Turnover: como reduzir a saída de talentos na sua empresa?

Compartilhe este conteúdo:

O bem-estar e a saúde mental dos colaboradores nunca estiveram tão em evidência. A pandemia mexeu na rotina dos negócios e das pessoas, adicionando uma camada de estresse com a necessidade de isolamento social e a exigência do home office. Hoje, os resultados estão começando a aparecer no turnover das empresas.

 

Segundo pesquisa feita pela Talkspace, nos Estados Unidos, entre os principais motivos de saída de talentos está a percepção de que o ambiente laboral se tornou muito estressante. Para dois terços dos trabalhadores em busca de novas oportunidades, a vontade de deixar o emprego é motivada por líderes que não cumpriram a promessa de respeitar a saúde mental da equipe e de cuidar dela.

 

Além da preocupação com a qualidade de vida, outro fator vem reforçando a necessidade das empresas em se tornar atrativas aos profissionais. A pandemia ampliou as possibilidades de trabalho home office, no qual os colaboradores podem atuar de qualquer lugar.

 

Quer saber como reduzir o turnover da sua empresa e reter seus talentos? Confira as nossas dicas!

 

O que eleva o turnover nas empresas

 

As pesquisas apontam o ambiente estressante e a falta de respeito à saúde mental dos colaboradores como um dos principais gatilhos. No entanto, há diversos fatores para a saída de talentos de uma empresa. Conheça:

 

Falta de feedback

 

Profissionais comprometidos buscam crescimento na carreira. Querem saber onde podem melhorar, desenvolver habilidades e assumir novos desafios. Os responsáveis por indicar esse caminho são os líderes e os gestores.

 

Na falta de feedback e de acompanhamento dos superiores diretos, é comum que os colaboradores se sintam desmotivados e busquem novas oportunidades onde se veem valorizados. Mais um fator para o turnover.

 

Ausência de plano de carreira

 

A falta de perspectiva de crescimento é outro motivo que leva ao turnover. Com a ausência do plano de carreira estruturado, o colaborador não se considera motivado a entregar mais valor à operação.

 

Ambiente hostil

 

Quando o clima organizacional não gera sensação de bem-estar, pertencimento e respeito, aumentam as chances de o profissional querer deixar o emprego. A situação piora se o ambiente laboral for hostil, onde o trabalhador se sente acuado ou humilhado. O contexto pode até desencadear doenças como transtornos de ansiedade e depressão.

 

Liderança ruim

 

Os gestores são uma das peças-chave no aumento do turnover de um negócio. São eles os responsáveis por incentivar colaboradores, delegar tarefas, cuidar do ambiente organizacional e cobrar resultados.

 

A forma como os líderes lidam com esses desafios são determinantes para os profissionais desejarem permanecer ou sair de um emprego.

 

5 práticas para reduzir o turnover

 

Agora que você conhece as principais causas de aumento do turnover nas empresas, é hora de saber como reduzir a saída de talentos.

 

Oferecer treinamento e ferramentas para cuidar da saúde mental

 

Uma pesquisa feita nos EUA aponta que a oferta de mais benefícios ligados aos cuidados com a saúde mental aumentaria as chances de mais da metade dos colaboradores permanecerem na empresa.

 

São ferramentas que facilitam o acesso a atividades físicas e a sessões de terapia, bem como recursos para possibilitar uma vida mais equilibrada entre o trabalho e a rotina pessoal.

 

Ter uma liderança humanizada

 

Líderes que valorizam as habilidades humanas são o futuro das empresas. Contar com gestores hábeis no relacionamento interpessoal e com inteligência emocional, capazes de tratar os colaboradores com humildade e compreensão, facilita a retenção de talentos.

 

Afinal, os colaboradores não esperam mais ter um líder prepotente, que dá apenas ordens. Buscam um profissional no qual se inspirar e compartilhar experiências.

 

Incentivar gestores a priorizar a saúde mental

 

Bons líderes são capazes de reduzir as taxas de turnover de uma empresa. Para isso, também precisam reconhecer e respeitar os limites entre vida pessoal e trabalho.

 

É papel dos gestores conscientizar seus subordinados sobre a importância de manter o equilíbrio entre o labor e as atividades de lazer e descanso. Outra atividade essencial é manter a equipe informada acerca dos benefícios disponíveis na empresa a fim de assegurar a saúde mental e a qualidade de vida do colaborador.

 

Cuidar do clima organizacional

 

Assim como um ambiente hostil é capaz de acelerar a saída de um talento da empresa, um clima organizacional agradável pode ser responsável pela retenção de um colaborador.

 

Por isso, entre as práticas indicadas para reduzir o turnover, estão os cuidados com o engajamento da equipe, as relações interpessoais entre profissionais de diferentes hierarquias e a diminuição de conflitos.

 

Fazer pesquisas de clima organizacional é uma das formas de identificar os pontos fracos no clima organizacional, bem como mapear as mudanças necessárias para que os colaboradores percebam a empresa como um local bom para trabalhar.

 

Elogiar trabalhos bem-feitos

 

Se críticas construtivas são capazes de estimular o crescimento do colaborador, os elogios vão além. Eles deixam o clima organizacional mais leve e fazem com que o profissional seja proativo para lidar com as demandas.

 

Dessa forma, as pessoas se sentem reconhecidas e valorizadas, fazendo com que estejam com vontade de permanecer na equipe e contribuir cada vez mais.

 

É necessário um conjunto de ações sutis visando reduzir a taxa de turnover de uma empresa. São treinamentos com as lideranças, atenção para criar no dia a dia um ambiente de aprendizagem contínua e a prática de priorização da saúde mental e da qualidade de vida das pessoas.

 

No fim das contas, o colaborador quer se sentir respeitado e valorizado pela riqueza que gera dentro da operação. Quando isso não se dá, especialmente com a facilidade do trabalho remoto, há mais chances da saída de talentos da empresa.

 

Agora que você sabe a importância de diminuir a taxa de turnover no seu negócio, que tal aprender a encontrar e a reter talentos para a sua empresa? Baixe agora mesmo nosso infográfico e descubra técnicas para divulgar vagas e usar ferramentas com o propósito de encontrar bons profissionais.