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Expandir o seu negócio - Oportunidades e Desafios - Viva Eventos

Viva Eventos

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Começar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. A boa notícia, porém, é que pode existir um caminho claro para fazer o seu negócio crescer.Com a ajuda certa e estratégias bem estruturadas, é possível encontrar as melhores oportunidades do mercado para atrair consumidores, consolidar a sua marca e levá-la cada vez mais longe.Um bom exemplo disso é a Viva Eventos, empresa mineira que nasceu como um projeto de cinco amigos durante a faculdade e hoje é um nome de peso do setor de franquias no Brasil.Para explicar melhor a história de sucesso da Viva Eventos, conversamos com um dos sócios-fundadores da empresa, Renato Menezes. Veja o que o Renato contou sobre sua trajetória e sobre o papel do Sebrae Minas, por meio do Minas Franquia, nesse caminho.

Para começar, me conte um pouco da história da empresa. Como surgiu a Viva Eventos?

A Viva surgiu durante a faculdade, quando nós cinco, os sócios, começamos a ajudar nos eventos da faculdade, ‘choppadas’ e festas do DA. A gente montou uma festa para levantar fundos para a formatura, daí começamos com essa prática durante a faculdade, fazendo tudo: panfletando, trabalhando de porteiro, entre outros. A primeira festa teve 700 pessoas, a segunda teve 1.500, a terceira teve 3.000; então; no fim da faculdade, nós estávamos fazendo festas bem grandes. Aí então a gente já estava com uma produtora grande, mas tudo ainda muito amador. Nós éramos todos muito jovens, com 18, 19 anos, lá em 2003, quando começamos a empreender.A coisa foi ficando séria, e, no fim da faculdade, nós montamos uma boate, o que foi um grande aprendizado também. Quando nos formamos, participamos da comissão de formatura e já estávamos fazendo festas inovadoras, diferentes e com tecnologia. As formaturas, até então, eram bem parecidas, e nós vimos uma grande oportunidade nesse mercado que era bem interessante, forte, mas com empresas muito quadradas. Para trazer inovação, então, surgiu a Viva, em 2007, que veio com a ideia de trazer eventos personalizados, com a cara dos clientes.Nós nos demos um prazo de 2 anos para saber se daria certo, e então continuar com a empresa ou, caso contrário, largar tudo. Minha mãe queria que eu fizesse concurso público, que eu virasse ‘promotor de justiça’ e eu acabei virando ‘promotor de eventos’. Quando deram os 2 anos a gente nem lembrou desse prazo, porque a empresa estava crescendo e continuamos nessa evolução.

A Viva Eventos é uma empresa que chamou a atenção desde que surgiu, com um modelo inovador e que vem crescendo cada vez mais. Qual sua opinião sobre o diferencial que possibilitou que a empresa conseguisse ganhar destaque no mercado?

Desde que a Viva foi criada, nos primeiros 8 meses de existência, nós fechamos 108 fundos de formatura. Nós explodimos no mercado e crescemos muito por sermos focados em eventos personalizados. Hoje já é padrão inovar nas festas, mas na época era a personalização que chamava a atenção. A gente manteve isso por muito tempo: o foco em gerar experiências incríveis ao cliente.Nós sempre pensamos em experiência do cliente, mesmo quando esse termo não era tão usado. Nosso foco era não pensar só no negócio, em ganhar dinheiro – o negócio centrado no cliente sempre foi o nosso forte. Além disso, essa cultura de inovação, de conseguir também colocar nossos colaboradores no centro da estratégia, esse conjunto, permitiu que a gente estivesse sempre inovando em tudo que construíamos nesse tempo.

Sobre a expansão crescente da empresa, como esse processo começou? Como vocês planejaram e definiram as prioridades em relação ao que queriam alcançar?

Quando a gente estava no início, lá em Juiz de Fora, com 2 ou 3 anos de empresa, nós ficamos muito grandes e começamos a receber demanda de toda a região. De Minas, do Rio e do Brasil todo. As formaturas são eventos complexos, com dezenas de fornecedores, um negócio bem desafiador; e a gente sempre teve uma visão de gerar experiências incríveis e a meta de crescer para o Brasil inteiro.A partir daí, resolvemos montar um modelo piloto, antes de ser franquia, e escolhemos BH como um lugar para testar esse modelo. BH é um mercado conhecido por ser difícil de implementar novas coisas, pelos costumes mais “bairristas”, então nós apanhamos muito nesse início. Nossos concorrentes souberam do sucesso, tivemos que lutar muito nesse mercado, mas chegamos com a lógica da inovação e conseguimos entrar no mercado, fechar clientes e começamos a crescer.Sobre a expansão, nós sempre tivemos essa visão de montar um modelo de formatura que conseguisse impactar muita gente com qualidade para o Brasil todo. Começamos com esse processo, então, em BH, e a empresa começou a crescer. Esse foi um ótimo teste para começar a expandir, melhorar os processo e foi aí que encontramos o Sebrae.

