Você gostaria de aprender com os melhores nomes de negócio do mundo? Descubra técnicas, ensinamentos e experiências de sete livros de empreendedorismo!

 

1 – Rework – Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Vamos começar com um dos livros de empreendedorismo que trazem os conselhos mais diferentes que você já viu por aí. Ele propõe uma nova forma de fazer negócios, diferente dos caminhos tradicionais da administração.

David Hansson ficou conhecido por ter criado o framework Ruby on Rails e é sócio da Basecamp, empresa que desenvolve aplicações web, junto com Jason Fried.

Os autores colocaram no livro suas ideias pouco ortodoxas. Eles acreditam que planejamento é necessário, mas existe o momento certo para traçá-lo. Se for cedo demais, pode prejudicar a inovação.

Na opinião deles reuniões e outras atitudes do dia a dia são uma desculpa para não agir. No começo da empresa, o importante é colocar a “mão na massa”.

Aprenda a tomar o caminho da inovação com este livro!

Clique aqui para comprar.

 

2 – O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Para empreender, é essencial conhecer as tendências. Mas você sabe como uma moda se torna tendência e transforma cenários? É sobre isso que este livro fala.

Malcolm Gladwell traz uma análise sobre o que faz com que algumas ideias impactem, com muita velocidade, pessoas diversas. Você vai entender como novos mercados surgem e por que, depois que alguma coisa atinge o ponto da virada, é impossível detê-la.

A obra traz insights poderosos para o seu negócio. Afinal, conquistar o grande público é o desejo de todo empreendedor.

Quer que a sua ideia se torne viral? Leia O Ponto da Virada. Disponível para compra na Amazon.

 

3 – Hard Things About The Hard Things – Ben Horowitz

Este é um dos livros de empreendedorismo mais aclamados por quem se aventura no mundo dos negócios.

Ben Horowitz era CEO da Opsware, empresa de tecnologia que viveu o estouro da bolha da internet e passou por muitas dificuldades. Quase à beira da falência, ele conseguiu vencer as adversidades sem perder o foco.

Com muita sinceridade, o autor não esconde nada e procura mostrar a verdade nua e crua sobre como é difícil estar à frente de um negócio. É praticamente um manual sobre como liderar e impulsionar uma empresa.

Não deixe de ler! Disponível para compra aqui.

 

4 – Inspired – Marty Cagan

Se o que você precisa neste momento é desenvolver um bom produto, não deixe de ler este livro. Marty Cagan é empreendedor do Vale do Silício (EUA) com empresas como Ebay e AOL no currículo. Quando o assunto é gestão de produtos, ele é referência.

As técnicas ensinadas no livro  vão ajudá-lo a esclarecer como o usuário vai receber seu produto e a criar algo que as pessoas realmente precisem.

Aprenda a planejar melhor a experiência do usuário, conhecer o problema do seu cliente e criar algo imbatível. Compre este livro aqui.

E, se quiser outra leitura sobre o assunto, não deixe de ler este post sobre UX design.

 

5 – A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

Se o seu problema como empreendedor é fazer o dia render, este é o livro indicado para você. David Allen é o precursor de todos os livros de produtividade, já que seu método, chamado de Getting Things Done (fazendo as coisas acontecerem), pode ser utilizado de diversas formas, mesmo que a essência seja mantida.

David explica que, para atingir um bom fluxo de trabalho, em que você executa suas tarefas sem interrupção ou distração, é preciso organizar bem as suas prioridades. Uma vez que você concentre seu foco em apenas uma coisa, o restante não importa naquele momento.

A fim de compreender como isso funciona e receber as dicas do GTD, compre o livro aqui.

 

6 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Muito do sucesso de qualquer empreendedor vem da sua rede de contatos. Com um bom networking, é possível conquistar mais clientes, parceiros e até mesmo mentores que vão ajudá-lo a tomar decisão.

É por isso que o livro está nesta lista de empreendedorismo: é um clássico que ensina métodos e técnicas para lidar melhor com as pessoas e saber persuadi-las. A obra é de 1936, mas, acredite, faz muito sentido nos dias de hoje.

Se você deseja melhorar suas habilidades de networking, coloque este livro na sua lista de leituras. Compre na Amazon.

 

7 – Lean Startup – Eric Ries

Este livro é essencial para quem deseja empreender com inovação. Podemos dizer que é a “bíblia” das startups e apresenta ao mundo uma forma nova de pensar negócios.

A obra traz ensinamentos sobre processos de inovação nas empresas, baseados nas experiências do próprio Eric Ries com a abertura de startups.

Se você quer saber como inovar gastando o mínimo de dinheiro e o menor tempo possível, leia Lean Startup (compre aqui). Nós também produzimos um artigo sobre o livro. Acesse aqui.

 

Livros de empreendedorismo: conhecimento essencial

Conhecimento nunca é demais. Não deixe de colocar esses livros na sua lista e aprender muito com eles. Quem sabe você não muda seu negócio para melhor e cresce ainda mais? Se quiser mais indicações de livro, acesse este outro post:

11 LIVROS PARA ACELERAR SUA STARTUP EM 2018

Leia mais sobre Empreendedorismo Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.