para ler nosso artigo sobre como usar chatbots no seu negócio.