Nesse processo de expansão, a quem vocês recorreram? Que tipo de ajuda é necessária para colocar em prática um plano de expansão dos negócios?

No início da empresa, nós fizemos totalmente sozinhos, mas aí começou a chegar a demanda por um modelo de franquia. Pensávamos que esse modelo precisava de uma estrutura mais forte e, na época, nós fomos à Feira do Empreendedor em BH. No evento nós vimos uma palestra do Minas Franquia, nos inscrevemos e passamos nesse programa do Sebrae.Na época, tínhamos um grande desafio, pois não existiam empresas de eventos que eram franquias. Depois de passar no Minas Franquia, nós começamos a estudar para entender como a gente conseguiria estruturar isso. Isso foi um grande desafio, e o Minas Franquia foi essencial nesse processo: foram várias mentorias para nos ajudar a estruturar nosso processo para, então, virarmos uma franqueadora e ficar prontos para conseguir expandir.Depois que começamos essa missão, aprendemos o crescimento circular no franchising e, em vez de vender para clientes no Amapá, começamos vendendo para Ipatinga. Começou a aparecer demanda e começamos a vender no nosso entorno. Fomos então para o Rio, para Vitória e aí definindo as nossas prioridades de expansão.

Pensando especificamente no segmento de franquias, que tipo de vantagem você pode citar para quem pensa em entrar para o segmento como franqueado?

O sistema de franchising é muito consolidado, com regras muito claras, e no Brasil ele já é maduro há bastante tempo. Para o franqueado, por ser um negócio estruturado, o risco de dar errado é muito menor. Os negócios já nascem mais consolidados, desde que se escolha uma franqueadora de confiança.Além disso, o franqueado costuma rampar muito mais rápido que outros empreendedores do zero, já que existe um suporte, treinamento, know-how e uma marca muito forte por trás. Portanto, existem muitas formas consolidadas para o negócio franqueado melhorar.Eu acho, então, que, para o franqueado, isso faz muito sentido. Para quem quer empreender, já ter alguém no segmento faz muito bem e pode ter um custo-benefício muito melhor do que começar um negócio e aprender tudo sozinho.

E sobre ser uma empresa franqueadora, por que esse é um modelo vantajoso?

A decisão de ser franqueadora é importante. Ser franqueador requer muito investimento, muito know-how que você precisa ter, já que você passa a ter pessoas diferentes operando o seu negócio em vários locais do paísUma das vantagens é ter um canal de vendas, franqueados que vendem nosso negócio pelo país. Como é o franqueado que investe no negócio, esse também é um modelo mais barato, o risco é compartilhado – uma vez que o risco de operação é do franqueado, e a marca é nossa.Para colocar essa estrutura de pé, porém, é necessário um investimento muito grande. Você investe muito e montar uma franqueadora é um investimento de longo prazo. É preciso ter muitos franqueados para pagar a conta, mas, quando você consegue o breakeven, você consegue ganhar em escala e passa a ter um negócio de nível nacional, com menos investimento e em uma estrutura sólida de franchising.

A Viva Eventos é um case de sucesso e tanto, chegando a vencer o Selo de Excelência da ABF em 2022. Em relação a essa premiação, a que você mais atribui esse sucesso?

A Viva hoje é considerada a maior rede de eventos do país, já fomos a 5ª rede de eventos, entretenimento e lazer pela ABF, e esse é um reconhecimento que deixa a gente muito feliz. Nós conseguimos conquistar o Selo entre grandes franqueadoras do país, e isso é muito positivo para a gente.Recentemente, ganhamos também o selo Great Place to Work em um cenário pós-pandemia, após o segmento de eventos ser o mais impactado nesse período. Nesse tempo da pandemia, conseguimos estruturar a casa, colocar de pé o negócio para, quando passasse esse período, estarmos muito fortes. Fizemos esse dever de casa durante a pandemia, conseguimos crescer e agora conseguimos todas essas conquistas.Durante a pandemia, nós conseguimos vender franquias online, chegamos no Norte do país, no Nordeste, no Centro-Oeste. Nós colocamos a casa em ordem, agora já entregamos muitos eventos represados do período da pandemia e seguimos com uma visão muito forte de crescimento, de consolidar a Viva pelo Brasil todo – entregando um serviço de qualidade, pois a formatura é um dos melhores dias da nossa vida e queremos levar a Viva para atender os clientes de todo o país.Gostou da história da Viva Eventos e quer se inspirar para criar o seu case de sucesso? Então, faça como o Renato e veja como o Minas Franquia pode ajudar a impulsionar o seu negócio. Conheça o programa aqui e rumo à expansão!