Negócios

7 aplicativos urbanos que facilitam a vida nas cidades

|aplicativos urbanos

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Até 2020, cerca de 86% da população brasileira será urbana. Em 1950, a taxa era de 36%. Além da urbanização, o país (e o mundo) também passa por uma revolução tecnológica: entre 2020 e 2022, é esperado que o número de smartphones ultrapasse o número de habitantes.Ou seja: no futuro, teremos que lidar com a alta densidade populacional das cidades. A boa notícia é que temos uma ferramenta poderosa nas mãos. Dessa forma, aplicativos urbanos têm surgido em todo o mundo, buscando facilitar a navegação nas cidades, além de aumentar o bem-estar.

aplicativos urbanos

Confira, a seguir, uma seleção de apps para smartphone que têm o potencial de transformar as áreas urbanas e auxiliar os cidadãos a serem mais felizes onde moram.

Colab.re

Este aplicativo brasileiro já está presente em dezenas de cidades e procura conectar o poder público ao dia a dia da população. Por meio dele, os cidadãos podem reportar, inclusive com fotos, problemas presentes nas cidades, solicitando reparos e ajustes.Os usuários ainda podem apoiar causas uns dos outros, e as prefeituras respondem explicando como será feita a intervenção. Além disso, os órgãos públicos podem realizar consultas, avaliando a viabilidade da criação de projetos de infraestrutura.Baixe e conheça o Colab.re.

Be My Eyes

Cidades boas para viver são cidades para todos. Aplicativos urbanos também buscam fortalecer a inclusão dos espaços urbanos: um deles é o Be My Eyes. O app conecta pessoas deficientes visuais a voluntários a fim de permitir a realização de atividades específicas, que são dificultadas no dia a dia. Por exemplo: ler o prazo de validade de um produto ou saber qual é o próximo ônibus.Quando um usuário faz uma solicitação, o aplicativo envia notificações para voluntários, que abrem uma transmissão ao vivo e "emprestam" seus olhos a alguém durante alguns segundos. Já são mais de 1,7 milhão de voluntários e 100 mil atendidos.Conheça o Be My Eyes.

Aipoly Vision

Com o mesmo público em mente, mas funcionamento automatizado, o Aipoly Vision permite que pessoas deficientes visuais reconheçam objetos ao redor com uma câmera à mão. Basta apontar o smartphone e acionar algum dos botões de reconhecimento: uma voz vai descrever o objeto.Usuários podem identificar plantas, textos (de placas, por exemplo), moedas, comida, cores e muito mais. Conheça o Aipoly Vision.

CityMapper

O CityMapper é um aplicativo de transporte que tem todas as funcionalidades do famoso Google Maps, mas com adicionais mais elaborados. Disponível em dezenas de cidades, incluindo São Paulo, o app permite a criação de rotas com as mais diversas características, entre elas:

  • 100% transporte público
  • Mais rápidas
  • Mais baratas
  • Boas para fugir da chuva
  • Com bicicletas públicas

Ao fazer uma rota, o CityMapper indica o valor, os horários em tempo real, como fazer para chegar de bicicleta e muito mais. Assim, locomover-se pelas cidades fica bem mais fácil.Conheça o app.

Piriri App

Cidades que trazem bem-estar também são aquelas em que banheiros gratuitos estão disponíveis quando precisamos. Um dos aplicativos urbanos mais inusitados dessa lista, o Piriri App permite que usuários encontrem um local o mais rápido possível, por meio do GPS e do mapa da cidade.Além disso, as pessoas podem avaliar as características de cada banheiro de acordo com limpeza, acesso para cadeirantes e nível geral.Acesse o Piriri App.

Fruit Map

Quantas vezes você já ficou com vontade de comer uma fruta direto do pé? Ou quem sabe experimentar variedades que não são encontradas no mercado? O Fruit Map é um mapa das árvores frutíferas públicas presentes em áreas urbanas.Você pode compartilhar localização de árvores, visualizar aquelas que estão perto de você e avisar sobre a sazonalidade das frutas na sua cidade. Baixe o Fruit Map e delicie-se!

Guia de Rodas

A vida nas cidades para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção de forma geral é pouco facilitada, já que muitos lugares ainda têm buracos e escadas, que impedem o livre trânsito.Esses obstáculos podem ser evitados com um aviso prévio. É isso que o Guia de Rodas cumpre em favor da mobilidade. Os usuários podem fazer avaliações de estabelecimentos de acordo com a acessibilidade – já são mais de cinco mil locais variados (padarias, baladas, bares, lojas, shoppings) catalogados.Saiba mais sobre o Guia de Rodas.

Tecnologia aliada da vida nas cidades

Como você viu, os smartphones são ferramentas capazes de acrescentar funcionalidades às nossas vidas e trazer mais tranquilidade para o dia a dia. Os aplicativos urbanos são nossos aliados e precisam ser incentivados.Você acredita que governos devem investir em aplicativos? Saiba mais no nosso post:

APLICATIVOS DE ÔNIBUS: VALE A PENA IMPLEMENTAR NA CIDADE?