Todo empreendedor tem um aliado em potencial, presente no dia a dia do negócio. Essa pessoa tem a capacidade de se tornar embaixadora de uma marca, falar com propriedade sobre um produto e contribuir com a reputação de uma empresa. Mas esses objetivos só podem ser alcançados se o empresário adotar estratégias específicas, direcionadas a esse público. Já sabe de quem estamos falando? Dos colaboradores. E, para engajá-los, o melhor caminho é o do endomarketing.

 

endomarketing

 

A estratégia do endomarketing tem o objetivo de  proporcionar aos empregados, um bom ambiente de trabalho, a partir de uma série de iniciativas que promovam a informação e integração. Dessa forma, o negócio contará com uma equipe engajada na busca por resultados e o turnover será reduzido.

Se está pensando em incluir esse tipo de prática para aumentar a competitividade da sua empresa, continue conosco! A seguir, vamos mostrar a importância do endomarketing e como adotá-lo.

 

O que é o endomarketing?

Como já dissemos, o endomarketing engloba todas as ações adotadas para aumentar a satisfação e o comprometimento do público interno. O conceito busca transformar o colaborador no principal público de uma empresa, que deve ter suas necessidades ouvidas e atendidas pelo empreendedor.

Dependendo da realidade do negócio, a estratégia de marketing interno pode incluir desde a reforma de um espaço até o investimento em plano de carreira, passando pela adoção de ferramentas adequadas de comunicação.

 

Três motivos para investir no endomarketing

Investir no ambiente interno pode parecer, à primeira vista, uma necessidade secundária. Afinal, de que forma um colaborador satisfeito pode influenciar diretamente no sucesso das vendas? As possibilidades são muitas. Veja:

1) Melhoria da produtividade: quando motivados, os empregados trabalham melhor e se engajam na busca por melhores resultados para a empresa. Se a equipe interna conhece a missão e os valores do local onde trabalha e se identifica com isso, ela estará mais propensa a buscar oportunidades de inovar e melhorar continuamente. O resultado é claro: aumento da produtividade em todas as áreas, inclusive em vendas.

2) Redução do turnover: se o colaborador está satisfeito com seu emprego atual, reconhece e valoriza todas as iniciativas colocadas em prática para promover seu crescimento e tem salário coerente com o mercado, ele terá menos chances de ser “seduzido” por outra empresa. Dessa forma, o negócio pode ter boa chance de reduzir a rotatividade da empresa e os custos relacionados à busca de novos profissionais. Além disso, a estratégia contribui para a retenção de talentos, o que aumenta o valor agregado da empresa.

3) Colaboradores embaixadores da marca: são os empregados que lidam diariamente com os clientes de uma empresa. Quando estão comprometidos e valorizam as ações voltadas ao público interno, são mais propensos a propagar aspectos positivos do seu local de trabalho. Com comunicação ativa e eficaz, o empregado pode ser aquele que está antenado no diferencial do seu negócio, que fala com propriedade e naturalidade sobre os benefícios do local onde trabalha e sobre o que vende. Outro benefício é a possibilidade de divulgação espontânea de aspectos positivos do ambiente de trabalho da empresa em grupos de amigos e em mídias sociais, o que contribui para reforçar a importância da instituição.

 

Como melhorar o clima interno da minha empresa na prática?

Uma boa estratégia de endomarketing deve envolver principalmente as equipes de comunicação e de recursos humanos de uma empresa. Serão elas as responsáveis por definir quais aspectos merecem ser adotados e como devem ser aplicados.

Normalmente, é importante estabelecer canais de comunicação eficazes com os empregados para que eles tenham acesso a todas as informações relevantes do cotidiano da empresa. Além de contar com newsletters, murais ou qualquer outro canal de comunicação, uma empresa deve capacitar seus líderes para isso. Líderes mais abertos ao diálogo e próximos de seus times têm mais potencial de envolver profissionais, reconhecer demandas internas e reforçar orientações específicas da empresa.

Outra iniciativa que certamente será eficaz para melhorar o ambiente de trabalho ou algum processo interno é criar uma ferramenta para recebimento de sugestões de colaboradores. Essas ideias, muitas vezes, são o ponto de partida para mudanças transformadoras, além de  uma maneira eficaz de a empresa valorizar o conhecimento e a capacidade de sua força de trabalho.

Também é importante estimular o desenvolvimento profissional do colaborador, adotando um plano de carreira adequado à realidade da empresa e do empregado. Avalie ainda as oportunidades de melhorar os benefícios oferecidos, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

 

Antes de começar, conheça a opinião de sua equipe

Com o propósito de contribuir com todos esses aspectos e definir mais claramente qual é a estratégia ideal para a sua empresa, considere a aplicação de uma pesquisa de clima. Ela pode proporcionar uma visão clara sobre os pontos que merecem ser reforçados e sobre aquilo que pode ser melhorado.

Será uma fotografia real da opinião dos empregados sobre o negócio e que poderá servir como base para a construção de uma estratégia de endomarketing eficaz. Pense também em reaplicar esse questionário após determinado período. Dessa forma, você saberá o que funcionou na sua estratégia de endomarketing, além de poder participar de competições que premiem os melhores ambientes de trabalho.

Gostou das dicas? Então, você vai se interessar também por informações sobre a importância da comunicação interna. Junto com o endomarketing, ela reúne estratégias para transformar colaboradores em grandes parceiros do negócio.

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